Caño Cristales: um rio com 5 cores que será a coisa mais bela que você verá na vida
Nem todo mundo conhece a biodiversidade colombiana e por isso mesmo, vale a pena descobrir um pouco mais sobre o Caño Cristales.
Poucos cenários no mundo oferecem a autenticidade de Caño Cristales. Esse rio, localizado na Colômbia, demonstra a riqueza cromática oferecida pela natureza. Com 5 tonalidades diferentes, uma planta aquática, transforma o cenário em uma aquarela, colorida e coberta por águas cristalinas.
Ao longo do seu percurso, é possível observar cores como, vermelho, azul, amarelo e preto. Pertencente a área do Parque Nacional da Serra da Macarena, o local é aberto a visitação e atrai turistas de diferentes áreas do mundo.
O Caño Cristales e sua história
Após anos de conflito entre representantes do governo, grupos paramilitares e narcotraficantes, o território onde está o rio Canõ Cristales, finalmente pode representar a calma e entretenimento para os visitantes.
O Parque Nacional da Serra da Macarena deseja transformar o espaço em uma referência para o ecoturismo colombiano. Essa perspectiva traz visibilidade para a questão ambiental, ao mesmo tempo que reforça o incentivo ao turismo na região.
Curiosidades sobre Caño Cristales
Não dá para negar que Caño Cristales é um rio especial. Sua região é basicamente uma estrutura rochosa que está localizada entre a selva amazônica e o piemonte andino. Esse planalto teve origem há mais de um milhão de anos, o que o faz carregar características especiais.
Sua origem torna-o uma das áreas geológicas mais importantes da humanidade.
É possível decifrar muitas coisas sobre a história do planeta a partir do parque nacional. Diversas espécies únicas, transformam o espaço, entre a Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname, rico em espécies endêmicas e extraordinárias.
- Espécies endêmicas só se desenvolvem em zonas específicas.
A ancestralidade submersa no rio de 5 cores
A riqueza geográfica do vale proporciona cenários diversos. Dentre eles, existem zonas nunca exploradas pelo homem moderno, onde pinturas rupestres enfeitam as estruturas rochosas e o rio Canõ se destaca pelas infinitas nuances.
Isso proporciona aos visitantes do Parque Nacional da Serra da Macarena a sensação única de pertencimento a uma ancestralidade que conecta a todos nós enquanto seres humanos e habitantes da Terra.
Algo tão sublime acabou tornando-se referência poética e agregando ao Caño Cristales definições como “o rio que fugiu do paraíso”.
32 lugares fascinantes para viajar sem sair da América do Sul
Características do Caño Cristales ao longo do ano
Durante a maior parte do ano, o leito do rio Caño Cristales é formado apenas por um pequeno córrego. O filete de água cristalina recorta o cenário em meio às rochas e a vegetação, trazendo a sensação de calma e hospitalidade aos turistas.
Nas épocas com mais chuva, o clima fica agitado e o rio começa a encorpar, tomando a forma que o trouxe fama. Suas quedas d’água, são medidas pelo volume de chuvas e a medida que elas se transformam, agregam ainda mais autenticidade ao ambiente.
Já as cores do rio, só podem ser observadas durante três meses do ano.
Quer descobrir quais?
Quem deseja viajar para um local excêntrico, não deve perder a oportunidade de visitar o Caño Cristales entre os meses exatos da sua coloração.
Um dos passos para o seu roteiro de viagem ser perfeito é pesquisar o clima local nas datas programadas para trip, mas neste caso, é mais importante verificar as melhores datas para observar o espetáculo cromático do rio.
- No geral, a coloração ocorre entre julho e outubro.
No primeiro mês, as fortes chuvas vão diminuindo e em consequência disso, o nível do rio sobe, mantendo submersas áreas importantes para a aparição da planta responsável por colorir o leito.
Macarenia Clavigera
Você deve estar se perguntando qual é a planta responsável por esse belo fenômeno. A Macarenia clavigera, é uma espécie aquática e endêmica, capaz de transformar o Caño Cristales em uma verdadeira pintura natural.
Sua floração cria estruturas flutuantes que recobrem o fundo do rio, como uma densa cabeleira. As cores da vegetação variam entre o rosa e o vermelho, possibilitando uma perspectiva diferente das águas cristalinas que correm por ali.
Isso tira o Caño Cristales da lista de destinos óbvios e se você é um viajante desses “diferentões”, com certeza, vai amar conhecer o lugar. Só o fato da planta que transforma o cenário ser exclusiva da região, já demonstra o quão especial e merecedor da sua visita o rio é.
- Em novembro ocorre o período das secas. Com a baixa das águas, a Macarenia Clavigera inicia sua fase reprodutiva. O Parque também costuma fechar durante os meses sucedentes a esse.
Curiosidades sobre a planta:
A fase mais bonita da floração, ocorre entre Setembro e Novembro. Nesse período, a planta concentra substâncias inerentes aos organismos que fazem a fotossíntese.
Cada uma delas desenvolve uma função, mas no geral, evitam a oxidação dos raios solares. À medida que são atingidas por eles, as substâncias modificam a coloração da planta e isso causa as diferentes tonalidades ao longo do rio.
Como chegar em Caño Cristales
Se você sentiu-se inspirado a conhecer Caño Cristales, precisa se atentar a algumas coisas antes de montar um roteiro ideal para o seu estilo de viagem.
Para começar, a melhor forma é ir de avião até La Macarena.
Apesar do histórico conflituoso, a cidade recebe os turistas com hospitalidade e os comércios locais oferecem comodidades para todos os tipos de orçamento.
Vale lembrar que as companhias aéreas brasileiras não oferecem voos direto para La Macarena. O ideal é você se deslocar para Bogotá, também na Colômbia, e pegar um voo direto para lá.
Dependendo do estado brasileiro em que mora, também será necessário deslocamento.
Indo até Caño Cristales
Apesar de ser uma região isolada, o Parque Nacional da Serra da Macarena possui “fácil acesso” e os passeios para lá são oferecidos pela maioria das agências de La Macarena.
Geralmente, os pacotes são completos e incluem guia, transfer, alimentação e hospedagem. Mesmo conseguindo esse acesso fácil para o parque, vale ressaltar que os visitantes necessitam de um pouco de preparo físico para chegar até o ponto alto do passeio.
É preciso uma lancha, uma caminhonete e alguns quilômetros de trilha para chegar na região mais bonita do leito do rio. Mesmo com tantas etapas, os turistas que se deslocaram até lá, afirmam valer muito a pena!
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!