Campanhas começam a recolher agasalhos e cobertores para doação durante frio intenso no Brasil
Um frio intenso está tomando conta de várias cidades e estados do Brasil. Com isso, foram lançadas campanhas solidárias para arrecadar doações de roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O frio chegou! Com ele, vem também a necessidade de proteger as pessoas mais vulneráveis – as que vivem em situação de rua ou que não têm condições de comprar roupas. Vários estados e cidades estão se mobilizando em campanhas solidárias para arrecadar itens de frio e acolher quem tanto precisa. O G1 fez um compilado com algumas dessas iniciativas.
No Estado de São Paulo, foi lançada a campanha Inverno Solidário 2022, com o objetivo de conseguir cobertores novos. Mais do que calor, as doações vão levar solidariedade e ajudar a proteger vidas (sim, o frio é letal quando as pessoas não têm como se aquecer).
Os pontos de coleta são em estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.
No Rio Grande do Sul, a situação é ainda mais crítica. Por sua localização, o estado naturalmente já faz mais frio do que grande parte do país. Mas o agravante agora é a passagem do ciclone Yakecan, que já deixou mais de 220 mil pessoas sem energia elétrica.
A Prefeitura de Porto Alegre está arrecadando doações em praças, shoppings, redes de mercados, lojas e universidades para doar roupas e agasalhos.
Santa Catarina, estado vizinho do Rio Grande do Sul, não ficou de fora dessa corrente solidária. Na sua cidade, você pode procurar pontos de arrecadação para doar roupas de frio e cobertores.
O Paraná também está promovendo a Campanha do Agasalho 2022, que irá ajudar famílias em situação de vulnerabilidade de todo o estado. São aceitas doações de roupas, acessório de inverno, calçados, cobertores, itens de cama, mesa, banho, entre outros.
Solidariedade aquece e salva vidas
Se você mora em Belo Horizonte ou na região metropolitana, pode procurar o Serviço Social Autônomo (Servas), a Arquidiocese de BH, a Cruz Vermelha e a prefeitura da sua cidade.
Obviamente, não é possível reunir todas as cidades em um só post. Então, o nosso apelo é: pesquise no seu município como estão funcionando as doações. Dê uma olhada no seu guarda-roupa, no seu armário. Sabe aquele agasalho, aquela calça e cobertor que você não usa há muito tempo?
Tire do armário e faça uma boa ação. Pense nas crianças, idosos e famílias inteiras que não têm como se proteger do frio e contam com a nossa solidariedade para sobreviver a esse período.
Se cada um fizer a sua parte, a generosidade será muito maior do que o frio e vamos aquecer muitas vidas! Logo poderemos escrever aqui no Awebic que as campanhas foram um sucesso e fizeram a diferença para inúmeras pessoas Brasil afora.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.