Cadela resgatada do lixo ganha cadeira de rodas e vira estrela em Belém do Pará
Cadelinha que foi encontrada no lixo tem de passar a utilizar cadeira de rodas por causa de uma paralisia e vira estrela de Belém. Um amor!
Um cadelinha tem chamado a atenção em Belém do Pará, é a Valentina! Ela é uma cachorrinha que ainda bebê foi encontrada no lixo pela mãe de sua tutora. Foi amor à primeira vista!
Por ter uma paralisia nas patas traseiras, ela precisa usar uma cadeira de rodas para se locomover e daí que vem o motivo de toda a sua fama: a cadeirinha de rodas com looks super estilosos.
Valentina tem um Instagram onde conta com quase dez mil seguidores. Segundo a Taissa Barbosa, responsável pela cadelinha, a página tem um propósito bem claro: mostrar a rotina da princesa paraense e como elas lidam com a deficiência.
“Os posts da Valentina se baseiam no dia a dia dela. Tipo um diário de uma cadeirante feliz. Ela vai pra todos os lugares que um pet normal iria. E o que queremos mostrar é que mesmo ela sendo cadeirante não há empecilho para viagens, saídas e diversão. Cachorro precisa se sentir cachorro, ou seja, ter contato com outros cães para ser equilibrado e feliz”.
Ela na página da cachorrinha aborda principalmente o tópico de inclusão animal. Em muitos stories é possível ver ela mostrando a dificuldade de locomoção encontrada por elas nas ruas da cidade paraense devido a buracos e batentes.
Embora hajam alguns cuidados especiais no que toca a limpeza, a Taissa ressalta que a cadelinha vive sua rotina normal assim como seus irmãozinhos com quem divide a casa e a atenção de sua tutora.
“A inclusão de um pet especial não é um bicho de 7 cabeças. Eles podem e devem ter uma vida como a de um cachorro normal. Ela usa cadeira de rodas após ter paralisado por conta de três hérnias. Nunca foi uma opção deixar a valentina pra eutanásia. E fui recomendada por vários ‘veterinários’, mas sempre a resposta foi não. Ela pode fazer e ser muito feliz mesmo com limites”.
A pop star de Belém
Quando a cadelinha passa na rua a atenção se volta toda pra ela. Não por causa da cadeirinha de rodas, mas por conta das roupinhas da Valentina. A cachorrinha é uma verdadeira modelo! O Instagram é repleto de fotos com seus looks.
View this post on Instagram
Taissa fala que as roupas e adereços são intencionais:
“Valentina adora chamar a atenção. Eu decoro para dar mais um charme e não ter o ‘peso’ de uma cadeira de rodas que já vem anexado o rótulo de ‘coitadinha’. Então coloco laços, flores, led, tudo leve e colorido pra que ela não force nada e não limite seus movimentos. Valentina é uma vira lata, cadeirante, que leva uma vida de um cachorro normal. Além disso, está sendo mostrado como ela é amada e feliz ao poder ser enfeitada e circular por aí”.
A cadela e a dona são exemplos: uma de superação e a outra de amor independente das circunstâncias. Num mundo onde muitas pessoas só querem cachorro de raça, a Taissa deixou-se envolver pelo amor a cadelinha.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.