Cadela policial ganha festa de aniversário e comemora junto com os seus “aumigos”
A Catrina é uma pastor-alemão da Polícia Civil do Piauí e ganhou uma festa especial para comemorar o seu aniversário.
Aniversário é aniversário e merece ser comemorado independentemente da espécie do aniversariante. A Catrina, uma pastor-alemão da Polícia Civil do Piauí, que o diga: ela ganhou uma festinha com os seus “aumigos”.
A festa de três anos da Catrina contou com bolo decorado e sachês deliciosos para os cães. Se os humanos gostam de brigadeiro e beijinho, os cachorros podem se beneficiar desses aperitivos gostosos.
Atualmente, a Catrina é responsável por detectar drogas, armas e munições usando o seu faro aguçado. Muitas vezes, cargas ilegais são escondidas em caminhões e carros e só mesmo um cachorro treinado para conseguir farejar e ajudar os policiais no trabalho de identificação.
E vem novidade por aí! A pastor-alemão é uma agente canina tão boa que terá suas funções ampliadas na Polícia Civil. Ela está passando por treinamento para localizar pessoas por meio de odores característicos. A ideia é que ajude a encontrar desaparecidos e fugitivos da Justiça.
“Além de capacitar duas policiais civis, o treinamento vai ampliar as atividades da cadela Catrina no trabalho de procurar pessoas desaparecidas: vítimas de Alzheimer, crianças que se perdem dos pais, idosos e também localizar pessoas que foram autoras de delitos e que fugiram do local de crime, tudo a partir da coleta de um material de odor como um fio de cabelo, um relógio ou um boné”, explicou, ao g1, a policial Adriana Alves, coordenadora do Núcleo de Operações com Cães.
Alguém tem dúvida de que a Catrina vai tirar esse novo desafio de letra? Ela já se mostrou ser excelente no que faz e, com certeza, irá se sair muito bem na nova função. É legal ver também como ela é amada e querida entre os policiais, já que eles foram atrás de organizar uma festinha para o seu aniversário – algo que muita gente sequer cogitaria.
Mais festa
E sabia que há pouco tempo teve outro cão policial que também ganhou uma festinha? Mas por um motivo diferente: a comemoração da sua aposentadoria! Contamos essa história aqui no Awebic e vale a pena relembrar.
O Bili, um cão policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF), encerrou a carreira em Guaraciaba (SC). Depois de 9 anos de trabalho, o pastor belga malinois se aposentou. E para celebrar, uma festa temática com direito a bolo de ração!
Aposentado, Bili foi adotado por um casal de São Miguel do Oeste (SC).
Na nova casa, terá a companhia da cadela Lessie, sua nova “irmã”. O cão nasceu em 2013 e ajudou a combater a criminalidade, farejando, por exemplo, drogas e mercadorias ilegais.
Parabéns a todos esses agentes de quatro patas que ajudam diariamente a proteger a população!
Fonte: g1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.