Cadela dá prova de amor ao adotar filhotes de porco
Jade adotou Dumbo e Tatá como filhos após a mãe porca não conseguir amamentá-los. O caso chamou a atenção e mostra que os animais também são capazes de lindas provas de amor.
O instinto materno falou mais alto para a cadela Jade, da área rural de Cachoeirinha, em Barretos, no Estado de São Paulo. A cachorra de 10 anos tornou-se mãe ao adotar dois filhotes de porco! Uma situação inusitada que virou notícia na região.
Os bebês, batizados de Dumbo e Tatá, não estavam amamentando na porca e encontraram em Jade fonte não só de alimento, mas também de carinho, companhia e, claro, amor de mãe. Eles estão entre os 13 filhotes que nasceram no dia 19 de fevereiro.
Como a quantidade de porquinhos é grande, a mãe biológica deles não conseguia amamentá-los adequadamente. Inclusive, dois acabaram falecendo por conta disso.
Jade, que não tem filhos, começou a tratar Dumbo e Tatá como seus. “A cachorrinha deu o exemplo, mesmo não sendo da raça [espécie] dela, ela acolheu com amor“, afirmou Célio Ferreira Macedo, responsável pelos animais, em entrevista ao site G1.
Embora o leite da porca seja diferente do fornecido pela cadela, os filhotes podem receber proteínas o suficiente para se desenvolver e não há nenhum risco para sua saúde. Ou seja, Jade está, de certa forma, salvando a vida e possibilitando o crescimento dos bebês que não estavam se alimentando.
Pseudociese
Uma situação fofa e curiosa que os especialistas chamam de “gravidez psicológica”, quando o animal não deu à luz de fato, mas se sente e age como se fossem seus filhos de verdade devido a uma condição hormonal conhecida como pseudociese.
“Ela vai pensar que eles são os filhotes dela, vai cuidar como se fossem filhotes dela e os filhotes vão receber um imprinting [aprendizado rápido, em tradução livre] da cadela, ou seja, vão imaginar que ela é a mãe deles”, explicou a médica veterinária Maria Ângela Panelli Marchió.
Essa condição, no entanto, não deve ser incentivada entre os animais. A ordem natural é que sejam criados por seus pais biológicos sempre que possível. A própria pseudociese pode ser evitada com a castração, que também traz uma série de outros benefícios para cães e cadelas.
Se você ficou interessado pela história, pode conferir a matéria que a EPTV, afiliada da Rede Globo, fez contando com mais detalhes sobre como tudo aconteceu.
Os animais, mais uma vez, surpreendendo e mostrando que possuem muitas das características que nós, humanos, identificamos em nós mesmos! Uma pesquisa rápida na internet vai mostrar vários outros casos de adoção entre espécies diferentes.
Tem até cachorro que adota gato, quebrando a imagem de uma suposta rivalidade entre pets que muitos dizem existir. Recentemente, um casal de pinguins adotou um ovo abandonado em um zoológico na Alemanha.
Mãe é mãe, pai é pai! A família também é uma coisa linda no mundo animal!
Fonte: Amo Meu Pet e G1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.