Os cachorros conseguem sentir o cheiro da sua tristeza e a ciência explica como
O poder sensorial instinto animal do cachorro é tão surpreendente que eles podem compartilhar de sentimentos humanos. Confira aqui como os cachorros conseguem sentir o cheiro da tristeza de seres humanos.
Você já parou para pensar na capacidade dos cachorros sentirem os sentimentos e emoções dos donos?
Por incrível que pareça, a ciência já estudou esse fenômeno e tem uma resposta impressionante. A verdade é que esses animais podem sentir o cheiro de como os seres humanos estão se sentindo.
Por isso, quando você está muito feliz o seu cachorro saberá, consequentemente ele também ficará feliz.
É muito comum quando o dono está feliz o cachorro apresentar um grande entusiasmo com abanos de rabo, latidos e saltos de prazer e alegria.
Da mesma forma que a felicidade, quando você está se sentindo muito triste, consequentemente o seu cachorro se sentirá também, demonstrando tristeza e momentos de silêncio.
O que a ciência diz sobre cachorros sentir cheiro de tristeza?
Esse tipo de habilidade dos cachorros está incrivelmente ligado ao olfato canino que eles têm.
Uma pesquisa científica realizada por uma equipe da Universidade de Nápoles, na Itália, comprovou que os cachorros não apenas podem interpretar tristeza, mas também sentir.
Esses animais podem de fato interpretar sinais visuais e auditivos dos seus donos em relação à tristeza.
Consequentemente, através do cheiro os cachorros podem sentir as emoções humanas e adotá-las como seu também, apresentando sintomas de tristeza.
Resumindo, se você se sentir triste ou feliz, o seu cachorro também se sentirá.
O olfato superior dos cachorros para sentir sentimentos
Vários estudos científicos já comprovaram o papel do sistema olfativo dos cachorros para focar e sentir sentimentos humanos.
Embora muitas pessoas não conheçam de fato essa habilidade dos cães, o olfato superior desses animais surpreende até hoje a comunidade científica.
Os cachorros podem farejar os estados emocionais e outros significados dos seus donos de forma eficiente.
Essas informações sociais obtidas pelos cachorros podem ser facilmente identificadas por padrões de comportamento do animal.
Por eles de fato terem sentidos aguçados por causa do instinto animal, os cachorros de fato conseguem sentir o cheiro da tristeza de seus donos e compartilhar desse sentimento.
Um grande exemplo é a capacidade dos cachorros sentirem o sentimento de luto ao ficarem deitados ao lado do túmulo dos seus donos mortos.
É verdade que os cachorros entendem expressões faciais?
Você sabia que os cachorros têm habilidade de sentir odor corporal dos seus donos, assim como as expressões faciais?
Uma pesquisa científica publicado pela revista Learning & Behavior em 2018 comprovou que os cachorros respondem aos rostos humanos que expressam seis tipos de emoções básicas, são elas:
- Nojo;
- Surpresa;
- Tristeza;
- Felicidade;
- Medo;
- Raiva.
Eles conseguem sentir essas mudanças de feição nos humanos sentindo a frequência cardíaca e a mudança no olhar. Isso não é incrível?
O poder sensorial dos cachorros são tão fenomenais que podem influenciar até mesmo no contágio emocional dos seus donos e entre outros animais.
Por outro lado, é importante você saber que os cachorros apresentam também uma capacidade notável em ler expressões faciais e corporais também.
Você costuma fazer caretas para seu cachorro?
Você costuma fazer expressões faciais para se comunicar com seu cachorro? Sabia que esse tipo de comportamento pode ser facilmente identificado por eles?
Enquanto algumas pesquisas científicas comprovam que os cachorros de fato se concentram mais em expressões corporais de emoções, tome cuidado.
É importante você tomar cuidado com as suas expressões faciais ao falar com eles.
Como você viu anteriormente, de fato os cachorros conseguem sentir o cheiro de tristeza e outros tipos de sentimentos humanos.
O poder sensorial deles são tão grandes que eles podem sentir tristeza ou felicidades se também os seus donos passarem por esses tipos de sentimentos.
A ciência já demonstrou através de dados e estudos que os cachorros entendem as expressões faciais humanas de forma semelhante aos próprios humanos.
Isso é um grande alerta para você começar a respeitar melhor a forma como você fala com seus animais de estimação.
Os cachorros são sensíveis às mudanças hormonais dos donos?
O que muitas pessoas não sabem é que os cachorros são extremamente sensíveis às transformações hormonais dos seus donos.
Em muitos casos eles podem até sentir se uma mulher está grávida. Essa habilidade dos cachorros é surpreendentemente incrível e até hoje a ciência estuda certos casos.
Esses animais têm a capacidade de entender até mesmo o luto, essa habilidade pode ser facilmente presenciada quando eles começam a uivar quando um ente querido morre.
É muito fácil de identificar a linguagem corporal dos cachorros em relação à tristeza e outros tipos de sentimentos humanos, como, por exemplo:
- Ouvidos para cima;
- Choramingo;
- Orelhas caídas;
- Rabo abanando;
- Atenção ao ouvir;
- Inclinação da cabeça.
Com certeza você já viu algum caso de cachorros que sentou ao lado do túmulo de um dono falecido.
A verdade é que muitos cachorros lamentam a morte de membros da família e sentem de verdade tristeza e luto por seus donos mortos.
O que você precisa entender é que de fato os cachorros são incrivelmente sensíveis às emoções humanas.
…
Você gostou de saber mais sobre como os cachorros conseguem sentir o cheiro da tristeza dos donos? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas para você conhecer melhor os sentimentos dos cães.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.