Cabo Verde decide mudar nome de estádio para homenagear Pelé: ‘Um ídolo que liga várias gerações’
O Estádio Nacional de Cabo Verde será rebatizado com o nome de Pelé, uma forma de homenagear o Rei do futebol, o craque que inspira milhões.
Desde que o Rei Pelé nos deixou, naquele fatídico 29 de dezembro de 2022, temos visto muitas homenagens até mesmo de fora do Brasil. O governo de Cabo Verde, país da África que também fala português, decidiu rebatizar o Estádio Nacional, localizado na cidade de Praia, com o nome do Pelé.
A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro do país, José Ulisses e Silva, em uma publicação nas redes sociais.
“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares. O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe. Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo o resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações”, disse, segundo o Yahoo!.
O estádio que ganhará o nome do Pelé tem capacidade para 15 mil espectadores e é considerado a maior infraestrutura esportiva de Cabo Verde. Inaugurado em 2014, é onde treina e joga a seleção nacional de futebol.
Pouco antes da decisão do governo cabo-verdiano, a Fifa, entidade máxima do futebol, tinha feito um apelo para que cada país homenageasse o Rei Pelé com o nome de um estádio. “Como Fifa, vamos homenagear o Rei e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio. Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé para que as crianças saibam a importância dele”, disse Gianni Infantinno, presidente da Fifa.
Outras homenagens
Para dar o exemplo e inspirar outros países, a própria Fifa rebatizou o estádio que fica em sua sede em Zurique, na Suíça, para “Estádio Pelé — FIFA Zürich”. Aqui no Brasil, estão acontecendo iniciativas parecidas.
Em São Paulo (SP), a prefeitura já anunciou que um ginásio multiuso em construção na região de Moema receberá o nome do maior ídolo do futebol internacional. O Porto de Santos (SP), o maior da América Latina, também terá seu nome alterado como forma de homenagem.
É uma maneira bonita de manter vivo o legado de Pelé e de mostrar para milhões de jovens que, mesmo nascidos na pobreza, eles podem ir longe e escrever os seus nomes na História, tal qual o Rei do futebol.
Há até quem diga que o Pelé não morreu: passou para a eternidade e segue vivo no coração dos seus fãs, de todos aqueles que o viram jogar ou se encataram com a sua trajetória e tudo que ele alcançou no esporte mais popular do mundo.
Viva o Rei Pelé!
Fonte: Yahoo!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.