Brasileiro é nomeado um dos 10 cientistas mais influentes de 2021
Brasileiro responsável pela descoberta da variante ômicron esta entre os 10 cientistas mais influentes de 2021
Brasileiro responsável pela descoberta da variante Ômicron do coronavírus está presente entre cientistas mais influentes do mundo, segundo revista internacional.
É comum vermos brasileiros em listas de melhores do mundo quando o assunto é futebol. Na verdade, não conseguimos imaginar esse esporte sem a presença de um brasileiro dentre os melhores.
Enquanto outros países são melhores em saúde e educação, o Brasil é bom de bola. Mas para a surpresa de todos, a Nature, revista científica internacional, publicou uma lista dos pesquisadores mais influentes de 2020 e lá consta o nome de um cientista nacional.
A revista científica Nature é um periódico britânico que trata de diversos ramos da ciência. Sua primeira publicação foi em 4 de novembro de 1869. Hoje ela é considerada a segunda revista científica mais importante do mundo.
O indicado se chama Túlio de Oliveira e foi um dos principais responsáveis pela identificação da variante Ômicron do coronavírus.
Ele mora na África do Sul desde 1997, de onde dirigiu os estudos, e é diretor do Centro para Respostas e Inovação em Epidemias (CERI).
Dono de um meio estilo hippie, o professor pratica ioga todos os dias e tem como marca o uso dos cabelos compridos abaixo da linha do ombro, gosta de usar sandálias e não é raro aparecer descalço em alguns lugares.
Ele ama o contato com a natureza e pauta sua filosofia de vida no princípio africano do ubuntu, que tem como direcionamento da vida a solidariedade e a compaixão entre os seres humanos e a natureza.
Formado em biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele é filho de um brasiliense e uma africana de São Tomé e Príncipe. Seus pais eram nômades, mas o estado onde criou raízes foi onde ele cursou seu curso superior.
O grande feito
Em 24 de novembro ele ganhou destaque mundial por chefiar uma equipe que apresentou à OMS (Organização Mundial da Saúde) o mapeamento da variante que vinha fazendo vítimas em diversos países.
A descoberta foi vital para que todos os países do mundo tomassem medidas sanitárias de segurança, pois segundo avaliação da variante, a mesma era mais transmissível e responsável por novos picos de contágio.
“Evidências preliminares sugerem uma alta no risco de reinfecção com esta variante, em comparação com as outras versões do coronavírus. O número de casos da B.1.1.529 aparenta estar crescendo na maioria das províncias da África do Sul“, afirmou a OMS.
De imediato após a descoberta do brasileiro, diversos países proibiram voos vindos da África do Sul, o que foi visto por ele como um ato discriminatório.
Além de ser um motivo de orgulho para o Brasil por figurar dentre os cientistas mais influentes do mundo, Túlio também é classificado como um herói, pela velocidade com que conseguiu mapear a ômicron dando assim diretrizes de como governantes e cientistas iriam lidar com a doença.
Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.