Brasileira de 8 anos que atua em projeto da NASA descobre 7 asteroides

Ao começar ter essa paixão aos 2 anos, garotinha de Alagoas descobre 7 asteroides e faz história dentro de projeto da NASA.

A verdade é que a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, que é alagoana, pode se tornar a astrônoma mais jovem que já conseguiu identificar asteroides. Isso não é sensacional?

Mais conhecida como Nicolinha, essa garotinha que é apaixonada pelo espaço desde quando tinha apenas dois aninho, vem fazendo história desde que o interesse começou.

De acordo com os seus pais, eles que não entendiam bem do assunto, sempre instigaram essa paixão que ela tinha. Quando estava prestes a completar seus quatro anos, pediu algo lindo.

Ela disse aos pais que queriam substituir todas as suas festas de aniversário, abrir mão mesmo! E no lugar disso, gostaria de ganhar um telescópio de presente.

Impressionados, os pais decidiram estimular sua vontade e decidiram aceitar esse acordo tão inusitado. Zilma Oliveira Simião, mãe da Nicole, disse mais:

“Ficamos surpresos, principalmente por ser um equipamento com o valor altíssimo e ela mesma teve a ideia de ficar sem as festas. Então, compramos, porque ela ama demais o que e logo decidiu que queria fazer o curso de astronomia”.

Brasileira de 8 anos que atua em projeto da NASA descobre 7 asteroides

Brasileira de 8 anos que atua em projeto da NASA descobre 7 asteroides

Acontece que desde então a garotinha vem fazendo a sua carreira como uma astrônoma que é apaixonada pelo espaço e está disposta à aprender mais sobre ele.

Quando tinha seis anos, chegou a participar de um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), e bate no peito ao dizer que jamais faltou uma aula.

Brasileira de 8 anos que atua em projeto da NASA descobre 7 asteroides

Uma paixão que merece todo o reconhecimento

Com a ajuda dos pais, Nicole começou a fazer vídeos para crianças ensinando o que tanto aprende. E com um canal especial, começou a fazer entrevistas (com grandes cientistas, como Duilia de Mello, Alessandra Pacine, Carlos Moura, Marcos Palhares…).

Assistindo uma live do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em uma parceria com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), descobriu um programa.

O “Caça-asteroides” poderia ser mais uma de suas realizações. Precisando de uma equipe, os pais toparam e entraram com ela. Ainda nesse ano, Nicole criou um grupo e montou uma equipe só com crianças

Um sucesso só!

Contabilizando todas as suas descobertas, até agora, a pequena Nicolinha chegou a identificar sete asteroides. Se eles forem confirmados, seu nome entrará para a história: ela será a pessoa mais jovem que conseguiu descobrir um asteroide.

Ainda que o processo de confirmação que é feito pelo programa Inter-Agency Standing Committee (Comitê Permanente Interinstitucional, em português) seja bem longo, as caminhadas feita pela Nicole não param por aí!

Brasileira de 8 anos que atua em projeto da NASA descobre 7 asteroides

Com a ajuda dos pais e o grande incentivo deles, ela estuda, faz curso de inglês tem uma rotina organizada e como toda criança também brinca bastante. Determinada, garantiu:

“Quero me formar em engenharia aeroespacial, para construir foguetes e levar as pessoas para o espaço. Meu maior sonho é que todas as crianças no mundo possam ter acesso à ciência, tecnologia, astronomia e tudo mais que sonharem”.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.