Brasileira de 15 anos é a nova piloto da Ferrari; conheça Aurelia Nobels
Quantas vezes você já viu uma mulher disputando Fórmula 1? Provavelmente, nenhuma. No entanto, há novas promessas, como a brasileira Aurelia Nobels, piloto da Ferrari.
Quem disse que é só nos campos de futebol que o Brasil faz bonito? Ora, também temos uma grande tradição nas pistas de corrida. E parece que a nossa história está em boas mãos com a jovem Aurelia Nobels. Com apenas 15 anos, ela venceu uma seletiva mundial e se tornou piloto oficial da Ferrari Driver Academy (FDA), a academia da famosa escuderia.
Aurelia é filha de belgas, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil com 3 anos de idade e tem nacionalidade brasileira. Ela superou 16 competidoras de todo o mundo para conseguir o tão sonhado posto. Os testes foram disputados na Itália e na França. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora. Sou muito grata à FIA, ao Ferrari Driver Academy e a Iron Dames por essa oportunidade incrível. Eu definitivamente aprendi muito e não posso esperar para começar esta temporada”, disse, segundo a revista Forbes.
Ver esta publicación en Instagram
Uma curiosidade: já passaram vários nomes de sucesso pelo mesmo Ferrari Driver Academy em que a Aurelia conquistou a vaga e que tem o objetivo de revelar novos talentos. Um deles é o francês Charles Leclerc, que atualmente compete na Fórmula 1.
Mas a experiência de Aurelia não se resume a esse programa da Ferrari. Em 2022, ela estreou na F4 Brasil, um campeonato de base dos mesmos organizadores da Stock Ckar. A final da competição está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro, em Interlagos, São Paulo (SP).
Ano que vem, a talentosa piloto vai competir na Fórmula 4, na Europa, sendo a única garota na equipe da Iron Dames. Só que essa não será a primeira vez que ela vai correr no exterior. Aurelia já tinha disputadas etapas do Europeu de Kart e ficou no top 15 entre quase cem competidores. A piloto também marcou presença no Mundial de Kart, disputado em Portugal.
“Meu sonho é chegar na F-1 e mostrar que as mulheres podem competir de igual para igual com qualquer piloto”, disse a jovem. Ela tem como ídolo o grande Ayrton Senna, piloto eternizado no coração dos brasileiros e que deixa saudades desde a sua trágica partida, em 1994.
Mulheres na Fórmula 1
Atualmente, não há nenhuma mulher disputando a Fórmula 1. Ao contrário de esportes como futebol, basquete, natação, vôlei e atletismo, não há nenhuma regra que impeça homens e mulheres de correrem juntos, uns contra os outros. A última vez em que isso aconteceu de forma oficial foi em 1976, com a italiana Lella Lombardi.
Lella tinha estreado em 1974, no Grande Prêmio (GP) da Grã-Bretanha, pela equipe Brabham. É dela a melhor marca de uma mulher em uma modalidade: o sexto lugar no GP da Espanha. Dois anos depois, a piloto não conseguiu se classificar para a corrida de abertura da temporada e foi substituída. Acabava aí a sua participação na Fórmula 1.
Ou seja, o cenário do automobilismo ainda é muito desfavorável para as mulheres: não por falta de talento ou vontade delas, mas, sim, por falta de oportunidades. Esperamos que isso mude e que, logo, logo, possamos ver a Aurelia e muitas outras mulheres fazendo bonito nas pistas de corrida.
Fonte: Forbes
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.