Bombeiros fazem resgate heroico de bebê em telhado de cidade alagada
Graças à ação heroica de uma equipe de bombeiros, uma família e seu bebê foram retirados com segurança do telhado da casa. Como a cidade estava alagada, eles estavam ilhados correndo sério risco.
Nos últimos dias, a população do estado de Alagoas sofreu muito com as fortes chuvas. Em meio ao drama e ao desespero, uma cena chamou a atenção e ganhou destaque na imprensa: o resgate heroico de uma família e seu bebê pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros.
O resgate foi feito em Murici, a 50 km da capital Maceió. A cidade foi completamente inundada com a cheia das águas do rio Mundaú. A família do vídeo abaixo tinha passado o dia todo ilhada, sem saber o que fazer. Enfrentar a enchente com um bebê no colo era arriscado demais – além do perigo de ser levado pela correnteza, ainda há uma série de doenças que se propagam em situações como essas.
“Eles viram que a dificuldade era grande, havia correnteza. Então tentaram três vezes até escurecer. Quando anoiteceu, eles tentaram outra vez, e o bote acabou virando na água”, explicou Carlos Burity, coronel do Corpo de Bombeiros, ao UOL.
Outra dificuldade enfrentada foi a falta de iluminação. Quando anoitecia, não era possível enxergar nada direito. “A noite foi longa e tensa. A correnteza só fez aumentar e a gente ficou tenso porque, se essa casa caísse, ia matar todo mundo”. No outro dia, pela manhã, chegou o helicóptero e, com ele, a esperança de um resgate bem-sucedido.
A estrutura era frágil e ameaçava despencar a qualquer momento. Por isso, cada movimento precisou ser muito bem calculado pela equipe de bombeiros. Foram retirados, primeiramente, os profissionais de resgate e, em seguida, a família e demais pessoas, totalizando 15 indivíduos.
Como ajudar
No mesmo dia (03/07) em que foi feito o resgate em Murici, as equipes fizeram mais 24 resgates de helicóptero no estado. Com ruas inundadas e impossível de um carro passar, a melhor alternativa são os helicópteros.
Os bombeiros são verdadeiros heróis que colocam a sua vida em risco para salvar o próximo. Merecem toda a nossa admiração e respeito! Sem eles, a tragédia seria ainda maior.
A ajuda de todos nós é fundamental. Muitas famílias perderam tudo nas enchentes e você pode contribuir com doações de alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza. Clicando neste link, você encontra os pontos de arrecadação, que estão distribuídos em várias cidades. Shoppings, órgãos públicos, associações e comércios disponibilizaram seu espaço para receber as doações.
Se você mora no estado do Alagoas, veja o ponto mais próximo de você e dê sua contribuição nesse momento tão difícil. Caso você seja de outra região do Brasil, mas conheça alguém que more lá, mande essa notícia e ajude a sensibilizar. A solidariedade salva vidas e reconstrói a esperança de quem tanto precisa!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.