Vinicius de Moraes: vida e obra desse grande compositor e poeta brasileiro
Com certeza você vai se surpreender com o tanto de cultura que Vinícius de Moraes contribuiu para a música e literatura brasileira. Confira aqui uma excelente biografia de Vinicius de Moraes para conhecer a vida e obra do escritor e compositor.
Com certeza você já deve ter ouvido a música “Garota de Ipanema” composta por Tom Jobim. A verdade é que a letra dessa canção é escrita por Vinícius de Moraes.
Além de uma excelente letrista, ele também foi um grande diplomata e dramaturgo, destacando-se também no mundo da poesia e composições para contribuir para o MPB.
O que muitas pessoas não sabem é que Vinícius de Moraes é um dos fundadores da Bossa Nova, um gênero musical surgido nos anos 50.
A história deste cantor e compositor brasileiro é fascinante e você irá aprender muito sobre o desenvolvimento da cultura do Brasil com esse excelente poeta e compositor Vinícius de Moraes.
Onde Vinicius de Moraes nasceu?
Também conhecido por Marcos Vinícius Melo de Moraes, o poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes nasceu no dia 19 de outubro de 1913 no Rio de Janeiro.
A influência no mundo da música e poesia já era desde cedo na vida dele, isso porque pelo seu pai era funcionário público e poeta e sua mãe é pianista.
O pequeno Moraes cresceu em uma casa com muita poesia, música e cultura brasileira para refinar ainda mais o talento do garoto.
Como foi a educação de Vinícius de Moraes?
Desde pequeno, Vinícius de Moraes já tinha uma vida ativa em relação à poesia, música e arte. Ele chegou a ingressar na Escola Jesuíta Santo Inácio, onde estudou o secundário.
Além disso, com suas habilidades desde cedo para a mosca, ele entrou no coral da igreja, desenvolvendo ainda mais seus talentos.
Por incrível que pareça, em 1928 ele começou a compor suas primeiras músicas, dando os primeiros passos para sua carreira artística no mundo da letra e da música.
Qual é a formação acadêmica de Vinícius de Moraes?
Formado em direito pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, em 1933, Vinícius de Moraes publicou seu primeiro livro de poemas chamado “O Caminho Para a Distância”.
O que muitas pessoas não sabem é que no tempo de faculdade Vinícius de Moraes já era grande amigo de Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira – grandes poetas da literatura brasileira.
Com seu diploma de direito, ele chegou a trabalhar como representante do Ministério da Educação na censura cinematográfica.
A educação fora do Brasil de Vinícius de Moraes
Uma das grandes conquistas do poeta brasileiro foi ter recebido uma bolsa de estudos para estudar literatura inglesa na Universidade de Oxford, Londres.
O poeta brasileiro chegou a trabalhar na BBC londrina até 1939, no ano seguinte ele volta para o Brasil inicia sua carreira como jornalista com colunas de críticas de cinema.
Esse período no estrangeiro fez uma grande diferença na carreira poética e musical do escritor brasileiro, dando ainda mais ideias e inspiração para as grandes obras que conhecemos hoje.
Vinicius de Moraes e sua contribuição para o teatro
Dando os primeiros passos no teatro em 1956, Vinícius de Moraes estreou o musical chamado Orfeu da Conceição no Rio de Janeiro.
Junto com seu amigo Tom Jobim, esse musical foi o ponto de partida para a Bossa Nova. Anos depois, ele foi ganhando ainda mais destaque no teatro e músicas autorais.
Grandes obras estrangeiras fizeram parte do desenvolvimento e experiência musical e teatral do cantor, recebendo diversas indicações de prêmios ao redor do mundo.
Quais os trabalhos musicais de Vinicius de Moraes?
É incrível como o grande poeta e compositor Vinícius de Moraes consolidou sua carreira como escritor e músico.
Com grandes contribuições para a Bossa Nova na música popular brasileira, ele e outros compositores fizeram uma grande diferença no cenário musical brasileiro.
Na verdade, junto com outros músicos e compositores, como, por exemplo, Tom e João Gilberto e Tom Jobim, letras e músicas inéditas marcaram a cultura brasileira com música.
Confira a seguir alguns destaques dos trabalhos musicais dele:
- Eu Sei Que Vou Te Amar (1958);
- Chega de Saudade (1958);
- Garota de Ipanema (1963);
- Minha Namorada (1964);
- Arrastão (1965);
- Samba em Prelúdio (1962);
- Canto de Ossanha (1966);
- Gente Humilde (1970).
Além disso, a parceria com o músculo toquinho foi crucial para a carreira como poeta e compositor dele, nascendo diversas músicas importantes para o MPB, como:
- Aquarela;
- A Casa;
- As Cores de Abril;
- Testamento;
- Maria Vai com as Outras;
- Morena Flor;
- Tarde em Itapuã;
- A Rosa Desfolhada;
- Para Viver Um Grande Amor e Regra Três.
Você está gostando de saber mais sobre a biografia de Vinícius de Moraes? Então confira aqui no Awebic mais conteúdos de biografias para inspirar sua vida:
- Biografia de Cecília Meireles: melhores obras e poemas
- Vida de Luiz Gonzaga consegue ser tão cheia de amor
- A verdadeira biografia de Albert Einstein vai te deixar vidrado
- Biografia de Clarice Lispector mostra grande legado em obras
Quais são as obras mais marcantes de Vinícius de Moraes?
As obras publicadas de Vinícius de Moraes até hoje são extremamente importantes para a história e desenvolvimento da literatura brasileira.
Confira a seguir excelentes obras marcantes dele e conheça o talento incrível para a escrita desse poeta e compositor brasileiro. São elas:
Teatro:
- Orfeu da Conceição (1954);
- Pobre Menina Rica (1962);
- Cordélia e o Peregrino (1965).
Prosa:
- O Amor dos Homens (1960);
- Para Viver Um Grande Amor (1962);
- Para Uma Menina Com Uma Flor (1966).
Poemas:
- Forma e Exegese (1935);
- Ariana, a Mulher (1936);
- Novos Poemas (1938);
- Cinco Elegias (1943);
- Pátria Minha (1949);
- Antologia Poética (1955);
- Livro de Sonetos (1956);
- O Mergulhador (1965);
- A Arca de Noé (1970);
- O Caminho Para a Distância (1933);
- Poemas, Sonetos e Baladas (1946).
…
Você gostou de saber mais sobre a biografia de Vinícius de Moraes e conhecer mais sobre a vida desse grande compositor e poeta brasileiro? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre esse escritor.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.