Biografia de Guimarães Rosa para conhecer vida e obra desse poeta da literatura brasileira
A vida pessoal profissional de Guimarães Rosa foi uma grande história de superação e você vai se inspirar nela. Confira aqui uma excelente biografia de Guimarães Rosa para conhecer mais vida e obra do escritor.
O grande escritor que Guimarães Rosa é considerado um dos principais contribuintes para o desenvolvimento da literatura brasileira. O romance “Grandes Sertões: Veredas” é uma excelente obra-prima que ele nos deu.
Bastante caracterizado e reconhecido pela rompimento com as técnicas tradicionais do romance, Guimarães Rosa faz parte da terceira tempo do modernismo.
Na verdade, ele acabou renovando toda a forma como é feita a literatura brasileira, tomando assim por base o regionalismo mineiro, criando sua própria linguagem literária.
A criação de neologismos e das estruturas sintáticas, tanto as frases quanto melodias de Guimarães Rosa até hoje fazem um grande sucesso e estudos acadêmicos.
Onde Guimarães Rosa nasceu?
O talentoso escritor brasileiro João Guimarães Rosa nasceu no dia 27 de junho de 1908 em uma cidade pequena do interior de Minas Gerais.
Como a vida é simples, ele é filho de um comerciante da região onde nasceu, onde prosseguiu com os estudos primários até se mudar para Belo Horizonte em 1918.
Foi na casa dos avós em Belo Horizonte que Guimarães Rosa estudou no colégio Arnaldo.
Qual é a formação acadêmica de Guimarães Rosa?
Foi em 1930 que Guimarães Rosa cursou medicina na Faculdade em Minas gerais, dando seus primeiros passos também na escrita, escrevendo alguns contos para a revista O Cruzeiro.
Depois de sua formação acadêmica, o escritor exerceu sua profissão médica no município de Itaúna, onde permaneceu na sua função por dois anos.
O que muitas pessoas não sabem é que Guimarães Rosa era um homem curto e desde cedo já sabia falar mais de nove idiomas.
Em 1932, Guimarães Rosa serviu como médico voluntário da força pública, onde atuou como oficial médico no 9.º Batalhão de Infantaria em Barbacena.
Os primeiros como escritor de Guimarães Rosa
Apesar de já ter começado a escrever desde a faculdade, foi em 1936 que Guimarães Rosa participou de um concurso e o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Conquistando o primeiro lugar com uma coletânea de contos chamada “Magna”, ele não chegou a publicar a obra, mas fez um grande sucesso com seu estilo de escrita.
É verdade que Guimarães Rosa era um diplomata?
Com o seu domínio em vários idiomas, em 1934 o talento linguístico de Guimarães Rosa levou ele ao Rio de Janeiro para prestar concurso para o Itamaraty, onde conquistou o segundo lugar.
Foi exercendo sua profissão de diplomata que Guimarães Rosa foi preso em Baden-Baden em 1942. Isso aconteceu quando o Brasil rompeu aliança com a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a sua libertação em alguns meses ele acabou morando em Paris, onde firmou sua carreira diplomática e passou a escrever na maioria do tempo.
Vida pessoal de Guimarães Rosa
O escritor Guimarães Rosa chegou a se casar com Lígia Cabral Penna, ele com 22 anos e ela com 16. Apesar do matrimônio ter durado poucos anos, eles tiveram duas filhas, Agnes e Vilma.
No início de sua carreira diplomática, o escritor conheceu Aracy Moebius de Carvalho, funcionária do Itamaraty, com quem se casaria tempos depois.
A esposa de Guimarães Rosa, Aracy Moebius, começou a facilitar a concessão de centenas de vistos para familiares judeus escaparem do terror da opressão de Hitler.
Tanto Guimarães Rosa quanto à sua esposa foram investigados pelos autoridades do Brasil e da Alemanha devido ao desafio ao antissemitismo velado do governo Getúlio Vargas.
Como Guimarães Rosa morreu?
O talentoso escritor Guimarães Rosa morreu no dia 19 de novembro de 1967, vítima de um infarto no Rio de Janeiro.
Foi em 1963 que o escritor foi eleito por unanimidade para Academia Brasileira de Letras, mas somente tomou posse no dia 16 de novembro de 1967.
Infelizmente, três dias depois de sua posse na Academia Brasileira de Letras, o escritor Guimarães Rosa acabou falecendo devido a um infarto.
Quais são as melhores obras de Guimarães Rosa?
Agora que você já sabe um pouco sobre a vida e carreira profissional de Guimarães Rosa, confira a seguir uma excelente lista com as melhores publicações e obras do escritor.
- Sagarana (1946);
- Corpo de Baile (1956);
- Primeiras Estórias (1962);
- Magma (1997) (Obra póstuma);
- Grandes Sertões: Veredas (1956);
- Tutaméia – Terceiras Histórias (1967);
- Estas Estórias (1969) (Obra póstuma);
- Ave, Palavra (1970) (Obra póstuma).
Confira aqui no Awebic mais biografias inspiradoras:
- Vida de Manuel Bandeira para se inspirar e emocionar com sua biografia
- Biografia de Rubem Fonseca: leia a emocionante história desse grande romancista
- A verdadeira biografia de Albert Einstein vai te deixar vidrado na história dele
- Vida de Luiz Gonzaga consegue ser tão cheia de amor: leia sua emocionante biografia
Frases de Guimarães Rosa para conhecer mais o escritor
Confira a seguir algumas frases marcantes do escritor Guimarães Rosa e entenda o porquê ele foi um talentoso romancista e escritor da literatura brasileira.
Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar.
A vida é feita de poucas certezas e muitos dar-se um jeito.
Viver é etcétera!
Viver de graça é mais barato.
Viver é uma questão de rasgar-se e remendar-se.
Viver é um descuido prosseguido.
Viver é um rasgar-se e remendar-se.
Merece de a gente aproveitar o que vem e que se pode, o bom da vida é só de chuvisco.
O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas.
Representar é aprender a viver além dos levianos sentimentos, na verdadeira dignidade.
Viver para odiar uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira dedicado à ela.
Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Viver é muito perigoso…
Cada um rema sozinho uma canoa que navega um rio diferente, mesmo parecendo que esta pertinho.
Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.
Viver – não é? – é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver mesmo.
…
Você gostou de saber mais sobre a biografia de Guimarães Rosa e como ele marcou a literatura brasileira? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações sobre Guimarães Rosa.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.