Biografia de Clarice Lispector mostra grande legado em obras da maior escritora brasileira: é de emocionar
Com certeza você vai se apaixonar e se inspirar na trajetória de vida e carreira de Clarice Lispector. Confira aqui uma excelente biografia de Clarice Lispector para aprender mais sobre o legado e obras da escritora.
A biografia de Clarice Lispector é uma das mais marcantes da literatura brasileira que você irá aprender muito sobre a vida com essa trajetória de vida de superação e sucesso.
Conhecer uma determinada pessoa que contribuiu muito para a sociedade através de uma biografia é emocionante para deixar os sentimentos de carinho e admiração ainda mais fortes.
Considerada uma das maiores escritoras da literatura brasileira do século XX, as obras de Clarice Lispector são inovadoras e de uma linguagem poética altíssima.
As obras dessa brilhante escritora se destacam de outros modelos narrativos tradicionais. Fique aqui e confira ainda mais sobre a história de vida de Clarice Lispector.
Onde Clarice Lispector nasceu?
Nascida na aldeia de Tchetchelnik, na Ucrânia, Clarice Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920.
Filha de um casal de origem Judaica, os pais dela fugiram do país diante de uma perseguição aos judeus durante a Guerra Civil na Rússia.
Com a chegada da família de Clarice ao Brasil por causa da perseguição na Rússia, ela e seus pais moraram em Maceió, Alagoas.
Além disso, por insistência de seu pai, todos acabaram mudando de nome, pensando na segurança de cada um por causa dos acontecimentos que fizeram eles mudarem de país.
O que muitas pessoas não sabem é que Clarice antes dele fugir do seu país se chamava Haya Pinkhasovna Lispector, no Brasil, mudou o seu nome para Clarice.
Como foi a infância de Clarice Lispector?
Após alguns acontecimentos, a família de Clarice Lispector se mudou para a cidade do Recife, em Pernambuco, onde passou a infância no bairro da Boa Vista.
Foi no nordeste do Brasil que a escritora aprendeu a ler e escrever e a começar a escrever seus pequenos contos. Desde pequena ela já apresentava um talento para escrita.
Tendo uma infância com boa aplicação na escola, ela aprendeu e estudou sobre várias coisas desde pequena.
Crescendo ouvindo o idioma dos seus pais, desde cedo Clarice Lispector já estudava em inglês e francês, ingressando no Ginásio Pernambucano, a melhor escola pública da cidade.
A educação de Clarice Lispector da adolescência a fase adulta
Foi aos 12 anos que Clarice Lispector se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde moraram no Bairro da Tijuca.
Frequentando muito as bibliotecas, a educação e adolescência de Clarice Lispector até a fase é tudo que foi de muito estudo e dedicação.
Com isso, foi com talento e os esforços nos estudos que em 1941,ela ingressou na Faculdade Nacional de Direito, onde começou a trabalhar como redatora na “Agência Nacional”.
Em 1943, Clarice Lispector casou com o amigo de turma chamado Maury Gurgel Valente, no ano seguinte ela se formou em direito.
Como Clarice Lispector morreu?
Foi no dia 9 de dezembro de 1997, vítima de um câncer de ovário, um dia antes de seu aniversário, Clarice Lispector acabou falecendo no Rio de Janeiro.
O corpo da escritora foi sepultado no cemitério Israelita do Caju, dando adeus a muitos fãs e leitores de toda a região do Brasil.
A escritora passou décadas fora do Brasil e escreveu também muitas cartas aos amigos, deixando muitos registros escritos sobre sua vida e carreira profissional.
Além disso, suas publicações e obras fazem até hoje um impacto imenso na literatura brasileira com a inovação na escrita e forma de cativar leitores em todo o mundo.
Está gostando de saber mais sobre a vida e carreira de escritora de Clarice Lispector? Então confira aqui no Awebic mais biografias para inspirar:
- Biografia de Cecília Meireles: melhores obras e poemas
- Vida de Luiz Gonzaga consegue ser tão cheia de amor
- A verdadeira biografia de Albert Einstein vai te deixar vidrado
- Vida de Ludwig van Beethoven inspira com um legado
Quais são as grandes obras de Clarice Lispector?
A talentosa e brilhante escritora Clarice Lispector contribuiu muito para a literatura brasileira, sendo assim, deixando várias publicações nas bibliotecas, instituições de ensino e estantes particulares.
Confira a seguir algumas obras de Clarice Lispector e começa hoje mesmo a conhecer ainda mais sobre o trabalho dessa talentosa escritura.
Crônicas
- Para não esquecer (1978)
- A descoberta do mundo (1984)
Literatura infantil
- O mistério do coelho pensante (1967)
- A mulher que matou os peixes (1968)
- A vida íntima de Laura (1974)
- Quase de verdade (1978)
- Como nasceram as estrelas (1987)
Contos
- Alguns contos (1952)
- Laços de família (1960)
- A legião estrangeira (1964)
- Felicidade clandestina (1971)
- Onde estivestes de noite (1974)
- A via crucis do corpo (1974)
- A bela e a fera (1979)
Romances
- Perto do coração selvagem (1943)
- O lustre (1946)
- A cidade sitiada (1949)
- A maçã no escuro (1961)
- A paixão segundo G.H. (1964)
- Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (1969)
- Água viva (1973)
- A hora da estrela (1977)
- Um sopro de vida (1978)
Frases de Clarice Lispector que marcaram sua carreira de escritora
Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava.
Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.
Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir.
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento. Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Porque na pobreza de corpo e espírito eu toco na santidade, eu que quero sentir o sopro do meu além. Para ser mais do que eu, pois tão pouco sou.
Mas há a vida que é para ser intensamente vivida. Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.
Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado.
Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
Inútil querer me classificar, eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais.
…
Você gostou dessa excelente biografia de Clarice Lispector? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes informações para conhecer ainda mais sobre a vida dessa escritora talentosa da literatura brasileira.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.