Biblioteca ao ar livre encoraja cidadãos a pegarem um livro em vez do celular
Numa cidade da Bulgária, um grupo de designers desenvolveu um projeto muito lindo. Pegue um livro e deixe seu celular de lado. Confira fotos e detalhes.
Se você é um leitor recorrente do Awebic, provavelmente já deve ter visto nossas publicações sobre o uso excessivo de smartphones.
Não temos para onde fugir. Nosso comportamento social mudou bastante desde a popularização dos celulares e da conexão à internet.
Populações do mundo inteiro não desgrudam do celular — na mesa do jantar, no trabalho, na escola etc.
Dá até para arriscar: se você não está lendo esse texto através do celular, é provável que o seu celular esteja do seu lado.
Acertamos?
Bom, buscando propostas que confrontam o uso excessivo de tecnologias móveis, um grupo de arquitetos e designers desenvolveu a “Rapana” — a primeira “biblioteca de rua” em Varna (Bulgária).
Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva se juntaram para criar uma solução simples que ajuda frear a queda da popularidade de livros entre as gerações mais novas.
Varna é uma cidade litorânea, também conhecida como “capital marítima da Bulgária”
E é justamente por isso que o formato da biblioteca se parece com um caracol do mar.
Os autores do projeto se inspiraram na natureza e suas formas orgânicas. O resultado ficou lindo, não acha?
De fácil acesso para pedestres curiosos e leitores apaixonados, a “Rapana” chama atenção de quem passa e oferece um refúgio no meio do caos urbano e digital.
A “biblioteca de rua” foi construída com 240 pedaços de madeira e tem espaço para 1.500 livros. Você pode saber mais na página do projeto no Facebook.
Gostou da iniciativa? Compartilhe com seus amigos!
O mundo inteiro precisa de mais leitura — especialmente nós brasileiros. Se você conhece um projeto parecido por aqui, deixe seu comentário nos contando.
Ajude-nos a espalhar boas ideias pelas redes sociais. Compartilhe! 🙂
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.