Biblioteca lança projeto para incentivar leitura entre crianças e adultos
Conheça esse projeto inovador que está estimulando jovens e adultos a terem contato com a leitura e a arte em uma biblioteca de Teresina, capital do Piauí.
A leitura abre portas, traz conhecimento e nos leva para lugares inimagináveis. É uma forma mágica de explorar o mundo! Pensando nisso, a Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, em Teresina, capital do Piauí, lançou um projeto muito bacana.
Com o nome de “Ocupação Cultural: biblioteca, arte e cultura”, a iniciativa busca estimular a leitura e desenvolvimento artísticos de jovens e adultos.
Serão oficinas gratuitas e abertas a todos os públicos no próprio espaço da biblioteca.
“Na brinquedoteca, por exemplo, vai acontecer oficinas de contação de histórias. Também temos um acervo em braile, que atenderá as crianças com algum tipo de deficiência visual, assim, as integrando ao mundo da literatura, da escrita e do imaginário. Nós também teremos atividades de dança que envolverá jovens e adultos, oficina de grafite também voltada para jovens e adultos”, explicou a diretora da instituição, Renata Alves Raymundo, ao G1.
A duração do projeto será de quatro meses. Mas quem não conseguir ir nesse período poderá aproveitar o acervo de mais de 60 mil livros da biblioteca em qualquer época do ano.
Livros dos mais variados autores, gêneros, países e estilos que servem tanto como lazer quanto pesquisa e estudos. Há também áudios-livros e a vinoteca, uma biblioteca de discos de vinil.
“Nós trazemos atividades dentro dos espaços que já existem na biblioteca. E o público também é variado, atendemos algumas instituições, pessoas em situação de vulnerabilidade, como as crianças cegas, mas também estamos abertos ao público em geral. Vir para a biblioteca só tem a agregar, é um projeto de ocupação importante, necessário e inclusivo”, acrescentou a diretora.
Muito inspirador ver como a organização do projeto se preocupou em abranger o maior número possível de pessoas, incluindo aquelas com algum tipo de deficiência. Um público que, muitas vezes, acaba não tendo acesso a eventos culturais.
Como participar?
Sem dúvidas, é um projeto que merece ser visitado, conhecido e divulgado ao máximo! Imagine uma criança que nunca leu um livro se apaixonando pela literatura graças a essa ação tão bacana?
Se você mora em Teresina, não fique de fora. A biblioteca fica na rua Coelho Rodrigues, 1016, em frente à Praça do Fripisa. De acordo com o G1, o horário de funcionamento é das 8h às 18h45 de segunda a sexta.
Nos finais de semana, o funcionamento do espaço depende da programação e da demanda de atividades. Se você quiser tirar dúvidas, mande uma mensagem para o número (86) 995352499.
Vamos apoiar a arte, a literatura e a educação. Até porque esse é o caminho para formarmos pessoas preparadas para os desafios da vida e construir um futuro melhor, de respeito, dignidade e cidadania.
Fonte: G1
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.