11 benefícios sensacionais e comprovados que a leitura diária vai te dar quase que instantaneamente
Nada como a sensação e o cheiro de um livro novo, não é mesmo? A leitura traz muitos benefícios incríveis. Aqui estão 11 deles.
Você sabia que crianças de seis meses que têm livros lidos por seus pais várias vezes por semana mostram habilidades de alfabetização mais fortes quatro anos depois?
Além disso, elas pontuam mais em testes de inteligência e conseguem melhores empregos mais tarde na vida do que os não leitores? Não é incrível?
Não há nada como a sensação e o cheiro de um livro. Nada digital chega perto disso. Mas a leitura, seja em papel ou tela, traz muitos benefícios.
A leitura tem muitos benefícios incríveis!
Por isso, no meio de muitos outros, reunimos aqui 11 benefícios que você terá ao fazer da leitura um hábito diário. Vamos tirar a poeira das folhas juntos?
1. Promove a saúde mental
Pesquisas descobriram que as pessoas que mantêm seus cérebros ativos, lendo ou jogando jogos desafiadores mentalmente, como o xadrez, têm 2,5 vezes menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas que passam seu tempo livre em atividades menos estimulantes.
Estudos mostraram que permanecer mentalmente alerta pode retardar o progresso (ou possivelmente até prevenir) da doença de Alzheimer e a demência. Já poderíamos parar por aqui esse artigo e valeria o esforço para aderir esse hábito, não acha?
Tem um artigo muito massa também que sempre é consultado por nossos leitores: 10 passos para desenvolver sua Leitura Dinâmica.
2. Reduz o estresse
Se aconchegar com um bom livro pode transportá-lo para a magia de outros mundos, longe das preocupações imediatas, reduzindo assim o estresse.
Um estudo de 2009 da Universidade de Sussex descobriu que ler apenas seis minutos pode reduzir os níveis de estresse em até 68%.
O Dr. Lewis, Neuropsicologista Cognitivo, disse ao Telegraph:
“Perder-se em um livro é o maior relaxamento. Isso é particularmente pungente em tempos econômicos incertos, quando todos nós desejamos uma certa quantidade de escapismo”.
Um artigo substancial e bem escrito pode ter o mesmo efeito. Sendo assim, você pode ter certeza de que a leitura pode começar por onde mais te agradar, não se preocupe.
3. Melhora o conhecimento geral
Se você quer ser um ser humano completo, capaz de manter uma conversa sobre uma variedade de tópicos, você precisa ser um leitor que vai além.
E o seu material de leitura não precisa ser um assunto sério para você pegar algumas informações que podem ser úteis algum dia. Esteja variando!
Nunca conhecerás uma pessoa que tem o hábito de ler que não é também uma pessoa interessante, mas eu encontrei um grande número de pessoas chatas que claramente nunca abrem um livro.
Além disso, quanto mais conhecimento você tem, mais bem equipado está para lidar com muitos dos desafios da vida. O que me leva ao próximo ponto.
11 poemas da Sylvia Plath que te irão te IMPACTAR com a leitura
4. Mais empatia
Ler sobre a vida e as épocas das pessoas que vivem ou viveram em circunstâncias diferentes de você pode tornar mais fácil para entender e se relacionar com aqueles que são diferentes de você.
Um livro sobre pessoas que viveram há séculos, que superaram a solidão, que foram abandonadas, que sofreram preconceitos, que venceram na vida… Há muitos livros que podem te encantar.
Os livros estão aí para abrir o mundo para nós:
Para nos tirar do nosso próprio ambiente e nos mostrar a realidade dos outros que estão por aí. Alguns livros têm o poder de mudar completamente a sua mente e perspectiva.
Com eles você:
- Sente compaixão;
- Aprende a se colocar no lugar de alguém que nunca pensou;
- Elimina certo pré conceitos já existentes;
- Reconhece;
- Conhece outras culturas…
E apenas dessa listinha já se resume em uma infinidade de mudanças que fincam dentro de nossos corações, não é? Dica da editora do Awebic: Diante da Dor dos Outros (Susan Sontag).
5. Expande o vocabulário
Quanto mais você lê, mais seu vocabulário melhora. Quanto mais o seu vocabulário melhorar, melhor você poderá expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.
A linguagem é uma ferramenta tão maravilhosa, com muitas palavras fantásticas que podemos usar para nos expressar.
Pessoas que são capazes de usar a linguagem habilmente, com uma ampla gama de vocabulário descritivo, sempre capturaram a imaginação e admiração dos outros.
É fato que a capacidade de ser articulado impressiona os outros e abre o caminho para promoções, papéis de liderança e cargos públicos.
Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, descobriram que um vocabulário rico atrasa o declínio mental. Portanto, quanto mais amplo for o seu vocabulário, melhor sua chance de saúde mental até a velhice.
10 hábitos que vão te garantir uma rotina PRODUTIVA ainda pela manhã
6. Melhora as habilidades de escrita
Isso anda de mãos dadas com um vocabulário melhorado. Se você possui o hábito de ler, você terá a construção de uma escrita ainda melhor.
As pessoas que leem muito, especialmente o material bem escrito, absorvem diferentes estilos de escrita e são capazes de imitar um bom estilo de escrita, pois são subconscientemente influenciadas por ele.
Quanto mais você ler e quanto melhor escrever, mais aprimora sua capacidade de escrever.
7. Habilidades de pensamento analítico mais fortes
Um típico suspense, que muitos leitores acham tão fascinante, apresenta um mistério que é um desafio para os leitores resolverem, o que ajuda a desenvolver suas habilidades analíticas.
É emocionante ler um mistério e tentar resolver o mistério sozinho. Mesmo que você não o resolva, você ainda praticou seu pensamento crítico e analítico da maneira mais prazerosa possível.
Essa pode ser a resposta para QUEBRAR o seu BLOQUEIO criativo rápido!
8. Melhora a memória
Para seguir um enredo, você precisa se lembrar de muitas coisas e isso é uma boa prática para o seu cérebro.
Você tem que lembrar de uma série de personagens, seus planos de fundo, ações, papéis no enredo, bem como os vários subenredos que compõem a história.
Afinal, você não compreenderá o que está lendo se não se lembrar de certos detalhes enquanto lê. Portanto, a leitura mantém a capacidade de memorização do cérebro na prática.
9. Melhora o foco e a concentração
Ler uma quantidade considerável de textos fortalece seu foco, pois a leitura requer foco. A menos que você se concentre, você não seguirá o que está lendo.
Na verdade, a leitura é um antídoto para a obsessão de hoje com multitarefa – escrever um e-mail enquanto conversa online, fica de olho no seu telefone, toma café e verifica as reações no seu feed do Twitter.
Esse hábito dispersa a atenção e dificulta a produtividade – na verdade, você produz muito pouco. A leitura requer foco, algo que muitas vezes falta em nossa sociedade.
Ter tempo para ler de 15 a 20 minutos todos os dias pode melhorar sua capacidade de se concentrar e, finalmente, ajudá-lo a ser mais produtivo.
Use essa ESTRATÉGIA e acabe de uma vez com a PROCRASTINAÇÃO
10. Entretenimento grátis
Não é ótimo que você possa ter sido transportado para um mundo diferente através de um livro bem escrito, sem nenhum custo para si mesmo?
Os livros são caros, mas você não precisa comprá-los
E se estiver disposto a pagar por eles, serão um dos maiores investimentos que você fará por si mesmo! Em outras palavras, nem é desculpas, ok?
Existem bibliotecas onde os livros não custam nada e lojas de livros de segunda mão, onde custam quase nada, além de recursos online onde você pode baixar e-books gratuitos.
11. Melhora o sono
A maioria dos leitores ávidos pode atestar isso. Não há nada como adormecer com um livro em suas mãos. A leitura é como uma pílula para dormir, é relaxante e indutor do sono, especialmente se você está cansado e estressado.
A leitura não apenas ajuda você a adormecer, mas também melhora a qualidade geral do seu sono. Como é relaxante e ajuda a desestressar, a leitura pode levá-lo a um sono profundo e reparador.
Só não vale criar isso como um hábito “para dormir”, se não sempre que você ler, o sono vai querer vir derrubando tudo. Se cuide!
—
Compartilhe este conteúdo com seus amigos e incentive-os a lerem mais!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.