Conheça a Abou, ave raríssima que é a esperança para a sua espécie

A Abou não é uma moradora qualquer do zoológico: exemplar da raríssima espécie do bico-de-sapato, ela é a esperança para aumentar a população dessa ave na natureza.

Aposto que você provavelmente nem sabia que esse animal existia. E não é por menos: o bico-de-sapato é uma espécie extremamente rara e muitos quando veem fotos suas acham que é uma criação hollywoodiana por lembrar até mesmo um dinossauro. Recentemente, um zoológico na Inglaterra recebeu uma dessas belíssimas aves: a Abou, como foi batizada.

Ela é a única fêmea da espécie no país e chegou ao zoológico por meio de um programa internacional de reprodução que tem o objetivo de salvar esse animal ameaçado de extinção, segundo o site Aventuras na História.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Exmoor Zoo (@exmoorzoo)

Abou, na verdade, veio da Bélgica, onde nasceu e viveu seus 14 anos em cativeiro. Ela foi levada à Inglaterra para acasalar com um bico-de-sapato macho e, dessa forma, gerar filhotes para perpetuar a espécie.

“Aceitamos Abou como parte do programa europeu de reprodução, onde há mais meninos do que meninas. Então, a ideia é que, se pudermos mantê-la bem e ela prosperar, quando um macho estiver disponível, ele também virá e se juntará a nós no Exmoor Zoo. A questão é que existem apenas 3 mil a 5 mil bicos-de-sapato deixados na natureza — e isso não é um número grande. Estamos falando de uma ave que está muito ameaçada. Devido a práticas agrícolas — como despejar produtos químicos em rios, agricultura intensiva e, claro, mudanças climáticas, os bico-de-sapatos estão ficando sem lugares para ir”, disse Derek Gibson, curador do Exmoor Zoo (o zoológico onde está a ave) ao site Newsweek.

Abou é a única fêmea de bico-de-sapato no Reino Unido (imagem: Divulgação/Instagram/@exmoorzoo/Aventuras na História)

Uma das aves mais lentas

O sucesso na reprodução é vital para que a espécie tenha mais chances de aumentar a sua população na natureza – e os conservacionistas trabalham muito para isso.

O bico-de-sapato pode ser encontrado no leste tropical da África, mais precisamente em áreas localizadas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia. Sua alimentação é baseada essencialmente em peixes e rãs. Daí a importância do seu bico grande e com uma forma que lembra um gancho na ponta.

A ave passa a maior parte do tempo no chão e muito raramente voa. Nos céus, bate as asas cerca de 150 vezes por minuto. Isso faz dela uma das aves mais lentas que se tem registro.

O bico-de-sapato também é considerado tímido e arisco. Em algumas situações, quando avista um humano em seu hábitat, foge do local onde botou seus ovos e deixa os filhotes vulneráveis. Fato que, involuntariamente, acaba atrapalhando a reprodução da espécie na natureza.

Daqui do Brasil, estamos na torcida para que a reprodução da Abou com o macho seja bem-sucedida e logo tenhamos mais bicos-de-sapato soltos na natureza!

Fonte: Aventuras na História 

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.