Após quase ser extinta, população de tigres selvagens triplica no Nepal
Antes à beira da extinção, os tigres selvagens estão crescendo em população no Nepal. Segundo dados do governo, a população da espécie triplicou.
A gente cansa de ver notícias falando de espécies ameaçadas de extinção. Mas a notícia de hoje vai na contramão disso: graças ao esforço de ambientalistas, a população de tigres selvagens no Nepal cresceu quase três vezes!
O dado foi anunciado pelo primeiro-ministro do país, Sher Bahadur Deuba. Uma pesquisa nacional descobriu que atualmente existem 355 tigres selvagens no Nepal. Um aumento de 190% desde 2000.
“Os tigres no Nepal e em todos os outros lugares em que vivem na Ásia, cerca de dez países, estavam em declínio constante por duas razões principais. A razão mais imediata era a caça furtiva para o comércio ilegal de animais. A segunda razão foi a perda de habitat”, disse Ginette Henley, vice-presidente sênior de conservação da vida selvagem do World Wildlife Fund dos EUA, em entrevista à CNN.
Segundo Henley, a notícia é motivo de comemoração para os ambientalistas e os tigres. Isso porque, em 2010, a espécie estava à beira da extinção, com risco sério de desaparecer na natureza. Uma situação alarmante que fez com que os governos dos países em que esses animais vivem se unissem com a meta de dobrar a população de tigres até 2022. Por enquanto, apenas o Nepal divulgou dados atualizados desse ano.
Referência na proteção da espécie
Por conta do sucesso no aumento da quantidade de tigres selvagens, o país é apontado como exemplo. “Há apoio para a conservação de tigres no mais alto nível do governo. Isso se traduziu em uma conservação de habitat realmente eficaz, reforçando a proteção de tigres em parques nacionais, que são as reservas de vida selvagem. As comunidades são a força motriz por trás disso. Eles são engajados para fazer o reflorestamento, manter esse hábito e estão diretamente envolvidos na conservação”, afirmou Henley, destacando também o papel da população em geral.
Protegendo os tigres, o país também está preservando outras espécies, já que, com menos desmatamento, mais árvores e animais de outros tipos conseguem sobreviver e se reproduzir.
Se a situação no Nepal é favorável, o mesmo não se pode dizer do Vietnã, Camboja e Laos, onde esses animais estão extintos desde 2000. O desafio agora é levar as mesmas estratégias que deram certo no Nepal para os outros países e, assim, proteger a espécie.
Segundo dados da World Wildlife Fund, existem hoje aproximadamente 3.900 tigres em estado selvagem. Um número que os ambientalistas estão se esforçando para aumentar.
Que o mesmo que aconteceu com os tigres no Nepal possa também se repetir com outras espécies ameaçadas de extinção mundo afora, incluindo os animais que vivem aqui no Brasil! Queremos publicar mais notícias como essas!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.