Após perder o nariz para câncer agressivo, idosa ganha prótese hiper-realista graças a uma vaquinha
A Dona Maria enfrenta um câncer de pele agressivo e, por conta disso, perdeu o nariz. Graças a uma vaquinha, conseguiu recursos para uma prótese hiper-realista e também está tendo a sua casa reformada.
Em abril, contamos aqui no Awebic a triste história da Dona Maria, de 82 anos. Diagnosticada com um câncer de pele bastante agressivo, a idosa perdeu o nariz e vivia em situação crítica. Na época, foi lançada uma vaquinha pelo pessoal do Razões Para Acreditar – e deu tão certo que a Dona Maria conseguiu uma prótese de nariz!
Graças às doações de 1.308 anjos, foram arrecadados R$ 51.436,63. Valor que trouxe esperança de um futuro melhor para a Dona Maria. Ela já colocou a prótese nova e, na imagem acima, você pode ver a enorme diferença de antes e agora. Além da saúde, também entra uma questão de autoestima, de poder olhar-se no espelho e ficar feliz com o que se vê.
A Dona Maria ganhou também uma prótese dentária e, depois de tantos anos de sofrendo, agora pode sorrir e comemorar. Sua casa também está passando por uma reforma para ter melhores condições de recebê-la. Se você não lembra da história da idosa, vamos contar um pouco mais abaixo.
Moradora da cidade de São Paulo, a Dona Maria já enfrenta esse câncer de pele há 20 anos. Nasceu em uma família muito humilde e trabalhou na roça desde cedo, onde ficava muito exposta à luz do sol. Por conta disso, acabou desenvolvendo a doença.
Apesar da idade avançada, do câncer, de não enxergar e nem ouvir muito bem, ela continuou trabalhando. Ao lado do esposo Damião, trabalha com recicláveis para conseguir algum dinheiro.
Dentro de casa, a situação também não era nada fácil. A idosa morava em um cômodo cedido pela filha que estava em péssimas condições: faltava o básico, como porta, janela, chuveiro, geladeira e TV.
De acordo com uma das pessoas que prestavam auxílio à Dona Maria, ela dormia em cima de caixotes e tinha grande dificuldade de conseguir comida. Seu armário, por exemplo, só tinha arroz (como você pode conferir no vídeo, gravado antes da vaquinha ter alcançado mais de R$ 51 mil).
A solidariedade mudou essa história
Com essa linda corrente de solidariedade, esse passado triste começa a ficar para trás. Além das próteses e da reforma que já falamos, a Dona Maria foi encaminhada para fazer cirurgia de catarata e para uma consulta em que poderá pegar o seu aparelho de audição.
Nosso desejo para que tudo dê certo nos próximos passos da Dona Maria e não poderíamos deixar de dar os parabéns a todo mundo que doou e fez a diferença. Cada doação, independentemente do valor, é muito bem-vinda quando feita de coração e com o intuito de ajudar genuinamente alguém que está precisando.
Pratique você também a solidariedade e ajude a transformar vidas! Caso não tenha condições financeira de contribuir periodicamente com vaquinhas (sejam elas para uma instituição de caridade, uma ONG ou para uma pessoa que enfrenta dificuldades), ajude a divulgar e a sensibilizar seus amigos e familiares.
O sentimento de fazer o bem e ver o resultado das suas boas ações é indescritível!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.