Aos 5 anos, menino se torna o brasileiro mais novo a entrar para o clube mundial de alto QI
Theo tem apenas 5 anos e já está na lista das pessoas com QI mais alto do mundo. O menino é o brasileiro mais novo a conseguir esse feito!
Já imaginou ter um dos QIs mais altos do mundo com apenas 5 anos de idade? O Theo Costa Ribeiro, de São Paulo, acaba de entrar para essa seleta lista. O menino é a o brasileiro mais novo a conseguir essa façanha!
Os pais do garoto foram procurar por testes de QI fora do Brasil para comprovar o alto nível intelectual do Theo, segundo a CNN. No teste de 6 dias, considerado como um dos mais complexos que existem, ele fez 146 pontos, equivalente a 99,8 de percentual.
Mas o que esses números querem dizer, no fim das contas? Significa que, com apenas 5 anos, Theo tem a capacidade intelectual de um adolescente de 15 anos. Ou seja, 10 anos à frente da sua idade real!
“Theo foi submetido a 6 dias de testes completos que analisaram todas as nuances cognitivas. Posso afirmar que temos um promissor gênio brasileiro”, disse Fabiano de Abreu Agrela, PHD em neurociências.
A primeira “pista” de que o menino tinha uma inteligência acima da média veio dos professores. Na volta às aulas presenciais, eles procuraram a família para dizer que notavam um desenvolvimento diferente no Theo em comparação com as outras crianças da sala. Em entrevista ao G1, o pai falou que o resultado foi um “susto” – mas um susto bom, com certeza.
“A gente conversa com ele e explica, mas, em outros momentos, a gente tenta estimular essa criança de 5 anos que tem dentro dele com brincadeiras, porque a gente precisa dar uma boa infância para ele também”, disse o pai, Ygor Tazinaffo.
Uma preocupação válida já que o fato de ter uma inteligência enorme não pode tirar a infância do garoto. É necessário, obviamente, estimular o seu talento e os estudos, mas não se pode esquecer de que criança também deve brincar, assistir desenhos, jogar bola, fazer amizades, etc.
Planos para o futuro
Além de ser destaque em jornais e sites de todo o Brasil, Theo já começa a colher frutos do seu desempenho incrível nos testes de QI. Ele conseguiu uma bolsa de estudos na Logos University, na Flórida, Estados Unidos.
Na escola, o garoto adiantou uma série. Atualmente, está no segundo ano, estudando ao lado de crianças de 7 e 8 anos. Como as regras no Brasil não permitem que alguém avance mais de duas séries (mesmo tendo QI elevado), a família está considerando a ideia de se mudar para os EUA. Lá, o menino poderia pular todas as etapas do ensino regular e entrar na faculdade.
O plano ainda envolve tentar bolsas em Harvard e Oxford, instituições de grande renome onde estudaram grandes gênios e personalidades mundiais.
Muito legal conhecer a história do Theo! Que ele possa usar toda a sua inteligência para criar coisas incríveis e deixar uma marca positiva no mundo. Já imaginou quantas inovações, invenções, descobertas e criações que melhoram a vida das pessoas podem surgir de mentes brilhantes como essa? Parabéns, Theo, que você tenha uma trajetória de muito sucesso e conquistas!
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.