Pessoas que sofrem com ansiedade social provavelmente têm o QI maior que o seu
Medo de falar em público, isolamento social, QI alto e empatia! Saiba mais sobre a ansiedade social.
Você é daqueles que sofre só de ter que conversar com um desconhecido?
Participar de atividades sociais ou fazer uma apresentação em público é uma verdadeira tortura?
Se isso ocorre a ponto de interferir em sua vida, você pode estar sofrendo de ansiedade social.
A ansiedade social, ou fobia social, é um dos distúrbios mais comuns no mundo, afetando cerca de 13% dos brasileiros, segundo pesquisa de 2009. Esse número também impressiona nos EUA, onde 7% da população, 15 milhões de pessoas, sofrem com o problema.
Os crescentes problemas psicológicos causados pela ansiedade muitas vezes são explicados pelas características da sociedade atual, que, cheia de preconceitos e parcialidades, acaba dificultando a aceitação de pessoas consideradas “diferentes”.
Os benefícios da ansiedade social
Apesar de ser bastante incômodo, pesquisas internacionais recentes mostram que a fobia social também pode apresentar alguns inesperados benefícios. Um estudo da Universidade de Lakehead, no Canadá, apontou que pacientes com transtorno de ansiedade conseguiram pontuações maiores em testes de inteligência verbal do que quem não sofre com o distúrbio.
Outra pesquisa, essa da SUNY Downstate Medical Center, de Nova York, mostrou que pessoas com casos graves de ansiedade social tinham QIs mais altos do que as outras com problemas mais leves ou que não sofriam da fobia.
Já o Departamento de Psicologia da Universidade de Haifa, em Israel, testou as tendências empáticas e chegou à conclusão de que pessoas com ansiedade social severa têm uma consciência social mais elevada e são mais sensíveis ao estado de espírito das outras pessoas.
Os pesquisadores de Haifa acreditam ainda que a ansiedade social possa ter origem justamente nessa habilidade de sentir tão profundamente os sentimentos dos outros. Ser sensível aos que estão ao seu redor pode ser uma espécie de pesadelo e muitas vezes se manifesta como ansiedade.
Quem sofre de ansiedade social deve procurar ajuda médica e terapeuta, mas essas novas pesquisas demonstram que não há problemas em ser diferente.
Você sofre ou conhece alguém que tenha muita ansiedade? Deixe seu comentário e compartilhe sua história.
Fonte: higherperspectives.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.