10 coisas que só que ama um bom chá consegue compreender

Se você é um tremendo amante de um bom chá, seus amigos provavelmente questionam como você ainda não se rendeu aos prazeres do café. Confira 10 situações que provavelmente só você, que adora chá, irá entender:

Há quem diga que chá só é uma bebida boa quando tem uma função a ser preenchida. Seja um resfriado, uma dor de cabeça ou até a imunidade baixa, um chá sempre está disponível.

Só que, quem é um verdadeiro apreciador dessa bebida quente sabe exatamente que essa paixão vai muito mais além que a necessidade de tomá-lo. Mas sim apreciá-lo!

Seja uma mistura de ervas, o prazer ter uma planta que possa lhe dar chá ou até mesmo nas variedade de sachês, ele é uma delícia.

Não curte bebidas quentes?

E claro, não podemos resumir apenas chás quentinhos e cheios de vapor. Um chá bem feito e bem geladinho também é ideal para refrescar um dia de calor.

Todavia, se você ainda não é fã de chá, vamos te apresentar 10 coisas que nós amantes percebemos. Alertamos: é um caminho sem volta!

10 coisas que só que ama um bom chá consegue compreender

10 coisas que só que ama um bom chá consegue compreender

Quando você menos esperar estará cheios de xícaras, bules, infusor engraçado e muitos chás na sua caixinha.

12 chás RELAXANTES que te ajudarão a acalmar e combater o estresse

1. Não pensa duas vezes quando perguntam: chá ou café?

Não que você talvez nunca tenha provado café, apenas prefere chá e está muito feliz com a sua escolha. A intenção não é levantar debates sobre qual bebida é melhor do que a outra.

Você até evita conflitos sobre o assunto, apenas já decidiu que seu amor por chá é indiscutível. É provável que você escute: “Mas aquilo é tão sem graça…”

Aí é que está, você não acha. E segue em frente!

2. Você bebe chá mesmo no calor

Você oferece chá para a visita, que diz estar muito calor para isso e aceita o amigável suco de laranja. Não há nada demais na sua escolha.

Pelo menos é o pensamento que você guarda para si mesmo (a). Mas você tira essa de letra! Vê que sua opção por chá surpreende e oferece: “Quer um gole?”

quem-ama-cha

3. Restaurante com cartela de chás é o paraíso

Geralmente é o chá de latinha e olhe lá. Difícil ser agraciado com a oportunidade de escolher entre várias opções no menu de um restaurante.

Talvez porque o a preferência não seja tão grande. Mas quando você encontra um point, este se torna o seu local favorito para levar os amigos ou apreciar sozinho (a).

CHÁ DE GENGIBRE: faça dessa forma e aproveite os benefícios

4. Você está sempre a procura de canecas diferentes para tomar chá

Você não sabe exatamente quando começou esse hábito, apenas sente uma satisfação enorme com novas descobertas.

Não tem a ver exatamente com a estética, já que o design da sua caneca também pode não fazer muito sentido para outras pessoas.

No fim das constas, essa é só mais uma situação que faz parte da vida de quem ama chá tanto quanto você.

quem-ama-cha

5. Ter que explicar que capim-limão não é mato

O nome e a aparência pode causar certo receio em quem não conhece a planta e nunca experimentou o chá. Mas, de mato, o capim-limão não tem nada.

E você explica pacientemente que a erva possui o nome científico “Cymbopogon citratus” e é também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo no Brasil.

A erva de folhas longas é muito aromática e seu óleo essencial é muito usado em aromaterapia. Mas o principal poder de um dos seus chás favoritos é o uso medicinal.

Pesquisadores indianos publicaram uma “Base científica para o uso terapêutico do capim-limão para mostrar os vários achados farmacológicas de estudos com a planta, como:

  • Propriedades antibacterianas e antifúngicas;
  • Calmante;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antioxidantes;
  • Antidiarréicas.

Os pesquisadores observam ainda a necessidade de entender melhor como agem os mecanismos de ação dos compostos isolados responsáveis por “diferentes bioatividades”.

Então você já se anima em dizer que o capim-limão deveria ser mais respeitado por seu potencial.

14 chás que aumentam a IMUNIDADE e melhoram seu bem-estar

6. Você guarda as cascas de frutas para fazer chá

Toda vez que alguém abre a sua geladeira, lá estão os potes guardando as cascas de suas frutas favoritas para fazer chá.

E não é só pelo gosto muito melhor, mas também porque esta é uma atitude recomendada para evitar o desperdício.

situações que quem ama chá entende

Pouca gente sabe, mas o Ministério do Meio Ambiente do Estado de São Paulo tem até uma página com uma “ecoreceita” de chá com casca de frutas para incentivar a “ecoatitude.”

Ficou curioso (a)? Veja a receita completa:

Ingredientes:

  • Casca de: 1 Abacaxi, 1 Maracujá, 1 Laranja e 1 Maçã;
  • 01 xícara de Açúcar;
  • 01 litro de Água;
  • 01 colher de sopa de Chá de Camomila;
  • 01 colher de sopa de Chá de Erva-doce;
  • Canela em Pau a gosto;
  • 06 unidades de Cravo.

Modo de Preparo:

Muito importante lavar as cascas das frutas com uma escovinha. Depois corte-as e leve ao fogo com o açúcar, o cravo, a canela e 01 xícara de chá de água.

Cozinhe até formar uma calda. Continue acrescentando água aos poucos. Por ultimo, coloque os chás. Desligue o fogo e tampe a panela. Aguarde alguns minutos. Coe e sirva quente ou frio.

quem-ama-cha

7. Você não recorre ao café como uma opção estimulante

Não é mentira quando dizem que o café é um estimulante e por isso atrapalha o sono. Mas esta não é a sua opção quando você precisa se sentir mais desperto.

O chá verde ou o chá preto possuem cafeína e são as suas escolhas, embora você evite tomá-los à noite pelo mesmo motivo.

Chá de CRAVO e CANELA: 15 benefícios que te garantem saúde

8. Preparar o chá é como um ritual e tem profundo significado

Talvez as pessoas não entendam como você pode demorar tanto para preparar um chá. Provavelmente questionam mais ainda como você parece estar em um completo ritual.

E de fato, é exatamente do que se trata. Afinal, você admira muito a cerimônia do chá japonesa, que eleva o ato em grandes significados, como harmonia, purificação e espiritualidade.

situações que quem ama chá entende (3)

E você procura aplicar os princípios dessa cultura nos seus momentos sozinho (a) ou com outras pessoas.

Veja a explicação desse ritual milenar no vídeo do intercâmbio promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Centro de Referencia em Educação Mario Covas em parceria com a província de Toyama, no Japão:

9. Você sabe quais os benefícios e efeitos dos chás que costuma tomar

Não que seja algo estranho. É bom saber, por exemplo, que o chá de camomila e de erva-cidreira são calmantes e por isso os toma à noite antes de dormir.

E procura adicionar os chás na sua alimentação saudável. O que significa também que a receita caseira da sua mãe para curar resfriados é tão importante quanto os remédios.

O bom mesmo é saber que o consumo do chá oferece uma série de benefícios para a saúde e os estudos desenvolvidos só trazem cada vez mais luz aos potenciais da sua bebida favorita.

10. A sua primeira xícara do dia tem que ser de chá

Enquanto algumas pessoas só sentem que acordaram de verdade depois de uma boa (e provavelmente grande) xícara de café, o seu dia só começa com o chá.

É um momento de apreciação, quando você pode também colocar em prática o seu ritual matinal de despertar.

A leveza que uma caneca de chá traz é uma sensação até difícil de explicar, mas certamente é compartilhada por outras pessoas que têm o mesmo gosto que o seu.

***

Conhece uma pessoa fã de chá? Compartilhe com esse conteúdo e veja a reação positiva que ela terá!

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.