20 Alimentos que vão melhorar sua saúde mental
Existem vários estudos que levam em consideração a melhora da saúde. E por incrível que pareça, uma das respostas mais claras que a ciência nos mostrou é que os alimentos que ingerimos podem possuir um impacto enorme em como mantemos nosso bem-estar.
Confira 20 alimentos e bebidas conhecidos para aumentar sua saúde mental e desenvolvimento cognitivo!
Abacate
O abacate é uma fonte saudável de gorduras insaturadas que sustentam o cérebro. O consumo de gorduras “boas” ajuda a reduzir a pressão alta, que está ligada à deficiência cognitiva.
Os abacates também são embalados com folato, uma vitamina B que é conhecida por aumentar a serotonina e a dopamina.
Espinafre
Espinafre é outro alimento rico em folato. Segundo os cientistas, baixos níveis de folato estão predominantemente ligados a problemas de saúde mental.
Um estudo em 2017 mostrou que pessoas que sofrem de depressão tiveram uma menor ingestão de folato em comparação com aquelas sem depressão.
Chocolate escuro
O chocolate escuro contém o ingrediente cacau, que é um tipo de antioxidante. Isso é especialmente importante para o cérebro devido à sua alta suscetibilidade à oxidação (um processo que danifica moléculas vitais em nossas células).
Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo, que causa deterioração cognitiva relacionada à idade e doenças cerebrais.
Castanha-do-Pará
As castanhas-do-Pará são ricas em vitamina E e também em selênio, que é um antioxidante conhecido por melhorar os níveis de humor ao reduzir a inflamação.
Pessoas com altas quantidades de inflamação e baixos níveis de vitamina E são frequentemente vulneráveis a distúrbios de humor e ansiedade.
Azeite
Pesquisadores mostraram que o azeite pode ser uma grande ajuda para quebrar o acúmulo de quantidades anormais de proteína no cérebro.
Existe uma proteína chamada Tau que causa demência se seus níveis aumentarem.
No entanto, de acordo com estudos, o azeite pode efetivamente diminuir o acúmulo desta proteína e atrasar o avanço de doenças cognitivas.
Tomate
Os tomates ficam com a cor vermelha do licopeno, uma pigmentação natural encontrada em muitos antioxidantes e outros ingredientes anti-inflamatórios.
Esta substância natural demonstrou agir contra doenças cerebrais e retardar a progressão da doença de Alzheimer.
Além disso, o licopeno pode ajudar na memória, concentração e lógica.
Cafeína
Embora seja conhecido por mantê-lo acordado e alerta, também foi comprovado que a cafeína aumenta a atividade cerebral complexa, fazendo com que processemos mais informações.
Beber café também expõe você a antioxidantes, que apoiam a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.
Conservas de legumes
Os alimentos fermentados têm realmente demonstrado ser um item básico na manutenção de um cérebro saudável e também diminuem as condições mentais.
Além disso, os legumes em conserva são conhecidos por especialistas para aliviar o neuroticismo e a ansiedade social.
Os probióticos e as bactérias saudáveis nos alimentos fermentados ajudam a manter o intestino saudável, o que, por sua vez, influencia o seu estado mental.
Quinoa
Vimos antes que uma barriga saudável está ligada a baixos níveis de ansiedade, e a quinoa é o alimento ideal para ajudar nisso.
Ela é rica em proteínas e ajuda a equilibrar o açúcar no sangue, o que reduz os níveis de irritabilidade e ansiedade.
Arroz integral
Ingerir grãos como arroz integral é mais uma maneira de melhorar sua saúde mental.
Grãos integrais contêm um certo tipo de aminoácido que é conhecido por produzir serotonina (a “substância química da felicidade”).
A serotonina pode melhorar rapidamente seu humor, acalmando a mente e ajudando você a ter uma boa noite de sono.
Chá verde
O chá verde é uma ótima maneira de melhorar seu humor e te ajudar a relaxar quando você está estressado.
Sua riqueza no aminoácido L-theanine ajuda na concentração e nos sentimentos de ansiedade.
O chá verde também libera níveis mais altos de antioxidantes do que o chá preto comum.
Banana
Sabe-se que as bananas contêm altos níveis de potássio, que é um produto químico conhecido por aumentar o poder e a atividade cerebral.
As bananas também contêm triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o produto químico que melhora o humor.
Vinho
Consumir quantidades excessivas de álcool pode servir como um mecanismo de enfrentamento para alguns problemas mentais; no entanto, um estudo mostrou que o vinho contém um composto natural que age como um anti-inflamatório.
Isso é especialmente interessante, pois altos níveis de inflamação podem colocar alguém em risco de transtornos de humor.
O resveratrol é um composto químico encontrado no vinho que reduz naturalmente a inflamação.
Lentilha
O folato, o impulsionador da serotonina, também é abundante em lentilhas, com um copo fornecendo 90% da dose diária recomendada.
É sempre recomendável consumir folato nos alimentos, e não nos suplementos de ácido fólico, pois eles apresentam riscos de desenvolver pólipos do cólon ou câncer.
Brócolis
Comer brócolis é uma maneira deliciosa de melhorar sua saúde mental, pois possui altos níveis de glucosinolatos, que quando decompostos produzem isotiocianato.
Este produto químico trabalha duro reduz o estresse oxidativo prejudicial que reduz o risco de depressão e ansiedade.
Óleo de coco
O óleo de coco foi comprovado em muitos estudos para ajudar em muitas coisas, desde a força do seu cabelo até sua saúde geral.
O óleo tropical contém ácido láurico e triglicerídeos de cadeia média (MCT) que foram encontrados para diminuir a ansiedade e possivelmente aumentar a felicidade.
Em um estudo de 2004, verificou-se que o MCT melhora significativamente a função cognitiva de idosos que sofrem de perda de memória.
Ovos
Os ovos são carregados com aminoácidos essenciais, ácidos graxos ômega-3, vitaminas A e D, além de minerais, zinco e magnésio, que ajudam a reduzir a ansiedade.
Os ovos também contêm colina, um aminoácido que constrói neurotransmissores que apoiam ativamente os processos cognitivos e de aprendizado.
Nozes
As nozes são ricas em ingredientes que estimulam o cérebro- e se você parar pra pensar, elas até se parecem com ele!
As nozes contém ácidos graxos ômega-3 que aumentam a produção de serotonina no organismo.
Estes ácidos também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, que combatem sintomas relacionados à depressão, como irritabilidade e insônia.
Feijão
Os feijões de variados tipos compartilham uma ampla gama de nutrientes que melhoram o humor, como ferro, zinco, magnésio e folato, que contribuem para equilibrar os níveis de energia e para manter as funções de memória.
Iogurte
Este alimento é mais uma prova de que a saúde do intestino é intimamente ligada à nossa saúde mental.
Os iogurtes são ricos em lactobacillus, uma bactéria probiótica encontrada no iogurte de cultura viva.
Esta bactéria foi testada e provou afetar o nosso humor, confirmando uma ligação direta entre a saúde do nosso intestino e a saúde da nossa mente.
E então, quais alimentos desta lista você já ingere diariamente?
Fonte: Obsev
Paula Muniz colabora com o Awebic em comportamento.