Nunca mais leve um dia ruim de trabalho para casa
De acordo com o consultor de alta performance Adam Fraser, a ideia é criar um espaço de transição entre seu trabalho e o seu próprio lar. Leia!
De acordo com o pesquisador e consultor de alta performance Adam Fraser, a ideia é criar um espaço de transição entre seu trabalho e o seu próprio lar.
O que você está levando do trabalho para casa?
Não queremos dizer os itens tangíveis e práticos — o pote de sanduíche vazio ou as pastas de papéis para examinar –, mas a coisa invisível que pode nos sobrecarregar — aquele comentário crítico feito por um colega de trabalho, os números decepcionantes do relatório semanal, a importante reunião que continua sendo reprogramada.
Você já desejou que houvesse um botão “deletar” ou “pausar” para que você pudesse impedir que seu cérebro ficasse te lembrando de certas coisas?
O consultor de performance australiano Adam Fraser não inventou um botão de pausa, mas ele inventou um truque para ajudar as pessoas a parar de levar para casa seus dias ruins de trabalho: criar um “terceiro ambiente” que lhe dê espaço para a transição da vida profissional para vida em casa.
O terceiro ambiente não precisa ser uma área física.
Pode ser “a volta para casa, a balsa, a viagem de ônibus, passear com o cachorro, ir à academia”, como lhe disse um CEO.
É só aproveitar o tempo para se desligar do seu dia e decidir como você gostaria de aparecer em casa.
Porque se você não fizer isso, corre o risco de passar seu mal-humor para as pessoas com quem mora.
“Mesmo que você more sozinho”, Fraser acrescenta, “como você faz a transição (do trabalho) para casa determina se você irá descontrair, relaxar e socializar ou ficar obcecado e se preocupar com o dia (que passou).”
Para se preparar para uma noite revigorante, Fraser sugere três passos:
1. Reflita sobre seu dia
Pergunte a si mesmo: “O que foi bem? O que eu consegui? O que posso fazer melhor amanhã?”
Essas perguntas visam lembrá-lo sobre seus sucessos, incentivá-lo a aprender com suas experiências e a se ajustar para o futuro.
2. Descanse fazendo algo que te faça presente
Isso pode significar fazer sudoku, se exercitar ou meditar.
Também pode ser tão simples como tomar um banho e trocar de roupa antes de se envolver com outras pessoas.
Fraser gosta de levar seus dois filhos e cachorro para o parque, onde todos correm.
“Somos idiotas por 45 minutos”, diz ele, rindo.
3. Recomponha-se
Pergunte-se: “Como eu quero aparecer em casa?”
Ao invés de voar porta adentro com o seu dia de trabalho atrás de você, tente ter um propósito ao entrar em sua vida pessoal.
Você pode gastar apenas 15 minutos em seu “terceiro ambiente”, diz Fraser: “Não é quando você aparece, é como você aparece.”
___
Este texto foi publicado originalmente na TED Ideas, por . Adaptação feita por Awebic. Saiba mais sobre o trabalho de Halton aqui.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.