Problemas com hábitos? Experimente essas três atividades

Se tudo isso falhar, tente definir um timer por cinco minutos, transfira clipes de papel entre os frascos e não quebre a sequência. Entenda:

É provável que você já tenha visto dicas sobre como desenvolver ou mudar hábitos.

Você pode ter lido que um hábito é a interseção de conhecimento, habilidade e desejo, de acordo com Stephen R. Covey, autor de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

Você pode ter ouvido que desenvolver um hábito leva cerca de 66 dias (de acordo com Gary Keller e Jay Papasan, autores de A Única Coisa) ou 30 dias (de acordo com Hal Elrod, autor de O Milagre da Manhã).

Você pode até ter pego o livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg, que diz que devemos reconhecer o loop dos hábitos (deixa, rotina e recompensa).

Mas, apesar de todas essas descobertas, não é segredo que muitas pessoas ainda têm dificuldades.

Antes mesmo de começar, ficam sobrecarregadas e acabam procrastinando. Se conseguem superar o primeiro obstáculo, perdem a motivação e são tentados a desistir.

Você é alguém que está tendo problemas com hábitos? Tente estas três atividades.

Acabe com seus problemas com hábitos

1. Coloque 5 minutos no timer

Começar o hábito é muitas vezes a parte mais difícil.

Quando você está prestes a começar uma nova tarefa, seu corpo irá resistir enquanto sua mente surgirá com todos os tipos de desculpas para 1) continuar fazendo o que está fazendo ou 2) fazer algo completamente diferente.

Por esses motivos, pode ser útil definir um timer por um curto período de tempo, digamos cinco minutos, e permitir que você pare de executar a tarefa logo depois.

Ao estabelecer um limite de tempo curto, você está superando a sobrecarga e a procrastinação enganando sua mente.

Você vai achar que a tarefa será mais fácil e também se sentirá aliviado ao saber que precisará trabalhar “duro” por apenas cinco minutos.

Uma vez que você tenha reformulado a maneira como vê sua tarefa, não terá mais muitas desculpas para não fazê-la.

Mas é aqui que fica interessante. Após os primeiros cinco minutos, é mais provável que você continue fazendo a atividade, aproveite essa onda de movimento e até mesmo conclua a atividade.

Acabe com seus problemas com hábitos

Por exemplo, em termos de exercício, vai pensar que já está em suas roupas de treino de qualquer maneira. Em termos de escrita, como você pode deixar frases incompletas neste momento? Em termos de leitura, perceberá que o livro ficou interessante.

Tente este método de timer de cinco minutos e você pode se surpreender com quanto tempo pode continuar fazendo aquilo.

Se isso ainda falhar, pelo menos você terá cinco minutos de trabalho em vez de nada.

2. Transfira clipes de papel de um frasco para outro

Depois de ter superado a procrastinação, o próximo passo é continuar fazendo.

Se o método do timer de cinco minutos não tiver sido bem-sucedido em ajudá-lo a concluir a tarefa, você poderá tentar transferir clipes de papel de um frasco para outro.

Veja como funciona.

Coloque dois frascos na sua mesa; um vazio e o outro cheio de clipes de papel. À medida que você continua a executar a atividade, continue transferindo clipes de papel, um por um, para o outro frasco até que todos os clipes de papel tenham sido movidos.

Conforme você avança, verá o primeiro frasco esvaziando, pouco a pouco, e o segundo frasco sendo preenchido. Este sistema de recompensa simples é projetado para ajudá-lo a ficar motivado e não parar até que tenha terminado.

Acabe com seus problemas com hábitos

Por exemplo, se você precisar fazer um brainstorm de 30 manchetes de postagem de blog dentro de um período de tempo, coloque 30 clipes de papel em um frasco e, para cada manchete que você criar, transfira um clipe de papel para o outro frasco.

Claro, ter dois frascos e clipes de papel com você não é possível para todos os tipos de hábitos.

A ideia é simplesmente dividir a tarefa em etapas pequenas e fáceis para evitar sobrecarregar e criar um impulso favorável, acompanhando e recompensando seu progresso.

Em vez de usar frascos e clipes de papel, você pode experimentar outros sistemas de rastreamento e recompensa, usando um aplicativo, planejador, cronômetro ou contando com a ajuda de um parceiro ou grupo de responsabilidade.

Aqui estão mais exemplos e maneiras de dividi-los:

  • Exercício – completar um intervalo ou quilômetro
  • Escrita – concluir uma sessão de 25 minutos
  • Leitura – terminar um capítulo
  • Vendas – fazer uma ligação
  • Freelancing – completar uma proposta de cliente

3. Não quebre a sequência

Agora que você iniciou uma atividade e a concluiu pela primeira vez, é hora de transformá-la em um hábito, se comprometendo a fazê-la regularmente.

Como sabemos que é útil acompanhar o seu progresso e criar ímpeto, obtenha um calendário (de preferência grande) e coloque em algum lugar em que você possa vê-lo todos os dias.

Se sua tarefa precisa ser feita em casa, coloque no espelho, na geladeira ou no diário. Se sua tarefa é para o local de trabalho, considere colocá-la em um quadro de cortiça, em seu planejador ou em sua mesa.

O objetivo deste exercício é riscar todos os dias que você conseguir concluir a atividade. Semelhante ao método de clipe de papel, uma vez que você vê mais e mais Xs no seu calendário, você estará mais motivado para continuar e não quebrar a sequência.

Seu senso de realização e responsabilidade aumentará e se fortalecerá à medida que a sequência se torna mais longa a cada semana e a cada mês.

Acabe com seus problemas com hábitos

Se você não fizer a atividade nem mesmo por um único dia, o espaço em branco será um lembrete gritante em sua agenda (desde que você a mantenha visível).

Curiosamente, este método de calendário foi atribuído a Jerry Seinfeld, o famoso ator e comediante. Ele teria riscado datas em seu calendário e criado uma longa sequência, enquanto ele habitualmente praticava suas piadas e performances diariamente.

Seinfeld, no entanto, disse em um tópico do Reddit que ele não faz isso e se pergunta como conseguiu crédito por isso.

Conclusão

Lembre-se de que seus hábitos determinam a qualidade de sua vida. Desenvolvê-los ou reformulá-los não só permitirá que você faça as coisas, mas também o ajudará a se aproximar de seus objetivos.

Obstáculos são parte do processo, então tente encontrar a raiz do problema e busque soluções.

Se tudo isso falhar, tente definir um timer por cinco minutos, transfira clipes de papel entre os frascos e não quebre a sequência.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Productive and Free.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.