10 coisas estranhas, mas reais, que acontecem quando nos apaixonamos

Confira 10 sinais e sentimentos reais que podem ajudá-lo a entender o que está acontecendo na sua cabeça quando você está realmente apaixonado.

Estar apaixonado muitas vezes inspira as pessoas.

Os cientistas estudaram as razões pelas quais nosso comportamento muda tão drasticamente quando estamos apaixonados.

Eles conectam essa mudança de comportamento com os diferentes “hormônios do amor”, como a dopamina e a ocitocina, que influenciam nossas emoções.

Mas esse sentimento realmente o embriaga como o vinho e pode ser uma cura para a dor?

O site Bright Side decidiu verificar como os cientistas explicam os estereótipos populares sobre coisas malucas que as pessoas fazem quando estão apaixonadas.

Esses sinais e sentimentos reais podem ajudá-lo a entender o que está acontecendo na sua cabeça quando você está apaixonado.

Confira:

1. As pessoas apaixonadas agem como se estivessem bêbadas.

Sinais estranhos do amor

Depois de algumas taças de vinho, fica mais fácil se comunicar, mesmo com pessoas que mal conhecemos, nos tornamos mais ingênuos e o medo e a ansiedade desaparecem.

A ocitocina, um dos hormônios do “amor”, influencia o corpo exatamente da mesma maneira que o álcool.

Você já notou que pessoas bêbadas querem abraçar todos ao seu redor? A oxitocina também é chamada de “hormônio do abraço” porque nos faz querer estar fisicamente próximos de outras pessoas.

2. As pessoas apaixonadas ganham ou perdem peso.

Sinais estranhos do amor

Existe uma expressão popular em psicologia chamada “quilos de amor”. Muitos casais ganham peso no início de um relacionamento.

Talvez, seja porque estamos tentando compensar a energia que nosso corpo usa, ou talvez seja porque vamos a cafés e restaurantes duas vezes mais.

A propósito, os cientistas descobriram que os casais que ganharam peso juntos eram mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Os pesquisadores acham que isso ocorre porque os parceiros sentem menos pressão e medo de serem rejeitados por causa de sua aparência.

No entanto, nem todos os casais ganham peso. Estudos americanos de oxitocina que são produzidos em pessoas que estão apaixonadas mostraram que ele reduz a fome e regula o metabolismo.

Portanto, borboletas no estômago também podem indicar que você está perdendo peso.

3. As vozes mudam.

Sinais estranhos do amor

Cientistas americanos realizaram um estudo incomum. Eles pediram a pessoas que recentemente começaram um relacionamento romântico para fazer várias ligações telefônicas.

Outros participantes ouviam suas vozes e podiam facilmente dizer se estavam conversando com um amigo ou com a paquera.

Durante as conversas com seus namorados e namoradas, as vozes das mulheres ficaram mais graves e as vozes dos homens mais agudas. Os cientistas acham que isso acontece porque os parceiros querem ser iguais uns aos outros.

4. Estar apaixonado é como uma obsessão ou um vício.

Sinais estranhos do amor

Pense em um momento em que você estava apaixonado.

Você provavelmente ficou pensando na pessoa que amava, queria passar o maior tempo possível com ela e seus amigos ficavam dizendo que você estava obcecado.

A antropóloga Helen E. Fisher descobriu que, quando uma pessoa está apaixonada, as mesmas partes do cérebro estão ativas como quando uma pessoa tem um vício em cocaína.

É por isso que queremos estar com as pessoas pelas quais nos apaixonamos cada vez mais e nos sentimos mal quando não estamos juntos.

5. As pessoas apaixonadas não conseguem dormir.

Sinais estranhos do amor

Muitos de nós estamos acostumados a pensar que as pessoas apaixonadas passam noites sem dormir pensando no seu amante.

No entanto, estudos suíços mostraram que, em média, uma pessoa que está apaixonada dorme uma hora a menos à noite.

E nenhum dos participantes se sentiu cansado, então a qualidade do sono não foi prejudicada.

6. Os corações das pessoas apaixonadas saltam de seus peitos.

Sinais estranhos do amor

Suar, ritmo cardíaco acelerado, rosto vermelho – são sinais óbvios de ansiedade. Mas, na verdade, o início do desenvolvimento de uma atração romântica, chamada limerência, é acompanhado pelos mesmos sintomas.

Então, se você percebe que alguém faz seu rosto corar, provavelmente está apaixonado.

7. As pessoas apaixonadas querem escrever poemas e cantar canções de amor.

Sinais estranhos do amor

Tantos poemas bonitos foram escritos por pessoas que estão apaixonadas!

Estudos holandeses mostraram que os sentimentos românticos suprimem o pensamento analítico, mas desenvolvem o pensamento criativo.

É por isso que queremos dar presentes realmente originais ou fazer surpresas para alguém que amamos, mesmo que não haja uma boa razão para isso.

8. Estar apaixonado é uma cura para doenças.

Sinais estranhos do amor

Vários estudos mostraram uma conexão entre sentimentos românticos e percepção da dor.

Os participantes do experimento que estavam apaixonados mostraram uma reação mais fraca a fatores externos. A dor moderada foi reduzida em 40% quando as pessoas olhavam fotos de alguém que amavam e a dor mais intensa era reduzida em 10 a 15%.

Os cientistas explicam isso notando a mudança da atenção do participante de sua dor para a pessoa amada.

Outros pesquisadores descobriram que a dopamina é produzida mais rapidamente quando uma pessoa está apaixonada e que age como um analgésico natural.

Então, quando os médicos recomendam fazer algo que amamos quando estamos doentes, a sugestão deles pode realmente ajudar.

9. O amor é doce.

Sinais estranhos do amor

Cientistas holandeses realizaram um estudo interessante.

Os participantes foram convidados a escrever um ensaio sobre a sua experiência real: um grupo escreveu sobre estar apaixonado, o segundo – sobre ciúmes e o terceiro – sobre algo neutro. Depois disso, eles provaram doces e água.

Os alunos que escreveram sobre amor estimavam que o sabor da comida era mais doce.

10. Uma pessoa apaixonada está pronta para fazer qualquer coisa.

Sinais estranhos do amor

Estar apaixonado não significa apenas estar sexualmente excitado, mas também estar pronto para se preocupar com seu parceiro.

Uma pesquisa feita em 2014 surgiu com o termo “amor compassivo”, que é uma parte muito importante de um relacionamento romântico.

Se você fica realmente preocupado com o seu parceiro esquecendo um chapéu ou um guarda-chuva, você está apaixonado.

Você já se apaixonou? Quais loucuras você fez por alguém que amava? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Bright Side.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.