Você está estressado? Faça como os japoneses e tome um ‘banho de floresta’
Recentemente, os japoneses resolveram provar cientificamente os benefícios da prática do "Shinrin-yoku" (banho de floresta). Para isso, o governo japonês gastou cerca de 4 milhões de dólares em estudos. Confira:
É possível sentir no ar que respiramos a diferença entre um ambiente urbano e aquele no qual temos apenas o contato direto com a natureza.
Os orientais já vêm experienciando os benefícios da imersão na floresta há aproximadamente 5 mil anos.
Mas recentemente os japoneses resolveram provar cientificamente o que a prática “Shinrin-yoku” (Banho de floresta, em tradução livre) promove.
“A densidade dessas árvores é grande”
O professor Qing Li explica que o termo refere-se não apenas ao “sair de casa”, mas literalmente a mergulhar na atmosfera da floresta para absorver paisagens, cheiros e sons da natureza.
“É complexo porque a atmosfera [da floresta] é diferente”, diz o cientista.
“Nós chamamos isso de Shirin-yoku”
De acordo com suas pesquisas, a prática melhora significativamente a saúde fisiológica e psicológica das pessoas, bem como melhora a atividade celular, reforçando nosso sistema imunológico.
O governo japonês gastou cerca de 4 milhões de dólares em estudos realizados com centenas de pessoas que “se banharam” em 48 trilhas de terapia.
Descobriu-se, ainda, que o Shinrin-yoku reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, diminuindo os níveis de cortisol* no organismo.
“As pessoas mostraram diminuição significativa da hostilidade e dos índices de depressão após caminhar na floresta.”, conta Qing Li.
Essas descobertas enfatizam que passar tempo na floresta não é só uma intervenção médica, mas também estética e espiritual – algo que os cientistas só conseguiram quantificar agora.
Hoje, com comprovação científica, é possível beneficiar-se conscientemente da imersão na natureza e inspirar pessoas, governos e o mundo inteiro a preservá-la, afinal de contas, nós precisamos dela para ter uma qualidade de vida real.
Depois de ler a matéria original para escrever este texto, vou aproveitar para dar um pulo no bosque aqui perto de casa.
* O cortisol é conhecido popularmente como o “hormônio do estresse”.
Assista a matéria completa, em inglês.
Se você também se inspirou, compartilhe com seus amigos!
Fonte: openculture.com. Fotos: Reprodução da matéria completa com o professor responsável pela pesquisa.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.