21 fotografias poderosas de olhares expressivos que dizem mais do que palavras
Os olhos são a janela da alma e essa coleção de imagens comprova.
“Os olhos são a janela da alma” — você já deve ter ouvido essa frase incontáveis vezes.
Mas, prepare-se, pois você nunca viu uma coleção de fotos que define tão bem o que essa citação quer dizer.
O pessoal do SantaBanta.com fez uma pesquisa atrás de fotos históricas que mostram como os olhos de uma pessoa podem expressar sentimentos.
Mais do que palavras.
Alegria, ódio, medo, coragem. Esses e mais outros sentimentos podem ser vistos nessa coletânea preciosa.
1. Loucura
Soldado na trincheira durante a Batalha de Courcelette em setembro de 1916. O trauma pós-batalha atingiu muitos soldados na 1ª Guerra Mundial, produzindo reações de pânico, desespero e loucura.
2. Derrota
Soldado do Exército Vermelho vigia soldado alemão em cativeiro após a Batalha de Stalingrado. Caracterizada por extrema brutalidade, a batalha foi o ponto de virada na frente leste da 2ª Guerra Mundial, impedindo a expansão alemã no território soviético. É considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a história, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.
3. Medo
Jovem soldado alemão de 15 anos, Hans-Georg Henke, chora após ser capturado pelo exército dos Estados Unidos em Rechtenbach, Alemanha, em 3 de abril de 1945.
4. Cansaço
Prisioneiro de guerra americano após ser libertado do campo de prisioneiros da Alemanha pelas Forças Aliadas. Limburg, Alemanha, 1945.
5. Coragem
Bibi Aisha, 18 anos. Numa prática conhecida como baad, o pai de Aisha prometeu-a para um lutador Talibã quando ela ainda tinha 12 anos como uma forma de compensar o assassinato cometido por um membro da família. Aisha se casou aos 14 anos e foi abusada frequentemente. Aos 18 fugiu, mas foi encontrada pela polícia que a devolveu para sua família. Seu pai novamente a entregou para o marido, que cortou seu nariz, suas orelhas e a deixou para morrer nas montanhas. Ela foi encontrada por trabalhadores voluntários e soldados americanos.
6. Desilusão
Yukio Araki, 17 anos, segura um filhote com outros quatro jovens — todos membros do 72º Esquadrão Shinbu. A foto foi registrada um dia antes da missão kamikaze em Okinawa.
7. Inveja
Sophia Loren observa Jayne Mansfield durante festa da 20th Century Fox em 12 de abril de 1957.
8. Inocência
Essa imagem é chamada de “o menino com olhos de safira”. Assim que a fotógrafa Vanessa Bristow publicou a foto, ela foi acusada por edições de Photoshop. Ela respondeu publicando outra foto do menino, mostrando que os olhos eram reais.
9. Aceitação
Fonte: rarehistoricalphotos.com
Imagem do álbum pessoal de um soldado Einsatzgruppen, rotulado como “último judeu de Vinnitsa”. Na fotografia vemos um judeu ajoelhado diante de uma vala cheia de corpos com uma arma apontada para sua cabeça.
10. Alívio
Zbigniew Religa, pioneiro em transplantes cardíacos na Polônia, observa um monitor cardíaco após uma noite longa, com dois transplantes seguidos. No canto sua assistente dorme exausta.
11. Desespero
Mulher deitada na calçada do gueto de Varsóvia morrendo de fome. Foto feita pelo soldado alemão Heinz Joest, na Polônia, em 1941.
12. Espanto
O momento exato em que Harold Whittles, nascido surdo, ouve pela primeira vez depois de ser equipado com um aparelho auditivo.
13. Pânico
Registro do Desastre de Hillsborough, em 1989. Foi um incidente que ocorreu durante a partida semi-final da FA Cup entre Liverpool e Nottingham Forest no estádio de Hillsborough, em Sheffield, Inglaterra. A superlotação do estádio resultou na morte de 96 pessoas e em 766 feridos que, após anos de investigação, concluíram que a culpa foi polícia de Sheffield. Valeu, Wanderson!
14. Inocência perdida
Ahmed, 8 anos, filho de um combatente rebelde sírio, fumando e montando guarda com uma AK-47 próximo a uma barricada em Aleppo.
15. Ódio
Fotógrafo registra o exato momento em que Joseph Goebbels descobre que estava diante de um judeu. “Ele olhou para mim com os olhos de ódio…”, lembrou o fotógrafo.
16. Atenção
Sharbat Gula ficou órfã durante bombardeio no Afeganistão pela União Soviética e foi enviada para o campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984.
17. Vergonha
Mulher francesa tem a cabeça raspada por civis como punição por ter andado com tropas alemãs durante a 2ª Guerra Mundial.
18. Sofrimento
Nguyen Thi Ly, 9 anos, sofre de deficiência do agente laranja. Durante a Guerra do Vietnã, o exército dos EUA pulverizou cerca de 12 milhões de litros de herbicida Agente Laranja no Vietnã. Embora a pulverização tenha ocorrido há 30 anos, a dioxina do agente laranja continua causando estragos em três gerações de vítimas.
19. Paz
Fonte: whywarsucks.wordpress.com
O soldado na foto é desconhecido, mas ele estava com uma brigada de batalhão de defesa em Vinh Phuc, no sul do Vietnã. 18 de junho de 1965.
20. Temor
Crianças assistindo um dragão ser morto em um show de marionetes. Paris, 1963.
21. Alegria
Beleza de liberdade, 1945. “Essa é uma mulher no momento de sua libertação, tão magra que você dificilmente pode vê-la, mas seu rosto está brilhando e vivo. Como se ela nunca estivesse presa”.
—
Gostou do que viu? Você pode compartilhar essas fotografias poderosas com seus amigos e familiares. Espero que tenha gostado. 😉
Fundador do Awebic. Acredita numa internet mais amigável. ;-)