É isso que as pessoas comem na ceia de Natal ao redor do mundo
O blog da empresa norte-americana Balsam Hill perguntou para 25 famílias ao redor do mundo, o que elas têm em sua mesa para o Natal. Confira as respostas.
Se você teve a oportunidade de viajar para diferentes países na época do Natal, deve ter experimentado as refeições tradicionais e observado o quanto se assemelham ou não às nossas próprias comidas.
O blog da empresa norte-americana Balsam Hill, que produz árvores de Natal artificiais e decorações, perguntou para 25 famílias ao redor do mundo, o que elas têm em sua mesa nessa ocasião.
Com o resultado que tiveram há alguns anos, eles criaram um mapa no site que você pode clicar para ver algumas famílias visitadas pelo blog.
Mesmo no Brasil, os acompanhamentos do prato principal podem variar de região para região, de família para família, o que torna comer durante as viagens (e em casas diferentes) ainda mais interessante! Confira algumas delas:
Brasil
Na casa de Nathalie de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, “Chester” é o prato principal em sua mesa.
Além disso, arroz com queijo (o que parece ser lasanha ou arroz de forno) e pastéis fritos. Para a sobremesa, bolo e rabanadas.
Ucrânia
O prato principal de Denys de Kharkiv, na Ucrânia, é o Varenyky, um tipo de bolinho de massa, servido com molho de cogumelos ou creme azedo.
Geralmente são servidos 12 pratos, explicou Denys, mas famílias pequenas não seguem a tradição à risca.
Espanha
Mar, de Andalucia na Espanha, começa o seu jantar com sopa de frango. O lombo marinado com suco de laranja é o prato principal.
Geralmente são servidos 4 pratos na ceia de Natal.
México
Karla de Guadalajara, no México, compartilhou com o blog que comem comida inspirada em suas origens italiana e mexicana.
Do lado mexicano, peru na véspera de Natal, uma sopa chamada “menudo”, uma bebida quente chamada “champurrado” e tortilhas de farinha com um molho doce para sobremesa.
No lado italiano, comemos boloñesa, lasanha, salmão, caneloni, panetone e o doce italiano chamado nougat, comumente chamado de “torrone”.
Argentina
Miguel de Mendoza, na Argentina, explicou que a familia come um prato frio chamado vitel toné, feito de fatias de vitela em um molho de atum cremoso.
Também serve dois tipos de frango recheado, com presunto, queijo e ovos o outro com vegetais. Salada de vegetais com maionese, sanduíches de presunto e queijo e pequenas tortas recheadas.
Sérvia
Na ceia de Milos, de Pozarevac, na Sérvia, há uma variedade de pratos na mesa: peixe, feijão cozido, salada de batada com cebolas.
Mas o pão caseiro é a comida mais tradicional de todas, porque é cozido com uma moeda dentro e os mais velhos da família devem partir o pão em pedaços enquanto ninguém está olhando.
Depois, cada um tenta encontrar a moeda em seu pedaço de pão.
Armênia
Essa época é muito especial para Narek de Yerevan, na Armênia, porque é somente no Natal que sua família come abóbora, recheada de “plav”, uma mistura de arroz, passas e mel.
Rússia
Yuri de Krasnodar, na Rússica, contou ao blog que na ceia há macarrão com carne de porco, queijo, tomate, saladas e linguiça.
Outros pratos incluem peixe e frango grelhado com purê de batatas.
Austrália
Charlote, de Sidney, Austrália, contou ao blog que é tradicional ter um churrasco de Natal em seu país.
Então sempre há bifes, linguiças, espetinhos de frango e batata doce como parte de um churrasco australiano tradicional.
Perú
Na casa de Franca, de Lima no Perú, o prato principal cosiste de dois pratos: perú e suflê de aspargo. Além de salada de batata com bacon, maionese, frango picado, azeitonas, presunto, pão e ovos.
Para sobremesa: panetone com chocolate quente.
Montenegro
Na ceia de Tanya de Herceg Novi, Montenegro, é servido kutia, como prato principal, feito de trigo cozido combinado com mel, sementes de papoula, passas e nozes picadas para simbolizar a unidade.
Bolinhos chamados varenyky, feijão, legumes, repolho e chucrute.
Peixe branco em conserva ou arenque com cebola, cogumelos em conserva, peixe de água doce, uma rosquinha especial chamada pampushky e um refrigerante caseiro chamado uzvar feito de frutas frescas e secas. São doze pratos ao todo.
***
Como é a ceia de Natal na sua casa? Compartilhe seus costumes com a gente!
Fontes: boredpanda.com. balsamhill.com. Imagens: balsamhill.com
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.