Yoga nu: por que as pessoas estão praticando yoga sem roupas?
Com sua popularização no Ocidente, diversas linhas de Yoga têm sido criadas. Agora é a vez do Naked Yoga conquistar milhares de fãs. Confira:
Yoga é uma prática oriental milenar de exercícios físicos, respiratórios e meditativos, que vem ganhando adeptos no mundo todo.
Com sua popularização no Ocidente, diversas linhas de Yoga têm sido criadas, como Wine Yoga (yoga com vinho), Beer Yoga (yoga com cerveja) e Hot Yoga (yoga na sauna).
O que nós ainda não sabíamos, era que o Naked Yoga — vertente na qual o aluno pratica despido de qualquer peça de roupa — já conquistou muitos norte-americanos.
Mas a novidade só tomou forma nas redes sociais depois que a professora australiana Rosie Rees passou a compartilhar sua experiência.
Confiança, autoestima e autoaceitação
Não é absurdo compreender porque o Naked Yoga é tão bem aceito pelos praticantes.
Os mais antigos yogis da Índia (você pode chamá-los de ‘raiz’, se preferir) costumavam banhar-se no rio Ganges e ‘mergulhar’ nas posturas, tendo seus corpos nus refletidos pela luz do sol.
O grande Mestre B.K.S. Iyengar aconselhava seus alunos a praticarem com o mínimo de roupas possível, para permitir liberdade de movimentos no decorrer da aula.
Para Rosi, fazer yoga sem nenhuma peça de roupa reforça nossa confiança, autoestima e autoaceitação. Ela tem uma turma de mulheres simplesmente apaixonada por suas aulas!
Terapia de casal
Essa ‘onda’ não é restrita às mulheres (apesar de elas serem maioria nas salas de Yoga – inclusive o clássico – no mundo inteiro).
Rosi, que também pratica com seu esposo, explica que as aulas de Naked Yoga permitem que o casal expresse melhor seus sentimentos, muitas vezes sem dizer uma só palavra.
“Muitos casais lutam ou falam muito, mas não se trata de falar, é sobre sentir e estar um com o outro”, diz a professora.
A experiência de uma brasileira
A jornalista Larissa Gomes, que mora em Nova York, experimentou a prática em 2014 e contou como foi em uma matéria para a Revista Marie Claire:
“Não tem porque ficar olhando para detalhes do colega ao lado sendo que a concentração te leva a buscar seu próprio equilíbrio e bem estar. Esse desprendimento acontece naturalmente.”, diz ela.
Como nossa sociedade tem uma tendência hipócrita de abominar a nudez (irônico, já que nascemos todos pelados, não?), é possível que essa prática gere polêmicas — inclusive entre professores de Yoga.
“Quer saber? Praticar ioga nua foi, sem dúvida, uma das experiências mais libertadoras da minha vida.”, conclui Larissa.
Mas, para além dos olhares mal intencionados, eu, como praticante de Yoga, confesso ter ficado bastante curiosa para viver essa experiência.
E você? O que acha da prática? Compartilhe com seus amigos que também amam yoga!
Fonte: Dailymail.co.uk e Revistamarieclaire.globo.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.