Ser mãe equivale a mais de dois empregos em tempo integral, aponta pesquisa

Um estudo americano apontou que as mães trabalham mais do que o dobro de horas equivalentes a um emprego em tempo integral.

Ser mãe é uma das coisas mais belas que uma mulher pode ser na vida. Mas quem disse que isso é uma ação fácil de se lidar? E se levarmos em conta em comparativos com demais afazeres?

É comum ouvir que ser mãe é um emprego em tempo integral, mas, de acordo com uma pesquisa, é mais que o dobro disso.

Um estudo americano feito há alguns anos pela Welch’s apontou que a média das mães trabalha cerca de 98 horas por semana, mais que o dobro de um emprego em tempo integral de 40 horas semanais.

Os pesquisadores analisaram os afazeres diários de mais de 2000 mães que trabalham, com filhos com idades entre 5 e 12 anos.

O que descobriram foi que um dia de trabalho de uma mãe começa, em média, por volta das 6h23 e termina às 20h31.

Mesmo em suas horas vagas, as mães tendem a fazer suas tarefas e, obviamente, finais de semana não existem.

Os horários reservados existem?

A maior parte das mães relatou que têm uma hora e sete minutos diários dedicados exclusivamente a elas.

Então, se você já se deparou com aqueles vídeos engraçados em que as mães fingem estar usando o banheiro para “ter um tempinho para elas”, os valorize mais, ok? 

Sabe por que? Esse tempo, os preciosos minutinhos citados, elas gastam no banheiro tentando tomar uma ducha rápida sem a companhia dos filhos.

40% das mães entrevistadas relataram que suas vidas parecem uma série infinita de tarefas a serem feitas, enquanto 70% relataram que se sentem pressionadas a fornecer hábitos alimentares saudáveis aos seus filhos.

Será mesmo que você quer medir o trabalho de uma mãe?

“Os resultados da pesquisa mostram como o papel da mãe pode ser exigente e a infinidade de tarefas que compreende”, afirma Casey Lewis, diretor de saúde e nutrição da Welch, a empresa que encomendou a pesquisa.

A pesquisa também examinou as válvulas de escapes que as mães usam para aliviar a carga. Isso mesmo que você leu. A lista extensa inclui:

  • um pouco de vinho,
  • a ajuda de avós,
  • uma babá de confiança,
  • Netflix (para as crianças e os pais),
  • refeições pré-cozidas,
  • brinquedos e iPads….

Café, cochilos quando conseguem e a habilidade de fazer uma voz de brava quando precisam também estão na lista das 20 coisas que salvam a vida das mães.

Agora é com vocês, mamães! Compartilhe esse artigo com quem nem imagina como é um terço dos seus “corres” todos os dias.

E se você conhece uma mãe que está com uma criança, principalmente se for de primeira viagem, lhe dê a oportunidade de ter um dia mais feliz.

Lance um presentinho, um chocolate ou se possível seja disponível para aumentar aqueles suados 7 minutinhos que elas tem só pra elas. Elas sempre merecem!

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.