33 desenhos curiosos do século 19 prevendo o futuro nos anos 2000
O futuro sempre encantou os seres humanos. Nessa série de desenhos do século 19, um ilustrador francês tenta prever como seria o futuro nos anos 2000.
Você viajou no tempo e encontrou seu tataravô ainda jovem.
Você disse a ele:
“No futuro, as pessoas carregam no bolso um dispositivo capaz de encontrar qualquer informação e se comunicar com praticamente qualquer pessoa”.
Como você acha que ele reagiria?
Fato: o futuro sempre encantou os seres humanos.
A ideia que a nossa vida será mais fácil e cômoda com o surgimento de novas tecnologias sempre incentivou boas discussões.
Como hoje era visto no passado?
Nas décadas de 1890 e 1900, o ilustrador francês Jean-Marc Cotê e outros artistas imaginaram como seria a sociedade 100 anos no futuro — ou seja, nos anos 2000.
Originalmente, os desenhos foram feitos para caixas de cigarros e, mais tarde, em forma de postais que seriam mostrados na Feira Mundial em Paris, no ano de 1900.
Confira os 33 desenhos e depois nos diga o que você achou das “previsões”.
Segundo o blog Sinapses Livres, o trabalho acabou não sendo exposto na feira por dificuldades financeiras.
A obra estava esquecida até o gênio Isaac Asimov publicá-la em seu livro “Futuredays: A Nineteenth Century Vision of the Year 2000”, em 1986.
Como você imagina o futuro daqui 100 anos?
Os desenhos de Cotê e seus amigos mostram invenções que ainda estão longe de nossa realidade.
Nós vemos uma obsessão por meios de transportes voadores de muitos tipos e formas diferentes. Ainda, vemos também algumas ideias de navegação submarina.
Outro ponto que chama atenção é o destaque para invenções robóticas que substituem o trabalho manual. Uma “cozinha moderna” e uma “máquina de roupas personalizadas” talvez sejam novidades que veremos nos próximos anos.
O desenho “na escola” também chama atenção, onde um professor insere o conhecimento numa máquina que é transferido por fios até um capacete na cabeça dos alunos.
O que mais chamou sua atenção? O que você acha que veremos num futuro próximo? O que não faz o menor sentido?
Obrigado pela leitura. Se achou interessante, compartilhe com um amigo. 🙂
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.