Barbeiro dá desconto para crianças sob uma condição e inspira comunidade

Uma das iniciativas mais legais para colocar crianças na leitura. Este barbeiro oferece desconto para as crianças que lerem em voz alta para ele.

Ler em voz alta, apenas!

Esse é o tipo de estabelecimento que você gostaria que as crianças fossem cortar o cabelo – e que em um gesto singelo estará mudando o mundo o de muita garota!

Na barbearia Fuller Cut na cidade de Ypsilanti, no Michigan, as crianças que leem livros em voz alta para os seus barbeiros ganham descontos de $2 dólares.

O objetivo, é claro, não é o dinheiro que volta para as crianças, mas o incentivo a leitura com livros infantis que possuem imagens e mensagens positivas.

Ryan Griffin, barbeiro que trabalha há 20 anos na Fuller Cut e levou o programa de desconto para o estabelecimento, disse ao Huffington Post que os pais adoram e em tom divertido, que as crianças gostam de receber os dois dólares de volta.

E o que a comunidade achou do programa?

A comunidade realmente abraçou a ideia. A loja tem recebido livros mais especificamente de clientes que já ouviram sobre o programa de leitura e as crianças mais velhas gostam de doar seus livros antigos.

“Recebemos elogios de professores o tempo todo também”, explicou Ryan ao jornal.

“Programa Leia para um Barbeiro”: Promovendo Educação. Crianças: 1. escolha um livro, 2. leia para o seu barbeiro, 3. receba desconto de $2 de seu corte de cabelo. “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados.” Frederick Douglas

A barbearia atende diversas comunidades e por isso o tema é muito específico:

“Todos os nossos livros têm imagens positivas de afro-americanos, sejam astronautas, atletas ou escritores”, disse ele.

E de onde veio a ideia?

Ryan explicou que ouviu falar sobre o conceito ter sido abraçado em lugares como a cidade de Dubuque (Iowa), Houston (Texas) e Columbus (Ohio) e lhe pareceu uma ótima ideia.

Inspirado com o programa de desconto, um pai de três filhos levou seus livros não mais usados para a barbearia e falou sobre a ideia a outros pais. E a quantidade de livros rapidamente cresceu.

“E foi assim que começou. Não era nada grande. Eu só queria ser responsável”, disse Ryan ao Huffington Post.

E quando as crianças não sabem ler?

Isso não é problema!

Ryan observa que quando as crianças pequenas não sabem ler, mas veem os maiores lendo e se interessam por pegar um livro, isso é sem dúvida o mais importante:

“Porque quando uma criança pensa que é legal ler, isso é um presente.”

Concordamos com ele! Essa atitude além de ser inspiradora, é bastante impactante, já que estamos falando do hábito mais importante que uma pessoa pode ter.

A leitura tem algum monitoramento?

Sim. Ryan disse que monitora o progresso das crianças que participam do programa e se uma delas não termina um livro específico em uma única ida à barbearia, ele incentiva que seu pequeno cliente volte a pegar o mesmo para continuar de onde parou.

O monitoramento, assim como o incentivo à leitura em voz alta melhora a compreensão dos pequenos e lhes ajuda a construir a confiança:

“Algumas crianças vão para a aula e sentem medo de ler em voz alta, mas isso realmente constrói a confiança deles”, disse ele.

Leitura hoje para um bom futuro amanhã

Com toda a certeza a resposta é sim. Ryan observa que o impacto positivo na vida das crianças acontece agora, mas ação visa o futuro:

“Se nós pudéssemos receber as crianças de volta no Fuller Cut como adultos na faculdade e eles nos dissessem: ‘Por causa de vocês que nos fez ler aqui, me fez querer ser um escritor ou jornalista’, esse é realmente o objetivo final.”

Cortar o cabelo nunca foi tão didático, divertido e construtivo, gerando assim pequenos grandes leitores!

O que você achou da iniciativa? Compartilhe com os seus amigos!

Fontes: huffingtonpost.com, boredpanda.com.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.