16 maneiras bem simples para você se amar de novo; renove o seu autocuidado HOJE
Você precisa cultivar o autocuidado já! Vamos te mostrar algumas maneiras bem práticas de conseguir se amar mais em poucos passos. Você merece isso!
O autocuidado e amor-próprio são coisas que precisam estar em dia. Será que você sabe por onde começar para voltar a se amar de novo?
Você já chegou em um ponto em que não dá mais? Embora seja difícil sequer começar a falar tudo o que sente?
Encarar os fatos não é fácil, mas é preciso. O que mais aperta o seu coração? O que tem feito você se sentir infeliz? Ou há quanto tempo você se sente assim?
O amor-próprio leva tempo para ser construído, já a confiança pessoal cai por terra em questão de segundos. Então como ser mais forte?
Pois a intenção não é apenas sobreviver, mas viver plenamente. Você precisa estar bem consigo mesmo pra ontem!
O que vamos te passar a seguir podem até parecer dicas bem clichês, mas são necessárias para você conseguir voltar a se cuidar. Vamos ler juntos?
1. Comece dizendo a você mesmo o quanto se ama
Olhe-se no espelho e seja gentil. Porque o que vemos no espelho é muitas vezes o que nós vemos no mundo. Você deve mostrar amor para si mesmo antes de tudo.
2. Aceite-se como você é
Desista de querer ser perfeito e comece uma jornada para ser o seu verdadeiro eu. A parte mais bonita dessa jornada é simplesmente retornar ao sentimento pacífico de ser.
Essa paz é o resultado da reciclagem de sua mente para o processo de como a vida é e não como você pensa que deveria ser.
Não queira ser alguém para agradar os outros. Jamais.
3. Foque menos em ganhar a aprovação dos outros
Lembre-se que você não tem que fazer o que todo mundo está fazendo. E você não tem que ter permissão para fazer diferente também. Seu tempo nesse planeta é muito precioso.
Não espere a permissão de ninguém para viver. Apenas viva. Invista em ser feliz de verdade e fazer o que mais gosta por você mesmo.
4. Afasta-se de quem coloca você para baixo
Não estar em relação nenhuma é melhor do que estar na relação errada. Saiba o seu valor. As pessoas com quem se relacionar, devem motivar, inspirar e respeitar você.
Qualidade acima de quantidade, sempre!
5. Perdoe o seu passado
Às vezes as pessoas fazem escolhas ruins. O que não significa que você é ruim, e sim que você é humano.
Perdoe-se pelo que você acha fez ou deveria ter feito e foque no que fará a partir de agora. Deixe o passado para trás. Ele passou, simples assim!
6. Comece fazendo escolhas que você sabe que precisa fazer
Só porque algo fez você feliz no passado, não significa que você tem que mantê-lo para sempre. Se você quer ver mudanças em sua vida hoje, terá que fazer coisas que nunca fez antes.
Afaste-se do que empata o seu caminho e mova-se na direção de pensamentos e atividades que empoderem e completem você.
7. Abrace os erros que você ainda não cometeu
Você vai falhar algumas vezes, então não deixe o medo do que pode dar errado impedir você de tomar uma decisão.
Somos seres humanos. Estamos no ponto do erro sempre, só precisamos entender que isso é normal e que acima de tudo precisamos consertá-los e deixá-los para trás.
8. Tenha gratidão por quem você é e pelo que tem agora
Você nem sempre terá o que você quer. E não, você nem sempre estará onde gostaria de estar. Use a dor, a frustração e o incômodo para se motivar em vez de se irritar.
Você está no controle no modo como olha para a vida.
9. Todas os dias faça alguma coisa que deixe você feliz
A vida é curta.
Invista nas atividades que você realmente gosta. É vida é sobre tomar boas decisões todos os dias para fazer coisas que movam você – cuidando de si mesmo ao fazer o que gosta.
Não há nada de egoísta em autocuidado. Como você pode amar alguma coisa ou alguém, se não consegue se amar?
10. Se dê uma chance justa de explorar novas ideias e oportunidades
Não deixe que o fato de não saber como irá terminar impeça você de começar. Quando nós agimos, o incerto nos lança para onde as oportunidades nos esperam.
11. Ouça a sua intuição e seja honesto com você mesmo sobre tudo
Nós não podemos falar de integridade sobre um estilo de vida que não estamos vivendo.
Nós não precisamos de mais histórias fascinantes, mas de histórias genuínas. Confiança vem ao saber que o que você está fazendo é certo e é certo para você.
12. Acredite nas suas habilidades
Todas as coisas são possíveis! A chave é identificar o que você quer, reivindique isto como parte do que você e acredite que você é capaz de consegui-lo.
Você é capaz de fazer coisas surpreendes. Não deixe ser levado pelas comparações alheias. Você é mais poderoso do que pode imaginar.
13. Foque em escrever a sua história, em vez de ler, assistir ou ouvir as dos outros
E quando você se pegar comparando sua vida com a de alguém, lembre-se que esta pessoa às vezes só ressalta um lado – especialmente online – e não a realidade.
14. Preste atenção a sua vida enquanto você está vivendo
Um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo (e a seus entes queridos), é estar presente, a cada chance que tiver. Sua vida não está entre os momentos de seu nascimento e morte e sim entre o agora e sua próxima respiração.
É preciso lembrar-se de “aparecer” com mais frequência. Tanto é perdido quando não o fazemos.
15. Solte-se e seja menos sério sobre tudo
Se você levar tudo muito a sério, especialmente a si mesmo, vai acabar temendo cada novo passo que der.
Solte-se e ria quando puder – especialmente quando as coisas não saírem como planejado.
Pessoas com um bom senso de humor têm um melhor senso de vida. Você cresce no dia em que verdadeiramente ri de si mesmo e suas circunstâncias.
16. Seja amável e gentil com os outros
Pessoas que amam a si mesmas são cuidadosas, generosas e gentis com os outros também. Elas expressam sua autoconfiança através da humildade, do perdão e da inclusão.
Então, procuramos entender os outros antes de julgar. E seja grato por pessoas rudes e difíceis também – elas servem como grandes lembretes de como não ser.
Qual a conclusão?
Na minha opinião, gosto sempre de citar a escritora francesa Anaïs Nin:
“Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as coisas como nós somos”.
É a forma como somos que interfere no modo em que sentimos a vida, que nos faz enxergar os acontecimentos como bons ou ruins, como oportunidades ou problemas sem solução.
Nos amar em primeiro lugar é nos empoderar como pessoas para sermos felizes de verdade, sem peso na consciência e no coração.
Então, se nosso interior determina como vemos o mundo, é sempre importante refletir o mundo que temos habitado. Se você não gosta do que anda vendo, sempre volte ao ponto primordial.
Resumindo: eu penso que nós só podemos caminhar livremente quando nossas relações são feitas de liberdade, com nós mesmos e com os outros.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.