6 técnicas de respiração para relaxar e acalmar o corpo em 10 minutos ou menos
Respire melhor e diminua o estresse com os exercícios certos de respiração. O #1 é ideal para iniciantes.
“Calma, respira”. Quantas vezes você já repetiu essa frase para alguém ou para você mesmo?
Pois saiba que ela está certíssima. Além de acalmar e promover o relaxamento, respirar corretamente ajuda a prevenir doenças, reduz o estresse, a hipertensão e a depressão, e ainda auxilia na perda de peso.
Técnicas de respiração ajudam você a respirar com consciência e com “profundidade” (respeitando e prolongando a inspiração e expiração).
Ainda, ajuda a oxigenar melhor seu cérebro e seus sistemas do corpo, beneficiando a saúde física e mental como um todo. Incrível, não?
Mas, infelizmente, poucas pessoas dão importância a esse ato involuntário do corpo humano. O estresse, o trabalho, a correria.
São muitas desculpas que utilizamos para não mudarmos pequenos hábitos – que podem fazer toda a diferença na busca por uma melhor qualidade de vida.
Para te ajudar, separamos 6 técnicas de respiração (aprovados por especialistas) com menos de 10 minutos! Vamos começar?
1. Sama Vritti
Muito realizada para melhorar a qualidade do sono, esta técnica tem o objetivo de acalmar o sistema nervoso, aumentar o foco e a concentração nas atividades e reduzir o estresse.
Para começar, inspire 4 vezes e expire 4 vezes, tudo pelo nariz, para acrescentar uma resistência natural na respiração.
A medida que for adaptando-se ao processo, inspire 8 vezes e expire mais 8. Pode ser feita em qualquer lugar, mas é especialmente eficaz antes de dormir. Experimente.
- Nível de dificuldade: Iniciante.
2. Técnica de respiração abdominal
Como realizar? Com uma mão no peito e outra na barriga, respire fundo pelo nariz, garantindo que o diafragma (e não o peito) infle com ar suficiente para criar um estiramento nos pulmões.
Você deve realizar de 6 a 10 respirações profundas e lentas a cada minuto, durante 10 minutos, todos os dias para experimentar reduções imediatas da frequência cardíaca e pressão arterial.
É recomendado fazer antes de algum exame ou de qualquer evento que possa te causar estresse, como provas, entrevistas etc.
- Nível de dificuldade: Iniciante.
3. Relaxamento progressivo
Feche os olhos e concentre-se em enrijecer e relaxar cada um dos grupos musculares por 3 segundos.
Comece pelos pés e os dedos. Mova os joelhos, coxas, glúteos, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula, olhos… Certifique-se que sua respiração está profunda e lenta.
Se não conseguir, inspire pelo nariz, segure a respiração por 5 segundos, relaxe os músculos tensos e expire pela boca.
Pode ser feita em casa, em uma mesa ou mesmo na estrada. Lembre-se que o objetivo não é que você fique tonto. Se isso acontecer, faça por menos tempo ou suspenda a técnica.
- Nível de dificuldade: Iniciante.
4. Nadi Shodhana ou “respiração por narinas alternadas”
Muio praticada por iogues, o objetivo dessa respiração é trazer a calma, o equilíbrio e unir os lados direito e esquerdo do cérebro.
Sentado em uma posição de meditação confortável, tampe com o polegar direito a narina direita e inspire profundamente com a narina esquerda.
No auge da inspiração, tampe a narina esquerda e expire com a narina direita. Faça o exercício novamente, inspirando pela narina direita e expirando pela esquerda.
Pode ser utilizada sempre que quiser concentrar-se e energizar-se. Esta respiração faz as pessoas se sentirem mais acordadas. Por isso, não faça antes de dormir.
- Nível de dificuldade: Intermediário.
5. Visualização guiada
Deixe a cabeça em linha reta. Mantenha o olhar a frente. Inspire profundamente, enquanto concentra-se em imagens prazerosas e positivas para substituir pensamentos negativos.
Você pode utilizar uma gravação ou até mesmo uma música enquanto pratica a respiração.
Pode ser feita em qualquer lugar que você se sinta seguro para fechar os olhos e desligar-se do mundo exterior.
- Nível de dificuldade: Intermediário.
6. Kapalabhati ou “crânio brilhante”
Ótima para limpeza da mente, dos pulmões e das vias respiratórias. Inspire de forma longa e profunda.
Expire de forma rápida e potente, tendo como auxílio a região inferior do abdômen. Realize todos estes movimentos pelo nariz, repetindo por 10 vezes.
Pode ser realizada ao acordar ou sempre que quiser começar a olhar o lado positivo da vida. Esta técnica aquece o corpo e acorda o cérebro, sendo especialmente indicada quando quiser ficar desperto.
- Nível de dificuldade: Avançado.
Torne a meditação um hábito
Se você não tem o costume de utilizar nenhuma dessas técnicas, é possível que sinta dificuldade em concentrar-se no início.
Mas a boa notícia é que, com a prática diária, a respiração correta acaba se tornando involuntária.
Escolha as que mais lhe agradam e comece a praticar agora mesmo. Em pouco tempo você sentirá a diferença em sua vida.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.