Eu viajei o mundo atrás das 7 maravilhas – mas o que eu vi nenhuma agência de viagem vai te mostrar
Coliseu. Chichén Itzá. Machu Picchu. Cristo Redentor. Muralha da China. Petra. Taj Mahal.
Essas são as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E estão todas repletas de turistas.
Felizmente o mundo é muito grande e está cheio de outras maravilhas. Eu sei muito bem disso porque pela minha vida de mochileiro errante acabei esbarrando em alguns lugares que pouca gente conhece.
Lugares imperdíveis e muitas vezes fora de caminho, mas que são incríveis e que você deve conhecer o quanto antes.
Meu nome é Stefano Giorgi, eu sou blogueiro do Dubbi e essa é a minha lista de Sete Maravilhas Desconhecidas pelo Mundo:
1. Berati, Albânia
Na minha vida inteira eu nunca conheci ninguém que foi para a Albânia. Mas eu fui.
E lá conheci a cidade de Berati. Uma cidadezinha histórica, repleta de casinhas brancas e ruas de pedra.
Só por isso o destino já chama atenção, mas tem mais. A cidade fica ao redor de uma antiga fortaleza no topo de uma colina de mais de dois mil anos de existência, que serviu como base militar para os diferentes povos que a ocuparam.
E lá do alto se tem a vista perfeita do Monte Tomori, antropomorfizado como um antigo gigante, com uma longa barba branca fluída que com sua astuta fada amante e os espíritos do vento governou sobre a Albânia e o mundo.
2. Atlantis, Espanha
Quando a maioria das pessoas escuta falar sobre Ibiza, só consegue pensar em noitadas e festas.
Realmente, a ilha faz jus à sua fama.
Entretanto, Ibiza também oferece muito mais para quem estiver interessado em procurar. Um exemplo disso é a praia secreta de Sa Pedrera de Cala d’Hort, popularmente apelidada de Atlantis.
Um lugar mágico e único. Uma formação rochosa no mediterrâneo com piscinas naturais, onde a interferência do homem e da natureza esculpiram uma paisagem onírica que apenas aventureiros podem desfrutar.
3. Collodí, Itália
Apesar de não tão desconhecida, Collodí é uma cidadezinha com menos turistas do que o habitual na Toscana.
Como várias outras cidades medievais, o povoado teve sua estrutura montada estrategicamente subindo uma colina. Assim sendo, uma incrível catarata de casinhas deu vida a ela. Mas não só isso.
A cidadezinha abriga o Jardim Garzoni, que é uma obra de arte viva, e a Casa das Borboletas, uma estufa feita de pedras e cristais que possui espécies de borboletas do mundo todo.
Collodí é mais do que tudo um lugar para deixar a imaginação fluir.
4. A Cidade Fantasma de Famagusta, Chipre
Desde quando a Turquia invadiu o norte do Chipre em 1974, o bairro de Varosha na cidade de Famagusta está interditado.
De um lado os visitantes da cidade podem admirar uma bela praia de areia branca e águas cristalinas, e do outro uma cidade fantasma completamente em ruínas. Um cenário verdadeiro e apocalíptico que produz uma sensação única e uma reflexão sobre a natureza, o tempo e a humanidade.
5. A Fábrica de Charutos Menendez & Amerino, Brasil
A cidade de São Gonçalo dos Campos, no recôncavo baiano, é um lugar que não tem nem sorvete da Kibon.
Isso já deve ser o suficiente para qualquer pessoa entender que a cidade não tem nada de atraente. Nada, exceto a fábrica de charutos Menendez & Amerino.
Lá o cubano Félix Menendez, herdeiro da família que criou o famoso charuto Montecristo, trabalha todos os dias cuidando da produção de suas novas criações tabagistas.
E ter o prazer de tomar um café com esse homem, fumando um bom charuto Dona Flor e escutando sua história de vida é uma maravilha que poucos viajantes conhecem.
6. Meteora, Grécia
Sempre que conheço viajantes que foram ou vão à Grécia, os destinos são os mesmo: Atenas e as famosas Ilhas Gregas.
Poucos conhecem Meteora.
Um destino único no mundo, onde montanhas de rocha maciça foram esculpidas pelo vento e pela água até se tornarem formas finas como dedos que apontam para o céu. Mas isso não é tudo.
A cereja no topo do bolo (ou melhor, as cerejas) são seis monastérios grego-ortodoxos repletos de tesouros e obras de arte. Acho que não preciso dizer mais nada, não é?
7. Biblos, Líbano
Com a crise no Oriente Médio, o Líbano não é um dos destinos turísticos mais procurados da atualidade. E, apesar de Biblos ser um destino de férias muito desejado no oriente, no ocidente a maioria das pessoas nunca ouviu falar do lugar.
Ou seja, temos uma cidade maravilhosa, com boas praias, boas baladas, um souk medieval, um centro histórico com uma fortaleza da época das Cruzadas e uma das melhores comidas do mundo praticamente desconhecida por viajantes ocidentais!
Se você estiver em busca de mais dicas de viagem, aproveite para dar uma conferida no Dubbi.com.br.
O Dubbi é um planejador colaborativo de viagens, formado por uma comunidade online de viajantes que compartilham relatos e informações para ajudar outros viajantes.
Quem sabe você não pode achar alguma coisa que esteja procurando saber antes de partir rumo ao seu próximo destino? Ou ajudar alguém com uma dica sua?
Se quiser mais detalhes sobre algum desses destinos, deixe seu comentário aí embaixo que eu farei questão de responder. 😉
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.