3 pilares da quaresma de acordo com a tradição católica
Com certeza você vai se conectar ainda mais com Deus com esses impactantes pilares da Quaresma de acordo com a tradição católica. Aproveite!
Primeiramente, a Quaresma é um período sagrado que nos convida à reconciliação com Deus e à verdadeira transformação interior. Logo, os pilares da quaresma são fundamentais.
Durante 40 dias, nos preparamos com fervor para a celebração da Páscoa, não como um período de tristeza, mas sim como uma oportunidade para renovar nosso compromisso espiritual.
Quais são os três pilares da Quaresma?
Durante a Quaresma, somos chamados a dedicar-nos com fervor à oração, ao jejum e à generosidade, buscando uma renovação espiritual profunda.
Com isso, de acordo com a tradição católica em todo o mundo, neste tempo especial, três pilares são fundamentais. São eles:
- Oração;
- Jejum;
- Caridade.
Na verdade, os três pilares, em particular, nos ajuda a purificar-nos e a fortalecer nossa vontade.
Inspirados pelos 40 dias que Jesus passou no deserto, enfrentando tentações após um período de jejum.
Logo, compreendemos que essa prática nos concede a graça necessária para resistir às tentações que enfrentamos em nossas vidas.
Use os mais lindos versículos da Bíblia sobre Quaresma para abrir o seu coração e entender de fato o quanto a Páscoa pode ser transformador na vida de uma pessoa.
O que significa cada pilar da Quaresma para os católicos?
Para os católicos ao redor do mundo, os três pilares da Quaresma são importantes para uma boa preparação para a Páscoa.
Logo, devemos viver em oração, fazer jejum e praticar a caridade. Isso é um tripé, se um for retirado da prática cristã, nós podemos cair. Veja a seguir o significado de cada um:
1 – Oração
Por meio da prática da oração, o crente estabelece uma comunicação profunda com o Nosso Senhor Todo-Poderoso. Fazendo, assim, da oração um componente essencial para o encontro espiritual com Deus.
Logo, durante a temporada da Quaresma, somos convidados a intensificar nossas orações através da prática da mortificação.
2 – Jejum
Evitar ceder à tentação envolve também ter a capacidade de renunciar a tudo o que possa nos distanciar de Deus.
Com isso, o ato de jejuar auxilia na vivência do desapego e da desvinculação em relação às coisas materiais. Pensando nisso, durante o período da Quaresma, a prática do jejum e da abstinência são elementos centrais.
É muito importante para a caminhada cristã olhar para os pensamentos de Páscoa e o verdadeiro sentido da Quaresma. Que tal renovar suas forças nesta Páscoa com Cristo Jesus?
3 – Caridade
Para nos prepararmos para a celebração da Páscoa, é fundamental cultivar a virtude da caridade.
A eficácia da oração e do jejum se manifesta de maneira mais tangível quando acompanhadas pela prática da caridade.
Com isso, a caridade, ou esmola, não deve ser limitada apenas ao aspecto material, mas também compreendida como uma contribuição para o crescimento espiritual.
Com certeza refletir em versículos de Páscoa para entender da data deixará a sua Quaresma ainda mais significativa e emocionante diante de Deus.
Onde estão os três pilares da Quaresma na Bíblia?
É muito importante buscar referências na Palavra de Deus em relação a alguns rituais religiosos praticados nas igrejas.
Foi pensando nisso que selecionamos versículos para cada pilar da Quaresma para você entender a importância da prática para a preparação da Páscoa. São eles:
1 – Oração
“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. (Mateus 6:5-6)
2 – Jejum
“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. (Mateus 6:16-18)
Você pode ser impactado com a mais linda mensagem do versículo sobre ressurreição de Jesus. É na Bíblia que você aprenderá de verdade sobre a Páscoa.
3 – Caridade
“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”. (Mateus 6:1-4)
Oração para os três Pilares da Quaresma
Você pode rezar essa oração todas as vezes que for colocar em prática um dos três pilares da Quaresma. Que tal se conectar ainda mais com Nosso Senhor Todo-Poderoso? Veja a seguir como fazer isso:
“Senhor, ensina-me a ver-te no próximo e a servir-te nos que sofrem e necessitam. Que esta Quaresma seja uma oportunidade para crescer em caridade e em obras de misericórdia. Dá-me um coração generoso, pronto a dar sem esperar recompensa, refletindo o teu amor incondicional. Que minha vida seja um testemunho vivo da tua bondade e compaixão. Amém.”
Os Salmos de Páscoa também são ótimas fontes de inspiração e amor quando o assunto é aprender mais sobre o verdadeiro significado da Páscoa e a Quaresma.
…
Você gostou dessa excelente seleção de informações sobre os três pilares da Quaresma de acordo com a tradição católica para se preparar para a Páscoa? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares. Aproveite!
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.