12 dicas para mulheres que querem viajar SOZINHAS pelo mundo
Viajar sozinha é uma aventura para muitas mulheres, mas não precisa ser arriscado. Confira aqui ótimas dicas para mulheres que querem viajar sozinhas.
Como viajar sozinha pelo mundo? Com certeza é uma experiência que todo mundo precisa ter ao menos uma vez na vida.
Muitas mulheres fazem essa pergunta por acharem ser algo mais dificultoso – em partes – para elas. Aqui você vai encontrar algumas dicas preciosas sobre isso.
Reconhecendo que existem alguns cuidados que sempre planejam, reunimos aqui algumas informações que poderão te deixar menos preocupada. Mas claro, pesquise sempre mais!
12 dicas para mulheres viajar sozinhas
Você que deseja viajar ao redor do mundo sozinho, é por como funciona e saber lidar em lugares diferentes do mundo sozinha sem acompanhante.
Confira a seguir alguns comportamentos que você precisa seguir para evitar constrangimentos e situações desnecessárias e desconfortantes durante sua viagem.
1 – Cuidado com o assédio
Segurança em primeiro lugar, procure por autoridades de segurança e se aproxima da multidão.
É fundamental você precisar da sua segurança prestando mais atenção às pessoas ao seu redor E com quem você conversa e fala sobre sua vida pessoal e viagem.
2 – Primeiro destino
Vai pegar a estrada sozinha pela primeira vez? A dica é escolher como roteiro algum destino mais familiar, como a América do Sul.
Locais como Machu Picchu, Buenos Aires e a região do deserto de Atacama estão repletos de brasileiros e podem tornar a viagem mais familiar. Procure por plataformas e serviços
3 – Conhecer os costumes locais
Não é preciso excluir nenhum destino da lista, mas é preciso ter cuidado em alguns países.
Em nações muçulmanas, por exemplo, não é comum a mulher usar roupas curtas, mesmo se estiver muito calor.
No Irã, é preciso usar véu. No Marrocos, os taxistas mal falam com mulheres. Mesmo trocar dinheiro em aeroportos pode não ser fácil para a viajante solitária.
Ou seja: pesquise bastante sobre os hábitos e culturas locais para não ser pega de surpresa.
4 – Táxis e outros veículos
Falando em táxi, dependendo do trajeto ou da cidade, esse é a melhor opção de transporte. Em alguns lugares, porém, é impossível diferenciar os clandestinos dos oficiais.
Se for pedi um Uber, sempre escolha motoristas com bons comentários e avaliações. Deixe sua viagem ainda mais segura se locomovendo em ambientes com bastante pessoas.
5 – Como usar celular na viagem
Quem não gosta de tirar fotos e gravar vídeos nas suas viagens, não é mesmo? Em relação ao seu celular quando estiver sozinha, é importante você verificar quem está ao seu lado e que tem alguém observando você.
Caso você perceba que o local é seguro tem policiamento local e as pessoas estão descontraídas com as paisagens tirando fotos, você pode aproveitar essa oportunidade para tirar as suas fotos e registrar sua viagem.
6 – Qual companhia escolher?
Viajar desacompanhada não significa estar sempre sozinha. Procure passeios em grupos e socializar nos hostels ou onde estiver hospedada. Afinal, são ótimas oportunidades para fazer amizades.
A verdade é que você não estará 100% sozinho, durante a viagem você vai conhecer pessoas agradáveis e desagradáveis também.
Por isso, é importante você saber interagir socialmente com as pessoas durante a sua viagem. Saiba escolher quais são as pessoas que irão fazer companhia a você durante toda a viagem e preste atenção nos comportamentos das pessoas.
7 – Hospedagem
No afã da aventura, às vezes a viajante pode sair sem roteiro definido e acabar escolhendo a hospedagem em cima da hora.
A viagem sem roteiro é mesmo umas das coisas mais incríveis que existem! Mas o local de dormir é parte importante de um planejamento sem sustos.
Então, antes de entrar, olhe sempre criticamente para o estabelecimento. Não custa nada jogar o nome no Google antes, né?
8 – Alimentação, qual a mais barata?
Em relação a sua alimentação durante a sua viagem sozinha, você precisa entender que o barato custa caro às vezes.
São várias as mulheres que vão viajar sozinhas e preferem se alimentar em lugares mais distantes dos centros urbanos por ser mais barato.
Se for um ponto turístico, tudo bem, mas caso não seja, não se arrisque aí para lugares distantes dos centros urbanos para se alimentarem de lugares mais baratos.
prefira locais com muitas pessoas e de preferência lugares abertos. Além disso, preste atenção nas saídas de emergência e procure saber pontos de referência e locais conhecidos do seu itinerário de viagem.
9 – Reembolso de cancelamentos
Infelizmente muitas empresas se aproveitam de mulheres sozinhas para não reembolsar o cancelar determinado pacote de viagem ou adicionar recursos extras, quando necessário.
Aprenda a driblar esses tipos de situações e não demonstre que você é uma mulher frágil que está sozinha em determinadas situações de sua viagem.
Mostre para quem está tentando aplicar um golpe em você que você não é uma mulher sem informação. E demonstre firmeza e confiança nas suas exigências durante a viagem.
Não permita que pessoas descompromissadas com a própria empresa que trabalha aplique golpes em você só por estar sozinha.
Deixe suas viagens ainda mais tranquilas e sem arrependimentos mantendo sua firmeza nas palavras e ações. Mostre para as pessoas que você sabe se virar sozinha e não depende de ninguém para resolver os seus problemas e situações desagradáveis durante a viagem.
10 – Aeroporto aberto ou fechado?
Lembre-se: nem todos os aeroportos ou estações de trem ficam abertos 24 horas por dia.
Não é nada agradável encontrar tudo fechado e não ter para onde ir, muitas vezes no frio da noite. Então, antes de se dirigir ao local, verifique os horários de abertura e fechamento.
Além dos aeroportos, é fundamental você saber o que fica aberto ou fechado durante a sua viagem.
Isso evitará que você ande sozinha entre ruas e becos procurando locais para comer ou fazer compras desnecessariamente.
Saiba para onde você está indo, procure saber se o estabelecimento que você quer ir está aberto ou fechado para evitar imprevistos desnecessários durante a viagem.
11 – Cidade grande é cidade grande
Não vá achando que, só por estar em uma cidade grande como Nova York ou Londres, é possível dar-se o luxo de não se preocupar com a segurança.
Cidade grande é igual em qualquer lugar do mundo. É preciso estar atenta o tempo todo a seus pertences, pois furtos e roubos são comuns.
É muito importante que você como mulher saiba andar em grandes cidades, mas ainda quando você viveu uma vida inteira em uma cidade pequena e deseja viajar para uma grande cidade metropolitana para visitar pontos turísticos e conhecer novas pessoas.
Além disso, é fundamental ter segurança e agir naturalmente em lugares com grande população.
Muitas pessoas não gostam de demonstrar que são turistas, muitas pessoas aproveitadoras tiram proveito de turistas que não sabem bem de informações do lugar e locais bem visitados.
12 – Pelo amor de Deus, planeje tudo!
- Você quer ver o resultado de um desastre?
Tem que viajar para outro lugar sem planejamento adequado. O que muitas pessoas não sabem é que um dos primeiros passos para uma boa viagem é planejamento e organização.
Não cometa esse pecado de sair de casa sem ter um plano bem definido, a organização é a receita do Sucesso de uma viagem tranquila e que você possa aproveitar sozinha lindos lugares desse mundo.
Por isso, até antes mesmo de você escolheu o lugar exato que vai viajar, comece a planejar todos os seus passos de ida e volta, seja uma mulher sábia e organize melhor o seu itinerário.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.