53 frases de João Cabral de Melo Neto
Um grande escritor da literatura brasileira e suas citações para marcar sua vida. Confira aqui ótimas frases de João Cabral de Melo Neto para refletir sobre a vida.
💡 Novidade 💡
Clique na Frase ou Legenda desejada para copiá-la automaticamente.
O brilhante João Cabral de Melo Neto, renomado poeta brasileiro, é conhecido por sua poesia e algumas dessas frases do escritor te farão refletir sobre a vida.
Nascido em 1920, no Recife, Pernambuco, Cabral de Melo Neto é um dos principais representantes da Geração de 45 e seus trabalhos estão vivos até hoje.
Na verdade, a literatura brasileira é cheia de bons textos sobre a vida, amor e conselhos e esse escritor irá aquecer o seu coração de amor.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas frases de João Cabral de Melo Neto para abrilhantar o seu dia e conhecer a boa literatura.
Frases de João Cabral de Melo Neto
A poesia de Cabral é frequentemente associada à aridez e à economia de palavras. Veja a seguir palavras inspiradoras para alegrar o seu dia e ter boas inspirações.
Que intimidade existe maior que a do sonho? A desse sonho que ainda trago em mim como um objeto que me pesasse no bolso?
Lá o céu perdia as nuvens, derradeiras de suas aves; as árvores, a sombra, que nelas já não pousava.
E de pássaro cantor, não pássaro de plumagem: pois delas se emite um canto de uma tal continuidade.
Por entre esta cidade ainda mais lenta é minha pisada; retardo enquanto posso os últimos dias da jornada.
Olho Teresa, vejo-a sentada aqui a meu lado. A poucos centímetros da mim. A poucos centímetros, muitos quilômetros.
Mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; mesmo quando é uma explosão como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida severina.
Tudo o que não fugia, gaviões, urubus, plantas bravas, a terra devastada ainda mais fundo devastava.
Olho Teresa como se olhasse o retrato de uma antepassada que tivesse vivido em outro século. Ou como se olhasse um vulto em outro continente, através de um telescópio.
Esta é a mesma Teresa que na noite passada conheci em toda intimidade? Posso dizer que a vi, falhei-le, posso dizer que a tive em toda intimidade?
Vejo-a como se cobrisse a poeira tenuíssima ou o ar quase azul que envolvem as pessoas afastadas de nós muitos anos e léguas.
Até mesmo as lindas frases de Lygia Fagundes Telles irão aquecer o seu coração de amor e carinho pela literatura brasileira. Aproveite!
Frases marcantes de João Cabral de Melo Neto
O autor João Cabral de Melo Neto tem um dos melhores poemas da literatura brasileira e algumas dessas frases irão apresentar alguns dos melhores textos.
Umas vezes, tais gaiolas vão penduradas nos muros; outras vezes, mais privadas, vão num bolso, num dos pulsos.
Comeu as futuras viagens em volta da terra, as futuras estantes em volta da sala.
A arquitetura como construir portas, de abrir; ou como construir o aberto; construir, não como ilhar e prender, nem construir como fechar secretos; construir portas abertas, em portas; casas exclusivamente portas e tecto.
A cidade é passada pelo rio como uma rua é passada por um cachorro; uma fruta por uma espada.
Ao redor da vida do homem há certas caixas de vidro, dentro das quais, como em jaula, se ouve palpitar um bicho.
O lápis, o esquadro, o papel; o desenho, o projeto, o número: o engenheiro pensa o mundo justo, mundo que nenhum véu encobre.
O rio ora lembrava a língua mansa de um cão ora o ventre triste de um cão, ora o outro rio de aquoso pano sujo dos olhos de um cão.
Os rios que eu encontro vão seguindo comigo. Rios são de água pouca, em que a água sempre está por um fio. Cortados no verão que faz secar todos os rios.
O amor comeu minhas roupas, meus lenços, minhas camisas. O amor comeu meus remédios, minhas receitas médicas, minha dieta.
O amor comeu todos os meu livros de poesia. O amor comeu meu Estado, minha cidade. O amor comeu minha paz, minha guerra, meu dia e minha noite.
Com lindas palavras inspiradoras, João Cabral de Melo Neto tem uma das melhores obras da literatura nacional. Veja aqui também algumas frases de Monteiro Lobato para inspirar com bons textos.
Frases inspiradoras de João Cabral de Melo Neto
Demonstrando seu compromisso com temas regionais, muitos dos textos de João Cabral de Melo Neto são inspiradores.
Sabia dos caranguejos de lodo e ferrugem.
Cultivar o deserto como um pomar às avessas: então, nada mais destila; evapora; onde foi maçã resta uma fome.
Meu inverno, meu verão. Comeu meu silencio, minha dor de cabeça. O meu medo da morte.
A um rio sempre espera um mais vasto e ancho mar. Para a agente que desce é que nem sempre existe esse mar, pois eles não encontram na cidade que imaginavam mar senão outro deserto de pântanos perto do mar.
O amor comeu minha paz e minha guerra. Meu dia e minha noite. Meu inverno e meu verão. Comeu meu silêncio, minha dor de cabeça, meu medo da morte.
Por trás do que lembro, ouvi de uma terra desertada, vaziada, não vazia, mais que seca, calcinada.
Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposta, se quer mesmo que lhe diga.
O amor comeu até os dias ainda não anunciados nas folhinhas. Comeu os minutos de adiantamento de meu relógio, os anos que as linhas de minha mão asseguravam. Comeu o futuro grande atleta, o futuro grande poeta.
Aquele rio era como um cão sem plumas. Nada sabia da chuva azul, da fonte cor-de-rosa, da água do copo de água, da água de cântaro, dos peixes de água, da brisa na água.
E sem nenhum sinal dessa água que o sol secou mas de cujo contacto ainda me sinto friorento e meio úmido (penso agora que seria mais justo, do mar do sonho, dizer que o sol o afugentou, porque os sonhos são como as aves, não apenas porque crescem e vivem no ar).
As melhores frases de Ariano Suassuna também podem abrir seu coração para novos caminhos e aprender mais sobre a literatura brasileira.
Citações de João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto é uma figura icônica da literatura brasileira e essas frases irão aquecer o seu coração com amor e alegria.
Rios todos com nome e que abraço como a amigos. Uns com nome de gente, outros com nome de bicho, uns com nome de santo, muitos só com apelido.
(Em certas tardes nós subíamos ao edifício. A cidade diária, como um jornal que todos liam, ganhava um pulmão de cimento e vidro).
Mas todos como a gente que por aqui tenho visto: a gente cuja vida se interrompe quando os rios.
Aquele rio jamais se abre aos peixes, ao brilho, à inquietação de faca que há nos peixes. Jamais se abre em peixes.
A água, o vento, a claridade, de um lado o rio, no alto as nuvens, situavam na natureza o edifício crescendo de suas forças simples.
Se são jaulas não é certo; mais perto estão das gaiolas ao menos, pelo tamanho e quadradiço de forma.
Até que, tantos livres o amedrontando, renegou dar a viver no claro e aberto.
Ainda me parece sentir o mar do sonho que inundou meu quarto. Ainda sinto a onda chegando à minha cama.
Mas onde esteja: a gaiola será de pássaro ou pássara: é alada a palpitação, a saltação que ela guarda;
Onde vãos de abrir, ele foi amurando opacos de fechar; onde vidro, concreto; até fechar o homem: na capela útero, com confortos de matriz, outra vez feto.
A boa leitura pode abrir portas e muitas das obras da literatura brasileira são grandes inspirações. Veja aqui também excelentes frases de Júlia Verne para inspirar seu dia.
As melhores frases de João Cabral de Melo Neto
Cuja obra continua a influenciar gerações de poetas com sua precisão linguística e observações perspicazes sobre a condição humana, João Cabral de Melo Neto é uma inspiração.
É difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina.
A luz, o sol, o ar livre envolvem o sonho do engenheiro. O engenheiro sonha coisas claras: Superfícies, tênis, um copo de água.
E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida.
Ainda me volta o espanto de despertar entre móveis e paredes que eu não compreendia pudessem estar enxutos.
O amor comeu meu nome, minha identidade, meu retrato. O amor comeu meus cartões de visita.
Posso dizer dessa moça a meu lado que é a mesma Teresa que durante todo o dia de hoje, por efeito do gás do sonho, senti pegada a mim?
Não há talhas que ver, muito menos o que tombar: há apenas esta gente e minha simpatia calada.
Por que essa impressão de que precisaria de quilômetros para medir a distância, o afastamento em que a vejo nesse momento?
O arquiteto: o que abre para o homem (tudo se sanearia desde casas abertas) portas por-onde, jamais portas-contra; por onde, livres: ar luz razão certa.
De onde tudo fugia, onde só pedra é que ficava, pedras e poucos homens com raízes de pedra, ou de cabra.
Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva.
Onde foi palavra (potros ou touros contidos) resta a severa forma do vazio.
Sabia da lama como de uma mucosa. Devia saber dos povos. Sabia seguramente da mulher febril que habita as ostras.
A literatura brasileira é cheia de surpresa e algumas dessas frases de José Saramago irá abrir seu coração para a boa leitura.
…
Você gostou dessas lindas frases de João Cabral de Melo Neto para conhecer ainda mais as obras do escritor? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas marcantes citações.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.