O poema mais lindo de Rachel de Queiroz para emocionar

Aproveite esse lindo poema de Rachel de Queiroz para refletir sobre algumas questões da vida e entender o quanto a literatura brasileira é libertadora.

O que você faz para ter uma vida mais iluminada e lidar melhor com certos momentos de escuridão? Este lindo poema de Rachel de Queiroz abrirá seus olhos para esse tema.

No poema “Telha de Vidro”, a escritora Rachel de Queiroz apresenta a história de uma moça da cidade que se muda para uma fazenda, habitando uma casa velha e sombria. 

Assim, a protagonista da história não se resigna a viver na escuridão e decide agir. Sendo um dos poemas mais inspiradores da literatura brasileira, Queiroz dar um show de sabedoria com suas palavras.

Foi pensando nisso que selecionamos o texto na íntegra do poema “Telha de Vidro” de Rachel de Queiroz para você ler e refletir sobre a história.

poema-mais-lindo-de-rachel-de-queiroz

O poema mais lindo de Rachel de Queiroz para emocionar. (Imagens: Unsplash)

Poema “Telha de Vidro” de Rachel de Queiroz

Quando a moça da cidade chegou
veio morar na fazenda,
na casa velha…
Tão velha!
Quem fez aquela casa foi o bisavô…
Deram-lhe para dormir a camarinha,
uma alcova sem luzes, tão escura!
mergulhada na tristura
de sua treva e de sua única portinha…

A moça não disse nada,
mas mandou buscar na cidade
uma telha de vidro…
Queria que ficasse iluminada
sua camarinha sem claridade…

Agora,
o quarto onde ela mora
é o quarto mais alegre da fazenda,
tão claro que, ao meio dia, aparece uma
renda de arabesco de sol nos ladrilhos
vermelhos,
que – coitados – tão velhos
só hoje é que conhecem a luz doa dia…
A luz branca e fria
também se mete às vezes pelo clarão
da telha milagrosa…
Ou alguma estrela audaciosa
careteia
no espelho onde a moça se penteia.

Que linda camarinha! Era tão feia!
– Você me disse um dia
que sua vida era toda escuridão
cinzenta,
fria,
sem um luar, sem um clarão…
Por que você na experimenta?
A moça foi tão vem sucedida…
Ponha uma telha de vidro em sua vida!

Um poema transformador para uma vida de oportunidades

Podemos notar no poema que a protagonista toma uma atitude aparentemente simples, mas profundamente simbólica você a vida.

A verdade é que ela pede que tragam uma telha de vidro da cidade para iluminar sua camarinha. Você pode ser uma pessoa melhor com essas frases de pensamentos positivos para equilibrar a vida.

poema-mais-lindo-de-rachel-de-queiroz

No texto brilhante de Queiroz, ela retrata que a telha de vidro, um recurso que permite a passagem da luz, torna-se um objeto transformador. 

Logo, o quarto antes triste e sombrio se torna o espaço mais alegre da fazenda, inundado de luz e calor. O que falta em sua vida para que também haja luz e paz?

O que significa a telha de vidro no poema?

O fato é que alguns pensamentos positivos sobre a vida para refletir podem mudar muitas perspectivas. Certos poemas podem até mesmo mudar seu modo de enxergar a vida.

A metáfora do poema “Telha de Vidro” de Rachel de Queiroz é bem clara: a telha de vidro representa a busca da:

  • Luz;
  • Esperança;
  • Transformação.

Na verdade, essa busca em meio à escuridão da vida faz com que certas circunstâncias da vida sejam mais fáceis de lidar.

Quantas vezes nos deparamos com situações difíceis? Quantas vezes você teve que encarar momentos de tristeza e desânimo, onde tudo parece cinzento e sem vida? Concorda?

O fato é que Rachel de Queiroz lembra a cada um de nós que, assim como a moça da história, podemos tomar medidas para iluminar as próprias camarinhas escuras.

A busca pela luz é um caminho de esperança

Muitas vezes, podemos sentir em nós fraqueza diante das circunstâncias, mas o poema de Rachel de Queiroz encoraja cada um de nós a sermos proativos. 

A vida, como a camarinha da moça, pode ser transformada pela decisão de buscar a luz, mesmo que pareça uma tarefa simples, concorda?

poema-mais-lindo-de-rachel-de-queiroz

Na verdade, o texto da escritora é um lembrete de que a esperança não está além do nosso alcance, mas, sim, está ao nosso redor, esperando para ser descoberta. As mensagens de amor desse poema irá mudar sua vida.

Esquecemos tantas vezes de como precisamos de fato sermos pessoas mais esperançosas que deixamos de viver – a esperança também é uma fonte de vida.

As pequenas escolhas fazem uma diferença na vida

Uma das melhores reflexões do poema é o fato da telha de vidro também simboliza a importância de pequenos gestos e escolhas em nossa jornada. 

Às vezes, mesmo nas circunstâncias, tudo o que precisamos é um pequeno raio de luz para dissipar a escuridão, não é mesmo?

Assim, uma palavra amiga, um gesto de gentileza, um objetivo ou sonho a seguir – essas são as telhas de vidro que podem iluminar nossas vidas.

poema-mais-lindo-de-rachel-de-queiroz

Portanto, basta acreditar na possibilidade de mudança e ter a coragem de buscar a telha de vidro que trará a luz que tanto desejamos.

Frases de Rachel de Queiroz para refletir

Agora que você já refletiu sobre a vida com esse belo poema de Rachel de Queiroz, confira a seguir algumas citações marcantes da escritora para enriquecer o seu dia.

Veja algumas das melhores reflexões sobre a vida tiradas das citações dessa brilhante escritora.

A lembrança só dói quando fresca. Depois de curtida é um consolo.

A vida é uma tarefa que não pode ser dividida com ninguém.

Falam que o tempo apaga tudo. Tempo não apaga, tempo adormece.

Ah… O mar… Espécie de céu líquido, também sem fim.

Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer.

Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado.

Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor?

Por que os doutores, tão ricos em remédios para o corpo ofendido, não arranjam algum remédio para um ferido coração?

A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado.

poema-mais-lindo-de-rachel-de-queiroz

Gosto de palavras na cara. De frases que doem. De verdade ditas (benditas!). Sou prática em determinadas questões: ou você quer ou não.

Quando se houverem acabado os soldados no mundo – quando reinar a paz absoluta – que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!

…da inocência da infância até à velhice extrema, continuará exatamente assim, só atribuindo interesse e grandeza àquilo que está a serviço da sua pessoa e da sua importância.

Você gostou dessa linda reflexão sobre a vida baseada no poema de Rachel de Queiroz? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas lindas palavras de amor e sabedoria.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.