Inteligência artificial chega para revolucionar o aprendizado de idiomas, veja como
A inteligência artificial já está sendo utilizada para facilitar os caminhos da educação. Descubra como essa tecnologia vem sendo implementada...
O assunto de hoje é educação e tecnologia. De uns tempos para cá, só se ouve falar em inteligência artificial e hoje descobriremos como esse assistente pode ajudar no aprendizado de novos idiomas.
Acontece que a tecnologia permite uma interação constante entre alunos e professores. Os princípios de conversação, leitura e compreensão do idioma, são fundamentais na construção do aprendizado.
A ideia é ter um suporte a mais com a ajuda da tecnologia. Estão configurando assistentes virtuais por comando de voz, como a conhecida Alexa. A Alexa da educação começou a ser testada como ferramenta de ensino.
Inteligência artificial promete revolucionar a compreensão de novos idiomas
É claro que a tecnologia não vai substituir os professores. A ideia é que a inteligência artificial será acionada sempre que eles não estiverem disponíveis para os alunos.
A ideia de implementar esse recurso, surgiu através de estudos de doutorado em informática na educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rafael Leonardo é um dos pesquisadores pioneiros.
Para ele, essa é uma excelente forma de utilizar as assistentes virtuais, já que os estudantes poderão receber feedbacks e explicações complementares em tempo real, mesmo que os professores não estejam disponíveis para avaliar o desempenho.
Essa junção pode render bons frutos
Segundo o pesquisador, especialista em tecnologias no meio educacional, a inteligência artificial é um forte aliado na transformação do ensino. Esse recurso pode facilitar e alterar o modo como professores ensinam e alunos absorvem.
Estudos ainda mais aprofundados, apontam que a tecnologia pode facilitar a vida dos professores. Através desses recursos, é possível montar planos de aula eficientes, corrigir exercícios em grande escala e adaptar conteúdos para a realidade do ensino.
Rafael aponta que essas mudanças não serão tão simples. Os professores precisarão se qualificar para utilizar essas ferramentas da forma correta. Também é muito importante que esse trabalho flua, para que consigam identificar as limitações impostas pela tecnologia.
Onde esse estudo tem sido aplicado?
Esta é uma ferramenta em fase de testes. O robô foi apelidado de Isa, e conta com um alto-falante acionado por comando de voz. Você deve estar curioso para saber onde esta ferramenta está sendo aplicada, não é mesmo?
Os estudos foram apresentados pela International School no Bett Brasil, uma das maiores feiras tecnológicas e de educação do país. O evento aconteceu em São Paulo, reunindo estudantes, investidores e educadores durante o mês de maio.
Para a instituição, a ferramenta vai ser usada, inicialmente, para auxiliar os professores e alunos. A ideia é diminuir a carga das atividades repetitivas, promovendo uma melhor absorção do conteúdo.
Gostou desse assunto? Continue acompanhando o nosso conteúdo para ficar sempre por dentro das novidades da internet e da educação.
Fonte: Educar
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!