Projeto muito fofo leva cachorrinhos para visitar alunos especiais em escolas de rede municipal

Um projeto da prefeitura de Apucarana, cidade do interior do Paraná, tem como o objetivo levar cachorros para uma visita a alunos com algum tipo de transtorno emocional ou dificuldades de comportamento. Confira!

Um projeto pra lá de legal tem feito a alegria da criançada de 36 escolas municipais da cidade de Apucarana, no norte do Paraná. O Cão Amigo é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e o canil do 10º Batalhão de Polícia Militar e tem como o objetivo fazer visitas periódicas para alunos com algum tipo de transtorno emocional ou dificuldades de comportamento.

Extremamente inteligentes, os pastores-australianos Deppy e Luke são acompanhados pelas suas tutoras Cabo Geisi Eli Sorci e Soldado Gleisiane Oliveira da Silva, respectivamente, e já chegam fazendo a festa! Mas não se engane, apesar da alegria e descontração eles estão ali para fazer um trabalho super sério.

De acordo com a professora e secretária de educação, Marli Fernandes, no final de 2022, os policiais procuraram a prefeitura e apresentaram o projeto, que logo de cara já chamou a atenção.

Nós resolvemos adotá-lo porque percebemos que a terapia assistida por cães pode trazer diversos benefícios às crianças, como o estímulo ao contato social e à conversação, o desenvolvimento da autoestima, empatia e confiança”, explicou.

Além disso, Marli enfatizou que o contato com os cachorrinhos também ajuda no aprendizado sobre responsabilidade e o cuidado com o outro.

Quem se enche de orgulho do trabalho prestado à comunidade é a dona do Deppy, a Cabo Geisi, que afirma que cães dessa raça são super dóceis e costumam latir pouco. Ou seja, são ideiais para o trabalho com crianças.

Além disso, os nossos cães são treinados para fazerem truques que encantam a garotada, como brincar de vivo ou morto e buscar bolinhas”, acrescentou.

AMOR AOS ANIMAIS

E até quem tinha receio de cachorro não resistiu à fofura da duplinha de pastores-australianos. Segundo a diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), Leia Sofia Viale, em pouco tempo o projeto já começou a mostrar resultados positivos.

Uma das nossas estudantes sentia pânico de cachorro. Mas, após algumas poucas sessões, ela já começou a acariciar o Deppy”, pontuou.

Para os alunos tudo não passa de uma brincadeira, de um momento divertido em meio à rotina das aulas. Já acostumados com as visitas dos animais, os estudantes ficam ansiosos pelo grande dia!

O que a gente percebeu nesses seis meses é que quando a gente chega as crianças enlouquecem! Elas não veem a hora… elas ficam perguntando para as professoras: ‘Ai que dia que o Deppy vem? Que dia que o cachorro vem de novo?’. Eles ficam ansiosos, eles querem a presença do animal”, informou Geisi.

PROJETO APROVADO

Os pais dos alunos também aprovaram as atividades do projeto! Júlio Carlos Paulino Rosa, por exemplo, disse que já levou o filho duas vezes para participar das brincadeiras com os cachorrinhos.

Percebo que o Davi já está começando a interagir mais com as outras crianças e, principalmente, com os animais”, finalizou.

Que coisa mais fofinha! Por mais e mais projetos assim!

Fontes: Prefeitura de Apucarana e TN Online.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.