14 destinos para viajar no São João 2023 e aproveitar as melhores festas
O São João já está quase chegando e se você ainda não sabe para onde ir, já confere a lista com os melhores roteiros no Brasil...
Está em busca dos melhores destinos para dançar forró agarradinho no São João 2023? Montamos uma lista com as melhores dicas de viagem, para você aproveitar essa festa tradicional e cheia de irreverência.
A maioria dos lugares de destaque está no Nordeste. Não é à toa que durante o mês de junho, essa região recebe turistas vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. Se você não mora no Nordeste e não tem como ir até lá, fica tranquilo porque temos outras opções.
O que vale é curtir as festividades juninas e adequar cada roteiro ao seu estilo de viagem. Se você quer conhecer essa festa folclórica, tradicional, em uma das cidades mais procuradas pelos turistas, fica ligado no que preparamos.
Melhores destinos para o São João 2023
Apesar das cidades do nordeste terem maior destaque, cada um desses lugares tem um brilho especial. Através de quadrilhas, comidas típicas, brincadeira e festejos, os visitantes podem mergulhar nessa cultura e levar boas recordações para casa.
Conheça agora os melhores destinos para curtir o São João 2023 e já comece a montar o seu roteiro. Difícil vai ser escolher apenas uma cidade, já que alguns roteiros do nordeste são separados por poucos quilômetros.
1 – Campina Grande, PB
Campina Grande abriga uma das maiores festividades juninas do mundo. A cidade do interior da Paraíba, conta com um festival organizado pela prefeitura, com uma programação de até um mês de atrações.
O evento recebe cerca de 1 milhão de pessoas no período junino. Além de shows de artistas locais e nacionais, o festival conta com diversas quadrilhas juninas, comidas típicas e uma decoração completamente temática.
2 – Caruaru, PE
Competindo com Campina Grande, Caruaru se destaca por ter um dos maiores eventos de São João no Nordeste. A festa dura todo o mês de junho e conta com uma programação cada vez mais especial.
Se você quer aproveitar, já vai colocando as roupas de frio na mala. Caruaru tem uma atmosfera aconchegante, cheia de opções de lazer e alimentação e uma programação completa para todos os gostos.
3 – Mossoró, RN
Mossoró não poderia ficar de fora desta lista. Levando o slogan “Mossoró cidade junina”, o evento é de suma importância para a economia e turismo da cidade. Você pode aproveitar desde as Apresentações musicais, até as quadrilhas juninas, festivais de humor, comidas típicas e artesanato.
Mossoró oferece um evento completo e para todas as idades. A prefeitura espalha diversos polos pela cidade e promove apresentações culturais, teatrais e muita diversão. O circo do forró, por exemplo, é uma das atrações mais disputadas.
4 – Irecê, BA
Irecê fica no centro norte do estado da Bahia e tem um São João para lá de especial. Esse é o destino perfeito para quem quer festas particulares, com atrações conhecidas no cenário nacional.
Mas é claro que a tradição junina não poderia ficar de fora. Irecê também conta com programações culturais e uma cidade cenográfica, perfeita para quem quer registrar cada momento. Se você quiser complementar o roteiro, aproveite o dia para o São João do Mercadão, evento consagrado que reúne centenas de pessoas.
5 – Arcoverde, PE
Arcoverde, além de linda é uma cidade muito especial no São João. Com polos descentralizados, a região conta com foco no forró pé de serra, no coco de roda, nas poesias e nas grandes atrações nacionais.
A praça conhecida como Virgínia Guerra, também é decorada para a ocasião. O espaço conta com uma cidade cenográfica, onde diversos comércios funcionam. Eles oferecem comidas típicas, bebidas tradicionais e artesanato.
6 – Corumbá, MS
E quem disse que na região centro-oeste não existe São João? Corumbá é uma cidade no Mato Grosso do Sul que desmistifica isso. As comemorações costumam iniciar com o banho de São João. Esse ritual leva a imagem do Santo em uma procissão, para que o banho seja feito no Rio Paraguai.
Esse evento é considerado um Patrimônio Imaterial Cultural do Mato Grosso do Sul. Os visitantes ainda podem aproveitar a festa. A programação conta com concursos, quadrilhas, Queima de Fogos, shows e até missas.
7 – Cruz das Almas, BA
O São João de Cruz das Almas é um dos mais tradicionais do Nordeste. A cidade, fica localizada no Recôncavo sul baiano e ficou famosa pela guerra de espadas. Você já ouviu falar nisso? As espadas são fogos de artifício, que apesar de arriscados, provocam um efeito visual incrível.
Nos dias de São João, os visitantes ainda podem aproveitar o resto da programação no parque sumaúma. Geralmente, ela conta com artistas renomados da cena local e nacional.
8 – Gravatá, PE
Gravata é a cidade perfeita para quem quer ter um São João tranquilo. A atmosfera por lá é muito acolhedora e a maioria das acomodações são em chalés. Apesar do clima ser propício para descansar, a prefeitura também conta com uma programação especial.
Com uma programação diversificada, dividida em 5 polos, a animação por lá é garantida. Em 2023, será possível curtir um mês de festa.
9 – Aracajú, SE
O Forró do Caju, atrai centenas de turistas para Aracaju durante o período junino. Estima-se que 1 milhão de pessoas visitam a cidade nessa época do ano. Se você também quer aproveitar, já preparei as malas e confira a programação determinada pela prefeitura.
As atrações costumam trazer grandes nomes do forró e os turistas, ainda podem desfrutar e de toda a qualidade de vida oferecida pela capital sergipana.
10 – Itumbiara, GO
Itumbiara é conhecida por proporcionar um dos eventos juninos mais tradicionais de Goiás. Entretanto, os festejos não são tão adiantados quanto no Nordeste. A festa por lá, acontece a partir do final de junho e durante o começo de julho.
O arraiá conta com uma programação especial, sempre com muitos artistas renomados no sertanejo e no forró. Para completar a festa, existe um festival de comidas tradicionais e um dos pratos mais pedidos é o Caribó.
11 – Arrais de São Luís, MA
O São João do Maranhão é bem diferenciado. Ao contrário das quadrilhas juninas, típicas na maioria das regiões, lá eles comemoram com o bumba meu boi. O evento é conhecido por ser uma das maiores festividades do Maranhão.
Ele inicia no dia de Santo Antônio e finaliza no dia de São Marçal. Existem marcas Fortes do folclore local, nas cores e ritmos do bumba meu boi. Sem dúvidas, essa é uma experiência única e surpreendente.
12 – Parintins, AM
O festival de Parintins não é exatamente um evento junino. Ele aborda diferentes temáticas, em especial a cultura regional.
A união de rituais indígenas, costumes ribeirinhos, lendas e danças, transformaram essa festa em uma referência no mês de junho.
13 – Santo Antônio de Jesus, BA
Era de se esperar que uma cidade que carrega o nome do santo casamenteiro, fosse uma referência durante o período junino.
O São João de Santo Antônio de Jesus, região do recôncavo baiano, tem uma agenda musical especial e uma infraestrutura completa para receber os turistas.
14 – Petrolina, PE
Nos últimos anos, a prefeitura de Petrolina tem investido no período junino. Atualmente, a cidade conta com 10 dias de festa.
Na programação, é possível contemplar atrações nacionais e também valorizar os artistas locais.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!