Jardineiro mexicano transforma algas em residências ecológicas e duráveis; vídeo
Esse jardineiro mexicano, foi reconhecido pela ONU, graças ao seu projeto de construções sustentáveis. Veja o vídeo...
Olha que interessante. Esse jardineiro mexicano transformou algo que era um problema ambiental em soluções criativas e de impacto social. Ele utilizou as algas marinhas para construir uma espécie de tijolo, capaz de montar construções ecológicas e extremamente duráveis.
O grande feito, foi uma ação de Omar de Jesus Sanchez Vasquez. O mexicano captou o excesso de algas na praia e conseguiu criar moradias ecológicas e sustentáveis. Sabe de onde surgiu essa ideia, além da necessidade de moradia de algumas pessoas?
Boa parte dos turistas que visitavam as praias mais intocadas do México, costumavam reclamar do excesso de algas. Aquele monte de plantas, deixava o ambiente malcheiroso e desagradável. Apesar da maioria das pessoas reclamarem daquele material, o jardineiro enxergou potencial ali. Quer saber como?
Todo aquele material indesejado, estava prestes a se tornar algo relevante e de grande impacto social. Para você ter uma ideia, os governantes de praias muito badaladas como Cancún, precisaram se livrar de cerca de 40 mil toneladas desse material indesejado.
Ao observar aquilo, Omar decidiu que não deixaria aquela quantidade de material passar despercebida. Foi aí que ele decidiu transformar aquelas toneladas de sargaço em uma espécie de tijolo, que lembra muito a técnica de adobe. Ao invés de argila, areia e palha, o jardineiro iria utilizar aquele material tão abundante e rejeitado.
Desde 2021, o jardineiro já reciclou mais de 6 mil toneladas de sargaço
Sua ideia de causar impacto social, na verdade virou um empreendimento. O mar oferece o material que ele precisa na SargaBlock, sua empresa. Ela comercializa os blocos ecológicos e inovadores, que já foram até reconhecidos pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.
Esse trabalho iniciou em 2021 e hoje em dia faz sucesso. O principal motivo era gerar renda, impacto social e ambiental. Toda essa trajetória tem ajudado a garantir a história. E ainda que a construção dos blocos seja algo incrível, Omar gerou mais impacto do que você imagina. Quer saber como?
Omar doou casas de SargaBlock para famílias vulneráveis
Alguns estudos estimam que os blocos tenham até 120 anos de durabilidade. Isso constitui uma ótima matéria prima para a construção de casas. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas, decidiu apresentar o projeto do jardineiro na transmissão global do Acellerator Lab.
Ele foi mostrado como um exemplo de inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Todo esse impacto gerou a visibilidade que Omar precisava para manter o projeto. Nesse vídeo, você pode conferir um pouco de suas ideias a respeito da utilização das algas, para a construção de moradias acessíveis.
Esperamos que ações como essas sejam cada vez mais comuns. A esperança de uma humanidade mais justa e equilibrada, parte das iniciativas que unem o bem estar humano com a ecologia.
Fonte: Espaço Ecológico
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!