Palmirinha é a vovó que o Brasil mais amou na história e podemos provar

Uma das mulheres mais adoráveis da televisão brasileira, a trajetória de vida de Palmirinha como cozinheira e apresentadora é inspiração para aquecer nossos corações de amor!

A querida Palmirinha é um ícone da culinária brasileira e você precisa saber mais sobre a trajetória de sucesso dessa mulher incrível.

Nascida no dia 29 de junho de 1931 em Bauru, São Paulo, Palmirinha é filha da imigrante italiana Ana Zambolin e do baiano Felippe Nery.

O que muitas pessoas não sabem é que ela teve uma vida difícil desde pequena, enfrentando muitos desafios, Palmirinha nunca desistiu dos seus sonhos.

Como foi a infância de Palmirinha?

Deixando a casa dos pais com apenas 6 anos de idade, Palmirinha foi morar com uma francesa que também amava cozinhar.

Essa nova amizade fez com que ela aprendesse ainda mais sobre as curiosidades e habilidades da culinária.

biografia-palmirinha

Palmirinha é a vovó que o Brasil mais amou na história e podemos provar. (Imagens: Unsplash)

Após alguns problemas pessoais, anos depois ela precisou voltar para a casa dos pais – o se pai tinha morrido.

É verdade que Palmirinha teve um relacionamento abusivo?

Quando Palmirinha tinha 16 anos, a sua própria mãe a vendeu para um fazendeiro, porém, ela conseguir fugir com o auxílio de alguns parentes.

Aos 19 anos ela se casou para poder sair de casa, infelizmente, Palmirinha viveu uma relação extremamente abusiva, por quase 20 anos ela sofria até agressões físicas.

No seu tempo de casa ela teve três filhas, Sandra, Nanci e Tânia. Apesar de todo o sofrimento no casamento, ela nunca desistiu dos seus sonhos mais íntimos.

O início da carreira de Palmirinha na televisão

A carreira de Palmirinha na televisão começou quando ela ainda fazia doces e salgados para vender e sustentar suas três filhas.

Aos 63 anos de idade, a primeira aparição dela na televisão foi em 1994, quando foi convidada para o programa Sílvia Poppvic na TV Bandeirantes.

biografia-palmirinha

Porém, o talento de Palmirinha para a culinária na televisão despertou um interesse bastante significativo que mudaria a vida dela.

A apresentadora Ana Maria Braga convidou Palmirinha para participar do Note e Anote – programa era apresentado pela Rede Record na época.

Palmirinha no Lata Velha do programa Caldeirão do Huck

Ao ar no dia 28 de maio de 2011, a cozinheira Palmirinha participou de um episódio do quadro Lata Velha do programa Caldeirão do Huck, na Globo.

No programa ela ensinou para os participantes do quadro como preparar algumas receitas, mostrando o seu talento para preparar refeições marcantes.

A participação no programa da Globo abriu diversas portas de oportunidades para a cozinheira. Ela apareceu em um viral publicitário onde uma avó aprendia a andar de skate com o neto.

biografia-palmirinha

Durante as gravações ela sofreu uma queda, sendo substituída por um dublê para fazer as cenas com o skate.

Participações de Palmirinha em outros programas de televisão

Com um sucesso enorme nos bastidores na Globo, a cozinheira Palmirinha foi entrevistada no dia 27 de julho pelo programa “Agora é Tarde”.

Além disso, o dia 18 de março de 2012, ela participou de uma entrevista no programa “De Frente com Gabi” com Marília Gabriela.

Nas entrevistas ela conta sobre sua trajetória de vida e carreira e como a culinária tem o poder de transformar vidas.

Como Palmirinha morreu?

De acordo com os familiares, a cozinheira Palmirinha morreu devido aos problemas renais crônicos, ela sofria dessa condição de saúde, levando ela ao falecimento devidos aos agravamentos.

Ela morreu no dia 7 de maio de 2023. Os familiares noticiaram o falecimento dela na conta oficial do Instagram da cozinheira.

biografia-palmirinha

Devidos as complicações de saúde, ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz antes de falecer.

Deixando muitos fás arrasados, Palmirinha deixou três filhas, seis netos e seis bisnetos.

Confira aqui no Awebic mais biografias inspiradoras para enriquecer sua vida:

Frases de Palmirinha para compartilhar e refletir sobre a vida

“Você precisa fazer aquilo que gosta e nunca desanimar.”

“Mostrar o talento que você tem. Isso é muito importante.”

“Batalhar por aquilo que acredita, trabalhar honestamente e não passar por cima de ninguém.”

“Todo mundo tem alguma coisa que sabe fazer, que gosta de fazer. Pega aquilo e bola pra frente.”

“Devo à imprensa, que está sempre comigo, sempre me ajudando, sempre me auxiliando. Fico muito feliz com isso.”

biografia-palmirinha

“O novo programa é maravilhoso! Eu cozinho, passo minhas receitas, converso com o Guinho, conto minhas histórias, choro com as amiguinhas.”

“Eu não curto muito aniversário, e eu perdi muitas pessoas que eu gostava muito. Como não dá para ter todo mundo perto de mim, acho melhor não comemorar.”

“Adoro comer frango com polenta, é meu prato preferido! Mas fiz uma promessa de não comer até minha última neta solteira arrumar um namorado. Já faz quase cinco meses, mas estou firme!”

“Minha receita favorita é o sonho de padaria, foi com ela que eu criei minhas filhas, foi meu ponto de partida.”

“O novo programa me ajudou bastante, tenho feito muitas propagandas pelo interior. Estou muito feliz.”

“Eu fazia em casa, nem sabia a receita. Fritei uma receita de pão, recheei com creme de pudim de caixinha e vendia de porta em porta. E fez sucesso!”

“Achei que eu ia ser esquecida, mas não descansei ainda. É gostoso você sentir esse público que não te abandona. Vocês, a imprensa, também. Então, eu tenho que dar toda a atenção para a imprensa, que é a quem eu devo esse sucesso que eu tenho até agora.”

Você gostou de saber mais sobre a biografia de Palmirinha e como a vida e carreira na televisão é uma grande inspirações para nós? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.