Senhora de 96 anos é a corredora mais velha do estado do Espírito Santo e não pensa em parar. “É bom para a saúde”

Uma senhora de 96 anos tem chamado a atenção nas redes sociais e na sua cidade natal por ser a corredora mais velha do ES. Confira essa história incrível!

Você já sentiu que estava velho demais para realizar uma determinada atividade ou aderir a um novo estilo de vida? Se sim, não se preocupe, você não é o único. Em uma sociedade extremamente etarista, poucos conseguem quebrar as barreiras de idade impostas por um padrão social completamente imaginário.

Uma dessas pessoas é a dona Adelmira Ventura Adão, uma senhora de 96 anos que é conhecida como “Vovó Corredora”. E o apelido faz jus, viu? Pelo menos três vezes na semana, ela corre entre sete e 12 quilômetros por dia, cheia de disposição e bom humor.

Tem gente que me olha correndo e comenta ‘Que velha maluca! Não vai aguentar’, mas eu faço como quem não está escutando e continuo”, disse em entrevista ao G1.

E se você acha que a corrida sempre fez parte da vida de Adelmira você está bem enganado. A senhora de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, começou a correr quando já tinha 75 anos!

Tudo começou quando o marido da Vovó Corredora faleceu e a deixou sozinha. Em busca de novas amizades, ela entrou em um grupo de atividade física para a terceira idade e, no ano seguinte, realizou sua primeira corrida.

Esse primeiro evento reuniu dois grupos: um de caminhada da terceira idade, que minha avó fazia parte, e corredores. Quando tocou o primeiro sinal era para os corredores saírem na frente, mas vovó foi junto. Tinha um pessoal falando ‘não é para você ir agora, não’, mas ela ignorou, correu e completou 10 km de primeira”, relembrou o neto, David Adão.

Atualmente, ela mora com David, com quem participa de competições e corridas. De acordo com o neto, ele acompanha a avó para garantir que ela não fique desidratada ou caso precise de algum auxílio durante o trajeto.

INSPIRAÇÃO PARA TODOS

Dona Adelmira nasceu em 1927, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro e é a primogênita de nove irmãos. Desde muito cedo começou a trabalhar na lavoura e acabou se aposentando como trabalhadora doméstica, profissão que exerceu desde sua adolescência.

Uma figura muito conhecida tanto nas redes sociais quanto na cidade em que mora, a corredora recebeu a Comenda Newton Braga, uma homenagem que destaca personalidades de Cachoeiro de Itapemirim que dignas da gratidão e da admiração do governo municipal e do povo cachoeirense.

Além da homenagem, Adelmira também recebe muito carinho em seu Instagram pessoal. Por lá, ela compartilha o seu dia a dia e, claro, a sua maior paixão: a corrida. No dia 12 de março, ela fez uma postagem especial sobre a 9° Corrida Noturna da Mulher, que ocorreu em Linhares Norte do ES.

O post rendeu vários comentários lindos e repletos de incentivo. “Parabéns! Que Deus abençoe que a senhora continue correndo por muitos anos! É inspiração pra todos nós!”, escreveu um seguidor. “Parabéns vovó. Eita que eu sou fã demais. Muita admiração por você vovó”, comentou outro internauta.

E que baita inspiração! Muitos anos de vida e saúde para você, dona Adelmira. A senhora é incrível!

Fontes: Dani-se e G1.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.