Pai perde mais de 30 kg para se tornar doador do filho e emociona internet. “Se eu posso fazer isso, qualquer um pode!”.
Um canadense precisou perder mais de 30 kg para se tornar o doador oficial do filho de 16 anos. Agora, ele quer ser inspiração para outras pessoas. Confira essa história incrível!
Até onde você iria por aqueles que você ama? Para Daniel Kablutsiak a resposta é simples: não existe limite e ele farai qualquer coisa. Ao ver o seu filho em uma situação de vida ou morte, o canadense tomou uma decisão que o tirou totalmente da zona de conforto.
Durante um ano, o pai de Hunter Kablutsiak focou em um rigoroso regime de perda de peso para que pudesse se tornar o doador do filho. O garoto de 16 anos foi diagnosticado com uma doença renal no estágio 5 em 2020. Seu rim estava operando apenas 16%.
Daniel era totalmente compatível com o garoto, mas para realizar a doação do rim, ele precisava perder pelo menos 30 kg. Os outros filhos do canadense também eram doadores em potencial, mas ele não queria que eles passassem por uma cirurgia se pudesse evitar.
“Então eu entrei em ação“, disse Daniel em entrevista ao CBC.
Para atingir o objetivo, o homem focou em duas coisas: dieta e exercícios. Ele cortou o açúcar e começou a caminhar pelo menos cinco quilômetros todos os dias. Quando o tempo estava muito frio, ou quando havia ursos polares na comunidade (algo relativamente comum na região em que mora) ele fazia exercícios na academia.
“Eu estava determinado. Eu realmente o amo e coloquei minha mente nisso. ‘Vou fazer isso’ e fui em frente“, explicou.
E não faltou apoio e incentivo, viu? A esposa de Daniel e mãe do adolescente, Francine ajudou o marido durante toda a jornada. “Ele percorreu um longo caminho. Não foi fácil para ele. Eu não poderia estar mais orgulhosa!”, celebrou a mulher.
Cerca de 13 meses depois que Daniel iniciou o regime, ele atingiu o objetivo! Com 30 kg a menos ele recebeu uma ligação confirmando que havia sido aceito como doador para Hunter!
CIRURGIA MARCADA
O transplante está marcado para junho deste ano e Daniel diz não estar nervoso com a cirurgia. Animado, ele diz que, na verdade, está muito animado pelo seu filho, que também ficou todo contente com a notícia. “Seu ânimo aumentou e posso ver o brilho em seu rosto como uma espécie de alívio ou algo assim“, afirmou.
Francine disse que sabe que ainda há desafios pela frente, mas tenta não se preocupar até que seja totalmente necessário. “Eu diria que nada é oficial até que o transplante seja feito. Estamos a caminho. Tudo está escrito. Me mantém alerta, mas feliz por estar indo na direção certa“, enfatizou.
INSPIRAÇÃO
Depois de todo o esforço, Daniel afirmou que também está determinado a permanecer no caminho mais saudável possível. Uma das mudanças visíveis foi na sua disposição física. De acordo com o canadense, no último inverno ele conseguiu jogar muito hóquei com Hunter, algo que até então ele não era capaz de fazer, quando seu peso estava causando problemas no joelho
Agora, Daniel diz que quer ser uma inspiração para quem tambémestá lutando para fazer alguma mudança necessária em sua vida.
“Seja o que for, coloque sua mente nisso e vá em frente. Se eu posso fazer isso, qualquer um pode!”, finalizou.
Que incrível, Daniel! Muita saúde para você e toda a sua família. Você é uma verdadeira inspiração!
Fonte: CBC.
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.