Lava-pés: Gesto simbólico feito pelo Papa, emociona fieis as vésperas da Semana Santa
Às vésperas da Semana Santa, as atitudes do Papa Francisco voltam a emocionar, não apenas a população cristã, mas todos os...
Após 10 anos, o Papa Francisco retorna a prisão juvenil de Casal del Marmo. Em um gesto simbólico, encanta fiéis pelo mundo todo. Sua humildade inspira os cristãos durante a Semana Santa e hoje você vai saber o porquê.
No dia 6 de abril, o papa vai presidir a liturgia da Quinta-feira Santa na prisão juvenil, localizada em Roma. O evento foi confirmado logo após o papa receber alta do Hospital Policlínico Gemelli.
A missa está prevista para transmissões ao vivo, mas não será aberta ao público. Essa é apenas uma das celebrações da Semana Santa e de forma antecipada, Francisco tem inspirado cristãos pelo mundo todo a agirem com mais empatia pelos próximos dias.
Lava pés é feito pelo Papa Francisco e emociona fiéis nas vésperas da Semana Santa
“Lavar os pés significa que devemos nos ajudarmos aos outros“. Foi exatamente isso que o Papa Francisco falou ao ter lavado os pés de 10 rapazes e duas moças, que se encontram retidos no instituto da periferia de Roma.
“É meu dever como padre e como bispo estar a vosso serviço”, completou ele. Essa é a forma do papa de levar uma mensagem de humildade e companheirismo para os fiéis. Às vésperas da Semana Santa, ele nos lembra de quais atitudes seriam admiradas por Deus.
“É um dever que vem do meu coração, eu amo. Adoro fazer isso porque o senhor assim me ensinou”. Foi com essas palavras que o papa expressou um convite para as novas gerações. Ele faz questão de reforçar a resistência para que a Esperança não vos seja roubada.
Chegando a lugares onde a visibilidade é pequena
Em 2013, quando o papa fez o lava pés nas crianças da prisão juvenil romana, impressionou boa parte da comunidade cristã.
Ele, que era recém-eleito, cancelou as celebrações solenes da última ceia, que costumam ser feitas na Catedral de Roma e na Basílica de São João de Latrão.
Ao invés disso, busco um lugar que representasse uma junção de histórias repletas de dor e sofrimento, mas sem deixar de lado o poder do renascimento.
O Papa Francisco então se inspirou em um a tradição do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio. Momentos como este lava pés e a celebração de missas em espaços de dor, foram responsáveis pelo nascimento do cristianismo em meio às periferias estruturais e existenciais.
Papa Francisco estabeleceu uma nova tradição
Desde quando assumiu esta atitude, há 10 anos atrás, Francisco passou a celebrar as quintas-feiras santas em penitenciárias, centros de detenção, espaços reservados para refugiados ou instalações de acolhimento a pessoas doentes ou jovens vulneráveis.
Esse é mais 1 ano em que ele leva uma mensagem de humildade e empatia pelas pessoas. Se você é cristão, é bem provável que se sinta sensibilizado pelo senso de humanidade do representante da igreja católica.
Fonte: Vatican News
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!