Por que não conseguimos lembrar dos nossos sonhos? Você merece saber disso AGORA
Já se perguntou o motivo pelo qual não conseguimos lembrar dos nossos sonhos? Conheça todas as informações para...
Existe uma certa dualidade na intercorrência dos sonhos. Muitas pessoas afirmam poder sonhar intensamente, enquanto outras, sequer conseguem se recordar dos pensamentos da noite passada.
Mas por quê algumas vezes não conseguimos lembrar dos nossos sonhos?
Foi pensando em esclarecer essa dúvida que trouxemos um conteúdo repleto de informações sobre o universo onírico. A verdade é que devido às conexões neurais, as pessoas possuem interpretações e conceitos diferentes sobre os sonhos e é isso que vamos abordar hoje.
E obviamente isso é apenas a ponta do iceberg que corresponde à infinita complexidade cerebral. Você quer absorver um pouco mais de conhecimento sobre os sonhos? Entenda de que forma eles representam o inconsciente, a memória e os alertas para o futuro.
Por que não conseguimos lembrar dos nossos sonhos?
A sua intuição despertou curiosidade sobre os sonhos?
É bem provável que isso tenha te trazido até aqui. Já te adianto que não existe nada de errado em me esquecer do que sonhou.
Entretanto, se você gosta de se conectar com o significado de cada uma dessas experiências, é importante compreender o que acontece.
Em contraponto a todo o esquecimento, existem pessoas que sonham profundamente todas as noites. Isso não significa que elas vão recordar de tudo pela manhã.
Na maioria das vezes, as pessoas só conseguem se lembrar que aconteceram mais próximos da hora de acordar. Você também já deve ter tido um sonho super real.
Sabe aqueles impossíveis de esquecer? Geralmente eles trazem não apenas cenas, mas também sensações e sentimentos durante todo o sono.
Mas por que nos esquecemos?
Todos os sonhos que você não se preocupa em interpretar, acabam caindo no esquecimento. Sabe aquela sensação de que se lembra de tudo logo ao acordar, mas ao longo do dia vai perdendo os detalhes dessa informação?
Isso acontece porque você não fez a análise onírica no momento necessário
Se você quer lembrar sempre dos seus sonhos, é importante exercitar a memória todos os dias ao acordar.
Quando você fica atento aos detalhes, é bem mais fácil encontrar significados coerentes e adaptáveis para seus sonhos e sua realidade…
O exercício é o seguinte, assim que abrir os olhos e antes de ter contato com outras pessoas, e tente se lembrar sonhou na noite passada. As conexões neurais do inconsciente ainda estarão ativas e vão te auxiliar a reconhecer os detalhes do sonho.
Mesmo que não se lembre, todo mundo sonha!
Ainda que muitas pessoas achem que são incapacitadas de sonhar, isso não é verdade. É quase impossível um ser humano saudável não viver essa experiência de forma natural.
Se você se considera uma dessas pessoas, deve ter percebido que os sonhos são uma realidade, apesar da falta de constância. Algumas justificativas biológicas podem representar as pessoas que sonham pouco.
Por exemplo:
- Indivíduos com idade avançada,
- Transtornos mentais
- Traumas que afetam regiões específicas do cérebro
São os que menos sonham. Também existem muitas especulações sobre o modo como ficam as pessoas que sofrem traumatismos ou comas.
Apesar das especulações, não existem registros científicos que afirmem porque as pessoas nessas condições sonham.
O seu problema pode ser a falta de conexão com o universo onírico
Antes de questionar porque não conseguimos lembrar dos nossos sonhos, que tal refletir sobre a relação que você tem tido com esse universo? Parte das pessoas que afirmam não sonhar, na verdade encaram os sonhos como uma banalidade.
Essa falta de conexão e desinteresse, são o combo perfeito para apagar da sua memória todas as experiências vividas na noite passada. Se você chegou até aqui é porque revisitou a ideia dos sonhos serem irrelevantes, não é mesmo?
Não se sinta culpado por isso
Afinal, essa é uma característica muito presente no homem moderno. Esse processo acontece por causa da sintomatologia neurótica.
Ela ocorre a partir do momento que este indivíduo entra em conflito sobre os interesses sociais aos quais foi submetido e as mensagens espirituais enviadas pelo seu inconsciente.
Lembrar do que sonhou é sinal de que dormiu bem?
Será que por não conseguirmos se lembrar dos nossos sonhos, estamos tendo uma noite ruim? Pode ficar tranquilo porque isso não é uma regra. A maior parte das pessoas sonha durante toda a noite, mas não se lembra.
- Devemos ressaltar que os sonhos acontecem durante a fase REM do sono.
Também é durante a noite que restauramos a nossa memória e eliminamos informações desnecessárias. Assim que você desperta, alguns neurônios responsáveis pela memória da fase dos sonhos, ainda permanecem ativos.
É através deles que você consegue se lembrar do que aconteceu durante a noite. Entretanto, nem todas as pessoas poderão absorver tão bem os efeitos neurais. É por isso que não conseguimos lembrar dos nossos sonhos.
Sendo assim, não lembrar do que sonhou não tem nada a ver sobre a qualidade dos seu sono. O que pode colaborar para isso é investir em conforto e diminuir o ritmo antes da hora de dormir.
Sonhos podem revelar segredos:
Além das questões mentais e neurais, os sonhos são também, grandes representantes de energias astrais. Os místicos de plantão afirmam que esse é um processo inconsciente para trazer mensagens espirituais, alertas e presságios.
Se você acompanha o nosso conteúdo, deve estar por dentro do dicionário dos sonhos. No caso ainda não tenha investigado esse assunto, confira nos tópicos abaixo as possíveis formas de comunicação do universo onírico.
Será que você tem acessado todas as informações a que tem direito?
Trazer um pouco mais de consciência sobre este assunto pode te ajudar.
- Os sonhos funcionam como um canal de comunicação entre o seu eu desconhecido e sua consciência.
- Tente não ignorar as mensagens espirituais enviadas através dos sonhos. Os moldes sociais podem trazer reflexões sobre o julgamento racional, só não esqueça de se conectar com a própria intuição.
- Pratique o exercício de lembrar das cenas do seu sonho de forma consciente. Faça isso sempre que despertar e comece a guardar memórias que podem representar seus interesses.
- Se você preferir, tenha um caderninho na mesa de cabeceira e anote todos os detalhes do seu sonho mais recente. A junção desses significados pode emitir uma forte mensagem.
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!